Questões de Concurso Público FACAPE 2026 para Professor Substituto do Ensino Fundamental - Anos Finais de Ciências

Foram encontradas 9 questões

Q3904591 Biologia
Oparin e Haldane trabalharam de maneira independente e, embora tivessem diferenças em suas pesquisas, apresentaram as mesmas explicações para a origem da vida na terra. Sobre as explicações desses pesquisadores NÃO podemos afirmar:

(Ensino fundamental 1ª Ed. Curitiba Paraná, 2023)
Alternativas
Q3904592 Biologia
Sobre as teorias evolucionistas podemos afirmar que: 
Alternativas
Q3904593 Biologia
As células são unidades morfofisiologias dos organismos. De acordo com a organização do material genético elas são classificadas em Procarionte e eucariontes. Sobre esses tipos de células, leia as afirmativas abaixo, e assinale a alternativa CORRETA:

I. As células procariontes são representadas pelas bactérias, cianobactérias e as arqueias.
II. As células eucariontes não apresentam membrana protetora do material genético, portanto todo material fica disperso no citoplasma.
III. As células eucariontes são ricas em estruturas membranosas enquanto as procarionte são pobres em estruturas membranosas
IV. As células procariontes não apresentam membrana nucleolar ou carioteca.
Alternativas
Q3904594 Biologia
Sobre os organoides, orgânulos ou organelas, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1ª COLUNA
(1) Ribossomos
(2) Complexo golgiense
(3) Retículo Endoplasmático Liso
(4) Mitocôndrias
(5) Lisossomos

2ª COLUNA
(...) Matriz energética
(...) Conjunto de dictiossomos
(...) Rico em enzimas hidrolítica
(...) Síntese proteica
(...) Envolvidos com a produção de hormônios 

Preenche CORRETAMENTE: 
Alternativas
Q3904595 Biologia
A engenharia genética consiste em técnicas que permitem a inserção, retirada ou modificação de genes em organismos vivos. Essas técnicas são utilizadas, por exemplo, na produção de medicamentos, como a insulina humana, obtida a partir de bactérias geneticamente modificadas.
Para que uma bactéria passe a produzir insulina humana, é necessário inserir nela o gene humano responsável pela produção dessa proteína.

A técnica utilizada para realizar esse procedimento é: 
Alternativas
Q3904600 Biologia
Os sistemas são formados por um conjunto de órgãos, interligados entre si, caracterizados por metabolismo, gerando várias funcionalidades orgânicas. Dessa forma, leia as afirmativas abaixo, colocando V para as verdadeiras e F para as falsas.

(...) O sistema respiratório dos seres humanos pode ser dividido em duas porções, funcionalmente: a porção condutora e a porção respiratória.
(...) A laringe é um órgão comum aos sistemas respiratório e ao sistema digestório.
(...) O fígado é responsável pela produção da bílis. (...) O trato geniturinário é a união dos sistemas urinário (rins, ureteres, bexiga, uretra) e reprodutor (órgãos sexuais).

Preenche CORRETAMENTE: 
Alternativas
Q3904601 Biologia
Na natureza, muitas espécies possuem mais de uma opção alimentar e, com isso, participam de várias cadeias alimentares, podendo, inclusive, ocupar níveis tróficos distintos em cada uma delas. O entrelaçamento das cadeias alimentares existentes em um mesmo ambiente resulta em:
Alternativas
Q3904603 Biologia
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e ocupa grande parte da região semiárida do Nordeste. Caracteriza-se por vegetação adaptada à escassez de água, com espécies que perdem as folhas durante a estação seca. Nas últimas décadas, esse bioma vem sofrendo intensos impactos ambientais, associados tanto às condições climáticas quanto às atividades humanas. Considerando os impactos ambientais no bioma Caatinga, assinale a alternativa CORRETA:

(Tabarelli et al 2023)
Alternativas
Q3904605 Biologia
A grande diversidade vegetal observada nos ecossistemas terrestres está relacionada às adaptações estruturais e reprodutivas desenvolvidas ao longo da evolução das plantas. Essas adaptações permitiram a ocupação de diferentes ambientes, desde regiões úmidas até áreas com escassez de água, como o bioma Caatinga. Entre essas adaptações, destacam-se a presença de tecidos condutores, sementes e flores. Considerando a organização e a diversidade dos grupos vegetais, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: X
4: C
5: B
6: X
7: E
8: B
9: D