Questões de Concurso Público Câmara Municipal de Cruz das Almas - BA 2022 para Copeiro
Foram encontradas 40 questões
I- O cronista relata o relacionamento entre os pais e o filho adolescente, que tem seus próprios conceitos sobre a melhor maneira de viver, o que preocupa os pais.
II- O emprego do discurso direto na narração dos acontecimentos deixa a narrativa mais envolvente, dinâmica, e as ações se sucedem mais rapidamente.
III- O termo “vociferar’”, no texto, significa falar com raiva, berrar.
Está ou estão corretas:
(1) A tia disse que o sobrinho precisava de uma namorada
(2) O pai não concordou com o trabalho voluntário do filho.
(3) A aparência do rapaz chamou a atenção do terapeuta.
(4) Os pais preocupavam-se com o futuro do filho.
(5) Cliente e terapeuta se entenderam bem.
( ) Havia no jovem traços de seu passado.
( ) O psicólogo não identificou nada de errado no rapaz.
( ) O jovem não pensava em trabalhar demais.
( ) O rapaz poderia se tornar uma pessoa séria.
( ) Ele continuaria uma pessoa dependente da família.
A sequência correta de cima para baixo é:
1- O pai adoeceu quando viu o filho usando piercing no nariz.
2- As roupas e tatuagens do filho incomodavam a mãe.
3- Felizmente o terapeuta compreendeu os objetivos do rapaz.
4- A aprovação do jovem no vestibular trouxe esperança a família.
5- O jovem desejava ter uma vida mais tranquila, sem atropelos.
Considerando o texto, é possível afirmar:
I- Na frase “O terapeuta observou as tatuagens”, a palavra destacada é substantivo, paroxítona e polissílaba.
II- No período “ O mundo anda complicado, tanta doença..., o sujeito é simples e o verbo é transitivo indireto.
III- No período “O terapeuta observou as tatuagens (agora já eram cinco), o brinco ousado, a camiseta torta.”, as palavras destacadas são classificadas morfologicamente e respectivamente como substantivo, advérbio, verbo, adjetivo, substantivo e adjetivo.
IV-No período “Tudo era muito diferente, mas, no fundo, igual! O sujeito é simples e o termo destacado é uma conjunção coordenativa adversativa.
São verdadeiras:
1- No primeiro parágrafo do texto, há duas orações reduzidas.
2- O texto afirma que os elefantes têm medo de ratos.
3- No terceiro parágrafo do texto, relata-se o fato de um cachorro que se encontra próximo a um elefante para sustentar a afirmação de que os elefantes se assustam com movimentos bruscos feitos por qualquer animal pequeno, e não apenas por ratos.
4- No trecho “O elefante teme que o rato suba por sua tromba.”, há duas orações.
São verdadeiras:
Como estes gigantes da selva têm uma visão fraca, raramente conseguem enxergar com exatidão um animal de pequeno porte que estiver perto deles.
A ideia expressa pela conjunção “Como”, na primeira oração do período é de:



I – No segundo quadrinho há dois sujeitos simples.
II- No segundo quadrinho há uma oração coordenada sindética aditiva.
III-A palavra indicador é classificada morfologicamente como verbo.
Está(ão) correta(s).

Os números primos são aqueles que têm exatamente como únicos divisores eles mesmos e o número um, já os números que têm outros divisores além deles mesmos e o número um são chamados de compostos, e podem ser escritos como um produto de números primos. Por exemplo, o número 2 é um número primo, pois só é divisível por um e por ele mesmo, ao passo que o número 6 não é um número primo e sim um número composto, já que tem mais de dois divisores (1, 2 e 3) e é escrito como produto de dois números primos 2 x 3 = 6.
Considerando os números naturais, primos e compostos é correto afirmar que: