Questões de Concurso Público SEDUC-CE 2021 para Residência Médica - Acesso Direto

Foram encontradas 7 questões

Q1910192 Medicina
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma mulher de 65 anos é admitida com quadro de vômitos por obstrução neoplásica pré-pilórica, desidratação e ingesta oral zero, aguarda transferência para um hospital terciário. Vem recebendo hidratação e suporte calórico por meio de soro glicosado a 5%. Após três dias de espera, queixando-se de cefaleia refratária a dipirona, apresenta episódio de convulsão. Qual a causa provável da crise convulsiva dessa paciente?
Alternativas
Q1910214 Medicina
Homem de 36 anos, portador de epilepsia, em uso de carbamazepina, chega ao departamento de emergência com episódio convulsivo, após mais de cinco anos sem crises dessa natureza. Está euvolêmico, ao exame físico. Seus exames evidenciam dosagem de sódio de 110mEq/L. Peso 60Kg. Qual a conduta imediata? 
Alternativas
Q1910219 Medicina

ACR, 82 anos, advogado aposentado, há 6 meses passou a apresentar esquecimento para fatos recentes, tendo passado a esquecer de pagar as contas da casa e teve sua energia cortada pela companhia elétrica. Relata que no fim da tarde é comum ver uma criança desconhecida brincando na varanda de sua casa. Relata também sono agitado com muitos pesadelos frequentes. A esposa informa que há dias em que ele está muito apático, ficando isolado, sem se comunicar. O exame físico é normal exceto pela presença de rigidez em roda denteada em punho direito. Mini-exame do estado mental (MEEM) foi 25/30. Durante o MEEM respondeu que estava no consultório de seu dentista, lembrou duas das três palavras solicitadas na evocação e errou três cálculos. Os exames laboratoriais são normais, exceto por anemia leve observada no hemograma (Hb = 11g/dl; Ht 38%; VCM 100 fl; HCM 31 pg). A dosagem de vitamina B12 foi 259 pg/ml (VR: 239 a 931 pg/ml). A Ressonância magnética de crânio mostrou atrofia global leve e escala de atrofia mesial temporal (MTA) de 1.

Qual a principal hipótese diagnóstica para o caso clínico? 

Alternativas
Q1910225 Medicina

Mulher de 30 anos procura atendimento no posto de saúde devido a episódios de cefaleia holocraniana em aperto, desde os 20 anos. Durante os episódios, a paciente deixa de fazer atividades cotidianas, assim como prefere ficar em seu quarto com janela fechada e sem barulho. Ao tentar fazer atividade física durante os episódios, relata piora dos sintomas com dor pulsátil em região temporal. Nega vômitos durante os episódios. Se não tomar analgésicos, a paciente refere que fica até dois dias com dor. Faz uso de paracetamol 1 grama durante os episódios e, em algumas ocasiões, faz uso deste medicamento mais de duas vezes ao dia . Nos últimos meses, apresenta em média 8 crises ao mês. É portadora de Asma e tem exame físico e neurológico normais.

Qual das medicações a seguir deve ser utilizada na paciente acima para diminuir a ocorrência de crises de cefaleia?

Alternativas
Q1910238 Medicina
Um rapaz de 16 anos que vive numa favela com precárias condições, sem instalações sanitárias, é atendido na Unidade Básica de Saúde. Seus pais relatam um episódio de crise convulsiva sem outros sintomas. Negam casos de epilepsia na família. Qual das opções abaixo apresenta o diagnóstico mais provável e compatível com esse caso? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: A
5: A