Questões de Concurso Público Prefeitura de Petrolina - PE 2021 para Pedagogo

Foram encontradas 3 questões

Q1805019 Pedagogia
Desde a década de 1960, a interdisciplinaridade tem sido objeto de estudo e pesquisa por vários estudiosos. Os anos passam e o termo continua em foco, sobretudo no cenário educacional contemporâneo a discussão ampliou-se em torno dos pressupostos epistemológicos e praxeológico para efetivação no ensino-aprendizagem. A autora, pesquisadora e estudiosa sobre a temática, Ivani Fazenda, ao elucidar com aprofundamento em sua obra "Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia" ressalta as questões subjacentes que envolvem a interdisciplinaridade como exigência do conhecimento e, consequentemente, sua gênese e significado ao contemplar sua utilidade, valor, aplicabilidade, obstáculos e possibilidades de concretização no ensino. FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia, 6 ed. São Paulo: Loyola, 2011.
A partir do texto acima e à luz dos pressupostos que norteiam a interdisciplinaridade na perspectiva de Ivani Fazenda, avalie as afirmações a seguir:
I. A interdisciplinaridade, diante da complexidade contemporânea, contrapõe a lógica da descoberta, da abertura recíproca e da comunicação entre os saberes. II. A interdisciplinaridade é uma relação de reciprocidade, de mutualidade, que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida diante do problema do conhecimento. III. A interação é uma condição de efetivação da interdisciplinaridade, o que pressupõe uma integração de conhecimentos visando novos questionamentos, novas buscas, enfim, a transformação da própria realidade. IV. O ensino interdisciplinar parte da organização hierárquica entre disciplinas diferentes. V. Uma prática docente interdisciplinar deverá estar subsidiada por cinco princípios: humildade, coerência, espera, respeito e desapego.
Está correto o que é afirmado em:
Alternativas
Q1805023 Pedagogia
No campo educacional, compreender como ocorre a aprendizagem como processo de aquisição do conhecimento por meio das experiências vividas e demarcadas pelas multiplicidades dos fatores endógenos e exógenos que reverte na modificação do comportamento humano nos diferentes períodos de transição (infância, adolescência e envelhecimento), tem sido especificidade da Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Epistemologicamente, tem propiciado de forma simples, conceitos, origem, campos de discussão e interpretação quanto as teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano que de forma, direta ou indiretamente, têm influenciado os objetivos do ensino, o planejamento pedagógico, bem como a práxis do professor em sala de aula na sua relação com os alunos e com o próprio conhecimento. OSTERMANN, F. CAVALCANTI, C. J. H. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf; UFRGS, 2011. Disponível em: http://www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/publicacoes1/pdf/Teorias_de_Aprendizagem.pdf.
Nos itens a seguir, avalie a correspondência entre as teorias da aprendizagem e seus pressupostos teóricos que de forma implícita ou explícita orientam as práticas pedagógicas: I. Teoria Behaviorista - classificada em dois tipos: o behaviorismo metodológico e o behaviorismo radical. O primeiro enfatizava que todo ser humano aprende a partir de seu ambiente - nasce vazio de qualquer informação (tábula rasa). Enquanto o behaviorismo radical, não pressupõe que o ser humano seja uma tábula rasa, ou seja, desprovido de qualquer dote fisiológico e genético. II. Teoria Gestáltica - considerada mais como uma teoria psicológica do que exatamente uma teoria de aprendizagem; no entanto por meio das leis de percepção/aprendizagem, contribuiu para o ensino-aprendizagem, cujo conceito mais importante para o estudo da aprendizagem é o de “insight” – súbita percepção de relações entre elementos de uma situação problemática. III. Teoria Cognitiva - enfatiza o processo de cognição, através do qual a pessoa atribui significados à realidade em que se encontra. Preocupa-se com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação envolvido na cognição e procura regularidades nesse processo mental. IV. Teoria Humanista - diferencia das demais teorias, pois seu objetivo não é o controle do comportamento, o desenvolvimento cognitivo ou a formulação de um bom currículo e sim o crescimento pessoal do aluno e o ensino deve facilitar a sua autorrealização, visando à aprendizagem “pela pessoa inteira”, que transcende e engloba as aprendizagens afetiva, cognitiva e psicomotora. V. Teoria Sociocultural – as teorias socioculturais centralizam seus estudos e pesquisas no desenvolvimento humano enquanto processo que ocorre nas interações sociais. Enfatiza a interação entre as pessoas em desenvolvimento e a cultura em que vivem. É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1805024 Pedagogia
No âmbito da educação poucas temáticas tem assumido um protagonismo tão preponderante quanto a Educação Inclusiva e o Atendimento de Educação Especializada (AEE), em um contexto nacional contemporâneo que promulga não somente o direito à escolarização o mais próximo possível do normal, mas eliminação dos obstáculos que limitam a aprendizagem e participação de todos no processo educativo. É nesse sentido, que a educação inclusiva como processo social aberto à diversidade é uma modalidade de ensino voltada para a cidadania, desprovida de preconceitos e reconhecedora das necessidades especiais dos alunos e, através das práticas exitosas de atendimento educacional especializado impulsiona a qualidade e equidade da educação. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43213 Acesso em:18 abr.2021 (adaptado).
Nesse contexto, considerando as implicações da educação inclusiva como subversão a hegemonia de uma cultura escolar segregadora e restauração de seus princípios e práticas escolares, avalie as afirmações a seguir: I. Numa perspectiva de educação inclusiva as propostas curriculares devem reconhecer e valorizar as peculiaridades de etnia, gênero e cultura, ou seja, um currículo que dialogue continuamente com a vida e experiências dos alunos. II. Numa proposta de educação inclusiva um dos princípios norteadores é a garantia de que todos os alunos público-alvo para o AEE na Perspectiva da Educação Inclusiva possam estudar em classes regulares, tão somente à educação infantil. III. Numa ótica de educação inclusiva, o professor especialista para atender aos alunos, público alvo da educação especial, tem como uma das atribuições o ensinar e usar recursos de Tecnologia Assistiva. IV. A escola inclusiva tem entre outras finalidades o fortalecimento meritocrático dos alunos demandando a promoção de círculos virtuosos de aprendizagem, de modo a ampliar os mecanismos de equalização das oportunidades. V. Como modalidade de ensino, a educação inclusiva deve ser realizada, preferencialmente, nas escolas comuns, em um espaço físico denominado Sala de Recursos Multifuncionais. É correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B