Questões de Concurso Público Prefeitura de Laranjal Paulista - SP 2022 para Professor de Educação Básica - PEB II - História

Foram encontradas 10 questões

Q1862169 História
O professor Pedro Paulo Abreu Funari enuncia que o livro “Antiguidade clássica; a história e a cultura a partir dos documentos” é indicado para alunos de graduação e também para professores de 1 ° e 2° graus, assim como o público em geral. No 1° capítulo do livro, Funari analisa:
Alternativas
Q1862170 História
Hannah Arendt apresentou em seu livro “Origens do totalitarismo” uma forma nova de se lidar com os acontecimentos políticos contemporâneos que, segundo a autora, desafiaram todas as nossas categorias de análise. Sobre esta importante obra, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1862171 História
A história da cultura e dos livros tem uma longa tradição, mas só há pouco tempo ela ampliou seu âmbito para compreender também a trajetória da leitura e da escrita como práticas sociais. Um dos responsáveis por isso é o francês Roger Chartier. Em “A história ou a leitura do tempo”, Chartier tem como objetivo:
Alternativas
Q1862172 História
Leia o texto abaixo:

“Os historiadores reescrevem continuamente a história. E o fazem talvez por duas razões principais: em primeiro lugar, pela especificidade da mesma do objeto do conhecimento histórico: os homens e as sociedades humanas no tempo. [...] O presente exige a interpretação do passado para se representar, se localizar e projetar o seu futuro. Cada presente seleciona um passado do que deseja e lhe interessa conhecer. A história é necessariamente escrita e reescrita a partir das posições do presente, lugar da problemática da pesquisa e do sujeito que a realiza”.

(REIS, José Carlos. As identidades do Brasil. De Varnhagen a FHC. 2ª edição. Rio de Janeiro: editora FGV, 1999.)

Com base no texto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1862179 História
Leia as afirmações abaixo sobre uso de música no ensino de história e, a seguir, assinale a alternativa correta:

I. Cada civilização tem sua expressão musical própria. Nesta perspectiva, a linguagem musical caracteriza-se como uma fonte que se abre ao historiador.
II. A incorporação da linguagem musical ao ensino de História reclama do professor e do aluno uma percepção mais consciente da canção popular.
III. A música é uma fonte de entretenimento, não podendo ser utilizada como uma fonte de pesquisa. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: C
5: E