Questões de Concurso Público Prefeitura de Paraíso - SC 2021 para Professor (Educação Física)

Foram encontradas 20 questões

Q4363320 Não definido
Os Parâmetros curriculares nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:
Alternativas
Q4363321 Não definido

A metodologia para ensino da educação física emerge fundamentalmente das necessidades dos alunos, são essas necessidades que, dentre outros fatores, direcionam os princípios curriculares no trato com o conhecimento. Analise as seguintes sentenças:



I.O trato com o conhecimento reflete a sua direção epistemológica e informa os requisitos para selecionar, organizar e sistematizar os conteúdos de ensino.


II.Pode-se dizer que os conteúdos de ensino emergem de conteúdos culturais universais, constituindo-se em domínio de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade e reavaliados, permanentemente, em face da realidade social.


III.Os conteúdos são realidades exteriores ao aluno que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refratários às realidades sociais, pois não basta que os conteúdos sejam apenas ensinados, ainda que bem ensinados é preciso que se liguem de forma indissociável a sua significação humana e social.


IV.Na seleção dos conteúdos de ensino é importante se atentar a relevância social do conteúdo que implica em compreender o sentido e o significado do mesmo para a reflexão pedagógica escolar. Este deverá estar vinculado à explicação da realidade social concreta e oferecer subsídios para a compreensão dos determinantes sócio-históricos do aluno.



Marque a alternativa CORRETA:




Alternativas
Q4363322 Não definido
As categorias de conteúdos que constam nos Parâmetros curriculares nacionais de educação física são, EXCETO:
Alternativas
Q4363323 Não definido
Analise as sentenças abaixo, em relação aos procedimentos de socorros de urgência, na seguinte hipotética: uma aluna, durante um jogo de futebol, em um dia muito quente, sentiu-se mal, apresentando tontura e sudorese, seguidas de um breve desmaio, com perda momentânea da consciência. Nesse caso:

I.O professor deve posicionar a aluna em decúbito dorsal.
II.O professor deve posicionar a aluna em decúbito ventral.
III.Após posicionar a aluna o professor deve manter as pernas elevadas e a cabeça lateralizada. IV.Após posicionar a aluna o professor deve manter as pernas elevadas e oferecer água gelada.

Estão INCORRETOS os procedimentos das sentenças:
Alternativas
Q4363324 Não definido
O ser humano apresenta, dentre outros, um aspecto fundamental a sua sobrevivência, qual seja: os movimentos reflexos. Esses movimentos contribuem de maneira importante para o desenvolvimento humano. Marque a opção que representa o uso predominantemente dos reflexos primitivos:
Alternativas
Q4363325 Não definido
Com o crescimento dos grandes centros urbanos e desenvolvimento das tecnologias surgiram novos hábitos de vida, e o aumento do sedentarismo, mas ainda assim podemos observar que muitas pessoas empregam nos seus afazeres diários uma alta quantidade de esforço físico. São exemplos dessa afirmação o operário da construção civil, o estivador (responsável pelo carregamento e descarregamento de cargas dos navios) e o coletor de lixo, dentre outros.

Relacionando essa afirmação a biologia do esporte no tocante ao condicionamento físico e saúde, responda:
Alternativas
Q4363326 Não definido
O "ATP" é a principal molécula transportadora de energia nos seres vivos. A maior parte da energia química que os organismos necessitam para realizar seu metabolismo é proveniente das reações de hidrólise dessas moléculas. Essa importante molécula, que é composta de:
Alternativas
Q4363327 Não definido
De acordo com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), as regras oficiais dessa modalidade esportiva, fazem previsão, dentre outras, de duas situações em jogo, quais sejam: "Bola Viva" e "Bola Morta".

Marque a opção INCORRETA , de acordo com as regras oficiais:
Alternativas
Q4363328 Não definido
Na aula de educação física a professora dividiu a turma em dois grupos, cada integrante do grupo teria que completar um circuito de cinco etapas que exigia dos alunos: correr, pular, chutar, subir e descer. Para realização dessas atividades os alunos utilizaram, sobretudo a chamada: 
Alternativas
Q4363329 Não definido
O treinamento desportivo é o conjunto de atividades físicas realizadas por um longo período de tempo, de forma progressiva, que tem como função desenvolver as capacidades humanas, fisiológicas e psicológicas de um indivíduo. São exercícios planejados de forma individualizada e sistemática para a evolução de um atleta. São princípios do treinamento desportivo, EXCETO:
Alternativas
Q4363330 Não definido
O HEPTATLO é uma competição de atletismo que nos Jogos Olímpicos, é disputada exclusivamente na modalidade feminina. As regras do heptatlo são as mesmas das modalidades que o integram. O equivalente masculino dessa prova é o DECATLO disputado, nas olimpíadas, por homens.

Quantas modalidade esportivas compõem respectivamente o HEPTATLO e o DECATLO: 
Alternativas
Q4363331 Não definido
Analise as afirmações, de acordo com os Parâmetros curriculares nacionais de educação física os princípios contemplados neste documento:

I.Busca-se reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência.
II.Aplica-se na construção dos processos de ensino e aprendizagem e orienta a escolha de objetivos e conteúdos, visando a ampliar as relações entre os conhecimentos da cultura corporal de movimento e os sujeitos da aprendizagem. Busca-se legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se estabelecem com a consideração das dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos.

As afirmações referem-se respectivamente aos:
Alternativas
Q4363332 Não definido
Ao realizar a atividade "Queimada" na aula de educação física um aluno sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo. A professora manteve a calma, solicitou aos outros alunos que mantivessem distância e iniciou os procedimentos de socorros de urgência. A sequência correta realizada pela professora foi:
Alternativas
Q4363333 Não definido
Analise as afirmações:

I. No futsal, ganha a equipe que fizer o menor número de gols.
II. No futebol, ganha a equipe que fizer o maior número de gols.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q4363334 Não definido
A Lei nº 9.394/96 (LDB), em seu Art. 2º estabelece algumas finalidades para a educação e diz que ela é: 
Alternativas
Q4363335 Não definido
A Lei Orgânica do município de Paraíso/SC prevê que:
Alternativas
Q4363336 Não definido
De acordo com o Art. 54. do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre as prerrogativas que o Estado deve assegurar à criança e ao adolescente NÃO consta:
Alternativas
Q4363337 Não definido
A União Europeia é um grupo formado por 27 países - desde a saída do Reino Unido -, com livre comércio entre si. A relação da União Europeia e Reino Unido durou quase 50 anos, porém ocorreu a ruptura que ficou conhecida como:
Alternativas
Q4363338 Não definido
Um dos temas mais polêmicos a serem discutidos pelo Congresso em 2021 será a proposta de emenda à Constituição enviada em setembro de 2020 pelo governo federal (PEC 32/20), que restringe a estabilidade no serviço público e cria cinco tipos de vínculos com o Estado. As mudanças só valerão para os novos servidores.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Marque a alternativa que corresponde ao tratado no enunciado:
Alternativas
Q4363339 Não definido
Nota-se, hodiernamente, um grande aumento da intolerância nas redes sociais. Muitas pessoas se escondem atrás das telas e realizam ataques cruéis, depreciativos e difamatórios. Isso se chama:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: C
6: B
7: B
8: B
9: A
10: B
11: B
12: A
13: D
14: B
15: A
16: C
17: B
18: C
19: C
20: D