Questões de Concurso Público Prefeitura de Gravatá - PE 2020 para Professor de Língua Portuguesa

Foram encontradas 4 questões

Q1680721 Literatura
Analise as afirmativas a seguir:

I. No Realismo, é nítida a preferência pelo espaço urbano, pois a burguesia fixou-se principalmente nas cidades, onde residem os elementos a serem combatidos, já que a obra literária é vista como instrumento de denúncia dos desequilíbrios sociais. Nesse movimento literário, há uma preocupação em retratar pessoas da época, encarando o presente histórico, os conflitos do homem da época, os dramas cotidianos e os problemas concretos.

II. O subjetivismo é uma das características do Romantismo. Ele representa um dos traços fundamentais dessa estética (o “culto da natureza”). O artista traz à tona a sua paixão pelo mundo natural, pela vida no campo, pelo bucolismo e por uma vida repleta de amigos e felicidade. Não há mais a preocupação com modelos clássicos e universalizantes, pois a literatura passa a valorizar a ciência, a razão e a vida no campo.

III. Os autores do Arcadismo brasileiro, além de se utilizarem dos artifícios típicos da estética neoclássica (imitação de autores gregos e latinos, uso da mitologia pagã etc.), já expressavam em suas poesias alguns elementos que seriam depois explorados pelos barrocos, como, por exemplo: o elogio da vida em natureza, livre das agitações sociais e mundanas; a ampla utilização de termos e palavras indígenas nas poesias; a valorização das culturas regionais brasileiras e o elogio às novas correntes ideológicas que surgiam na época.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1680723 Literatura
Analise as afirmativas a seguir:

I. O subjetivismo é uma das características do Simbolismo, sendo também uma característica própria de escolas anteriores (como o Romantismo) que valorizam o mundo interior do indivíduo. O Simbolismo, no entanto, vai além do subjetivismo dos românticos (início do século XIX), pretendendo atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente

II. Uma das características do Simbolismo é o subjetivismo. Nesse movimento literário, essa característica pretendeu atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente e os textos que surgiam, portanto, revelavam-se uma poesia “difícil”, pois embrenhavam-se nas zonas mais ensombrecidas das emoções.

III. A segunda geração do Romantismo no Brasil é caracterizada pela difusão do “mal do século” e por elementos marcantes como o pessimismo, o objetivismo, as paisagens urbanas, os conflitos políticos e o pessimismo dos poetas que morreram adolescentes. Em termos estilísticos, a literatura do Romantismo dedicou um profundo cuidado à forma e ao virtuosismo linguístico no intuito de maravilhar e convencer o leitor sobre as ideologias políticas e sociais defendidas pelos autores do período.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1680730 Literatura
Analise as afirmativas a seguir:

I. Durante o Romantismo, no Brasil, o indianismo foi uma forma bastante representativa de nacionalismo literário que corresponde à busca de um legítimo antepassado nacional. Por outro lado, a figura do índio foi idealizada pelos escritores românticos com a finalidade de nivelar esse nosso antepassado ao português colonizador. Nessa perspectiva, o índio romântico é sempre bom, nobre, bonito e cavaleiro generoso.

II. O universo de personagens criado por Olavo Bilac está repleto de figuras mitológicas, políticos ineficazes e poderosos, de ignorantes que passam por sábios, de militares incapazes e tirânicos e de referências às culturas orientais. A esse mundo de privilegiados, o autor opõe as figuras do subúrbio, uma multidão de privilegiados, mostrando sua inspiração e sua satisfação contra uma ordem social satisfatória.

III. As obras literárias da primeira geração do Romantismo no Brasil possuem forte apelo nacionalista e indianista devido à influência de determinados eventos históricos, como a Semana de Arte Moderna de 1922, o governo militar de 1964 e o crescimento da indústria automotiva nacional. Esse movimento literário também ficou marcado pelas profundas referências à cultura de imigrantes nipônicos e europeus no Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1680731 Literatura
Analise as afirmativas a seguir:

I. O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XVI, como oposição ao realismo, ao naturalismo e ao positivismo da época. O Simbolismo fixa-se na historiografia literária brasileira com o início da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, sendo financiado principalmente por grandes empresários que buscavam promover uma literatura mais adequada aos interesses capitalistas de uma economia em ascensão.

II. O subjetivismo é uma característica evidente do Romantismo e representa um dos traços fundamentais dessa estética (o “culto do eu”). O artista traz à tona o seu mundo interior com plena liberdade. Não há mais a preocupação com modelos clássicos e universalizantes; é a vitória do indivíduo, da sua visão de mundo, do seu impulso criador. É a exposição triunfal do homem interior em suas fantasias, aspirações e intuições.

III. A obra Grande Sertão: Veredas, de José de Alencar, descreve a história de Rubião, um narrador cosmopolita de classe média que usa filosoficamente a linguagem para expressar seu medo da modernidade, das novas tecnologias no campo e da urbanização das pequenas cidades do interior. O personagem principal, ao longo da narrativa, expõe ao leitor seu desejo de retornar ao seu “Grande Sertão” para reencontrar seus familiares e visitar os lugares onde viveu sua infância.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: B