Questões de Concurso Público Prefeitura de Afrânio - PE 2025 para Médico PSF

Foram encontradas 15 questões

Q3278224 Português

Imagem associada para resolução da questão


No texto, acima, a função de linguagem que predomina é a conativa, já que a autora:

Alternativas
Q3278225 Português
“É inegável que a invenção do plástico foi um grande avanço para o mundo. Mas também é inegável que o plástico se tornou um grande problema para o mundo. Porque um material que foi criado para durar séculos, passou a ser usado uma única vez. Em uma questão de minutos, canudos, copos, mexedores e embalagens transformam-se em lixo. Ou melhor, numa quantidade inimaginável de lixo. O Brasil produz, todos os anos, 500 bilhões de itens de plástico descartáveis. Esses resíduos não possuem valor para a reciclagem. E, para piorar, uma parte enorme desses materiais descartados vai parar na natureza e, principalmente, nos oceanos.”
Disponível em: https://pareotsunamideplastico. org (adaptado)
Sobre as regras de acentuação gráfica, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3278226 Português
Imagem associada para resolução da questão

Com base no texto, acima, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3278230 Português

De Volta Pro Aconchego

“Estou de volta pro meu aconchego

Trazendo na mala bastante saudade

Querendo um sorriso sincero, um abraço

Para aliviar meu cansaço

E toda essa minha vontade

Que bom poder tá contigo de novo

Roçando o teu corpo e beijando você

Pra mim tu és a estrela mais linda

Seus olhos me prendem, fascinam

A paz que eu gosto de ter

É duro ficar sem você, vez em quando

Parece que falta um pedaço de mim

Me alegro na hora de regressar

Parece que eu vou mergulhar

Na felicidade sem fim”


Dominguinhos / Nando Cordel


Assinale, no texto acima, a alternativa que contém uma oração com valor semântico de finalidade.

Alternativas
Q3279495 Medicina
A filha do paciente José Tenório, 65 anos solicita visita domiciliar para o pai. Durante visita domiciliar você identifica paciente acamado após acidente vascular encefálico extenso com sequelas motoras, em uso de sonda nasoenteral para alimentação. Faz uso de anlodipino 5 mg duas vezes ao dia e amitriptilina 25 mg/noite para tratamento de hipertensão e dor crônica, respectivamente. Ao exame físico nota-se aumento de volume abdominal e evacuações ausentes há mais de cinco dias. Qual conduta imediata a ser realizada pelo(a) médico(a) de família e comunidade é CORRETA neste caso?
Alternativas
Q3279496 Medicina
Uma mulher de 22 anos vem à consulta depois que um teste doméstico de gravidez foi positivo. Não possui nenhuma história clínica significativa. Perguntada, diz que não tem certeza da data de sua última menstruação. Nega qualquer sintoma. Na consulta de pré-natal, ela comenta que usa cocaína de duas a três vezes por semana. Já na primeira gestação utilizava cocaína com frequência semanal, sem fazer uso concomitante de álcool ou cigarro. Sua primeira filha está com 6 anos e “é saudável” aos olhos da família.
Assinale a alternativa que descreve a abordagem adequada e os riscos envolvidos no consumo de cocaína na gravidez.
Alternativas
Q3279497 Medicina
Seu Antônio tem 55 anos é trabalhador rural e é etilista. Comparece a consulta com história que há duas semanas ao consertar a cerca de sua propriedade, feriu a mão esquerda com o arame. Ao retirar o curativo, a médica constata um abscesso na porção tenar da mão, de cerca de 3 cm, flutuando ao toque superficial. Em relação ao manejo deste abscesso pela médica de família e comunidade, qual a conduta correta?
Alternativas
Q3279498 Medicina
Sobre a inserção de DIU de cobre na Unidade Básica de Saúde, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3279499 Medicina
Rita de Cássia tem 48 anos e comparece à Unidade Básica de Saúde com queixa de perda involuntária e recorrente de pequenas quantidades de urina ao tossir e rir, nos últimos seis meses. Segundo ela, a situação compromete seu convívio social e relacionamento com o parceiro, pois se sente muito incomodada e constrangida. Nega dor ou ardência ao urinar. Refere dois partos normais, sem complicações obstétricas, e ciclos menstruais regulares. Nega comorbidades e uso crônico de medicações. Ao exame físico, observa-se um índice de massa corporal (IMC) de 32 kg/m², sem outras alterações significativas, e o exame ginecológico encontra-se normal. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que representa uma abordagem inicial adequada pelo médico de família e comunidade para a incontinência urinária desta paciente.
Alternativas
Q3279500 Medicina
Ana Cláudia, 28 anos, hígida, comparece para consulta de pré-natal. Primigesta, 12 semanas de gestação pela DUM, sem queixa, veio apresentar os resultados dos exames solicitados. Exame físico sem alterações com PA 110/66 mmHg. Resultados dos exames complementares: Hemoglobina 11,8mg/dL; tipo sanguíneo O negativo; glicemia de jejum de 88 mg/dL; urina rotina sem alterações; VDRL não reagente; anti-HIV não reagente; HbsAg não reagente; toxoplasmose IgM negativo e IgG positivo. Com base nos resultados apresentados, é CORRETO afirmar que a paciente:
Alternativas
Q3279501 Medicina
A realização de cuidados paliativos em ambiente domiciliar favorece a aplicação dos princípios de cuidados paliativos, contribui para a redução da ansiedade do paciente e de seus familiares, possibilita o empoderamento da família no cuidado, além de colaborar para a redução da demanda por atendimentos hospitalares. Neste contexto, o médico da saúde e comunidade deve conhecer e utilizar escalas que possibilitem a abordagem destes pacientes em domicílio. A Palliative Prognostic Index (PPI) utiliza cinco marcadores para avaliação e estimativa de prognóstico em pacientes em cuidados paliativos. Qual das alternativas contém os cinco marcadores avaliados pela PPI?
Alternativas
Q3279502 Psiquiatria
Ana Beatriz 19 anos é estudante de medicina e comparece a Unidade acompanhada de colegas, pois durante a apresentação de uma tarefa na faculdade ela passou mal. Conta que sentiu seu coração bater e achou que iria morrer, logo antes de precisar falar em público. Apresentava mãos com suor frio, boca ficou seca, e sentia que não conseguia encher o peito de ar, como uma sensação de sufocamento. As colegas ofereceram-lhe água e respondem que não houve desmaios ou manifestações convulsivas. Ana Beatriz é hígida porém um pouco acima do peso. É tímida e reservada, não usa outras drogas. Os dados vitais e o exame físico encontram-se nos padrões normais.
Diante do caso, a melhor hipótese diagnóstica seria: 
Alternativas
Q3279503 Medicina
Dr. Luiz Otávio é chamado em seu consultório pela enfermeira da equipe solicitando que avalie um lactente de 3 meses de vida que acabou de chegar nos braços da genitora, que está muito aflita. Ela lhe entrega seu filho e pede que examine a criança que não acordou bem, relata ainda que notou uma respiração ruidosa quando foi pegar a criança no berço e que a barriga da criança está “entrando” quando respira, coisa que nunca tinha acontecido anteriormente. Nega história familiar de atopia ou pródromos gripais. Dr. Luiz acalma a mâe e passa a examinar a criança que apresenta o exame físico a seguir: Paciente em regular estado geral, taquidispneico (frequência respiratória 62 incursões por minuto), descorado +/IV, saturando 94% em ar ambiente. Sistema respiratório apresenta murmúrio v esicular reduzido em ápice do hemitórax direito, com sibilo fixo na mesma região. Nota-se tiragem subdiafragmática e tosse. O Sistema cardiovascular tem bulhas normofonéticas em 2 tempos sem sopros. Diante da história e do exame físico, qual a suspeita mais compatível com o quadro do lactente em questão?
Alternativas
Q3279504 Medicina
Joana é uma mulher de 43 anos com queixa de dores crônicas em múltiplos segmentos, alteração do sono, do humor e sintomas de intestino irritável. O médico da unidade de saúde conclui que se trata de fibromialgia. Qual a melhor conduta a ser adotada?
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: B
5: B
6: B
7: B
8: D
9: D
10: A
11: C
12: A
13: D
14: C
15: C