Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapiranga - SC 2023 para Agente Comunitário de Saúde
Foram encontradas 9 questões
Em relação a gestão financeira do Sistema Único de Saúde, analise as afirmativas abaixo:
I.Na distribuição dos recursos financeiros da Seguridade Social será observada a mesma proporção da despesa prevista de cada área, no Orçamento da Seguridade Social.
II.Através de seu sistema de auditoria, o Ministério da Saúde acompanhará, a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios.
III.Caso seja constatada a malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério da Fazenda aplicar as medidas previstas em Lei nº 8.080/1990.
É CORRETO o que se afirma
Em relação ao Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), registre V para verdadeiro, e F, para falso.
(__)O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) foi implantado oficialmente com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos ocorridos em todo o território nacional e fornecer informações sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde.
(__)A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) é gestora do SINASC no Nível Nacional, sendo de sua responsabilidade, mais especificamente da Coordenação-Geral de Informações e Análises Epidemiológicas (CGIAE) e do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância das Doenças Não Transmissíveis (DASNT), as alterações de layout bem como providências para impressão e distribuição dos formulários de Declaração de Nascido Vivo (DN) e dos manuais do Sistema.
(__)O SINASC deve ser utilizado para acompanhar a evolução do estado de saúde das mães e bebês após o parto, sendo exclusivamente utilizado para fins estatísticos.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
A dengue é uma arbovirose presente em países tropicais e subtropicais, sendo generalizada nos trópicos e influenciada pela umidade, temperatura, chuvas e urbanização não planejada.
Fonte: https://www.gov.br/ebserh Analise as afirmativas abaixo, no que se refere a Dengue:
I.O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente por via vetorial, pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas, no ciclo urbano humano−vetor −humano.
II.A dengue manifesta-se como uma doença febril aguda e sistêmica que pode ser sintomática ou assintomática, variando de casos leves à dengue grave, podendo levar a óbito.
III.O tratamento para infecção pelo vírus dengue é baseado principalmente na reposição volêmica adequada, levando-se em consideração o estadiamento da doença segundo os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, assim como no reconhecimento precoce dos sinais de alarme.
É CORRETO o que se afirma em:
Em relação as equipes de atenção básica para populações específicas, analise a afirmativa abaixo, no que se refere a equipes do consultório na rua:
As equipes dos Consultórios na Rua deverão cumprir a carga horária mínima semanal de________. Porém seu horário de funcionamento deverá ser adequado às demandas das pessoas em situação de rua, podendo ocorrer em período diurno e/ou noturno em todos os dias da semana.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna na afirmativa acima.
No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador:
Fonte: https://pensesus.fiocruz.br/vigilancia-em-saude
No que se refere a vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os tipos de vigilância e seus respectivos conceitos e/ou finalidades:
Coluna 1:
1.Vigilância Sanitária.
2.Vigilância Epidemiológica.
3.Vigilância Ambiental.
Coluna 2:
(__)Visa ao conhecimento e à detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do ambiente que interferiram na saúde humana.
(__)É entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde.
(__)Consiste no conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de se recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas.