Questões de Concurso Público Prefeitura de Palma Sola - SC 2022 para Professor de Arte

Foram encontradas 5 questões

Q4095099 Educação Artística
"No período do reinado, quando a família real chega ao Brasil (início do século XIX), surgem as primeiras manifestações artísticas advindas da Academia Imperial de Belas Artes, ministrada por franceses. 'Inaugurou-se então, a ambiguidade na qual até hoje se debate a educação brasileira - isto é, o dilema entre educação de elite e educação popular" (BARBOSA, 2015, p. 145). Com a proclamação da República, a Academia Imperial de Belas Artes passa a ser chamada de Escola Nacional de Belas Artes. Segundo Barbosa (2012), a Missão Francesa era composta por pessoas cuja orientação e referencial artístico estavam vinculados ao neoclássico, tendência que teria, portanto, influenciado os ensinamentos e atividades da Corte. Porém, quando a missão chegou ao Brasil, se deparou uma arte diferente dos modelos portugueses já conhecidos e perceberam que a maioria dos artistas era origem popular, humilde e mestiça. Esses artistas eram considerados pela população local e pelos personagens da Corte como artesãos. Suas obras possuíam traços originais, que a distinguiam da arte europeia, por isso elas foram definidas como o 'barroco brasileiro'".
Fonte (adaptada): MAÇÃO, Tayene Elize; YAEHASHI, Solange Franci Raimundo; LOPES, Terezinha Oliveira Paulo. ENSINO DA ARTE NO BRASIL: REFLEXÕES HISTÓRICAS. Revista Humanidades e Inovação. Palmas - TO - v.9, n.01, p. 272.

Julgue o excerto acima e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4095102 Educação Artística
Acerca do Teatro na Educação, julgue as frases abaixo:
I.De acordo com a tendência escolanovista, a expressão artística não precisa ser ensinada.
II.Atualmente, entende-se que o Teatro deve ser usado como modelador de hábitos sociais a partir das referências literárias.
III.O Teatro auxilia no desenvolvimento da personalidade e da livre expressão.

Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões).
Alternativas
Q4095104 Educação Artística
"O ensino da arte na perspectiva da educação estética não pode ser tratado como uma das formas de objetivar a superação da formação unilateral do ser humano. O gradual desenvolvimento de conhecimentos sensíveis e inteligíveis, ao ampliar o repertório cultural e artístico individual, possibilita novos conhecimentos de mundo. De acordo com Duarte Júnior, 'é preciso que se reconheça que são os sentimentos que guiam a razão, para que esta apreenda e disseque tudo aquilo que já foi sentido como importante à nossa vida' (DUARTE JÚNIOR, 1988, p.75). Num mundo que testemunha o esgotamento da racionalidade como atributo da superioridade humana, faz-se mister atentar para o desenvolvimento de nossos sentidos, os quais nunca tiveram explicação".
Fonte (adaptada): SALOMÉ, Josélia Schwanka; MENDE, Maria Cristina. A percepção do sensível e o ensino da arte na contemporaneidade. Revista Educação, Artes e Inclusão. v. 16. n. 3, 2020, p. 375.

Julgue o excerto acima e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4095107 Educação Artística
Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:
1.(__)O ensino de Arte precisa apresentar um sentido estritamente utilitarista para fazer sentido para os estudantes.
2.(__)A Arte, enquanto linguagem, é a forma pela qual cada artista expressa a sua história e perspectiva.
3.(__)A fruição no contexto da Arte Educação deve estar alinhada a sua finalidade industrial e não apenas estética.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q4095108 Educação Artística
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale uma alternativa que apresenta uma habilidade de Arte para o 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental relacionada a unidade temática Artes Integradas.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: D
5: C