Questões de Concurso Público Prefeitura de Gravatá - PE 2020 para Biólogo

Foram encontradas 50 questões

Q1676062 Biologia

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma separação geográfica é um fator potencial para a diferenciação de espécies. No caso da divisão de uma população por qualquer razão, a seleção das características ocorrerá necessariamente de maneira diferenciada em cada uma das novas populações, embora esse fenômeno não dê origem às novas espécies.

II. O termo organismo refere-se à unidade mais fundamental da Ecologia. São os seres que vivem em contato com o meio físico (meio biótico) e em contato com outros seres vivos (meio abiótico). O organismo está em constante troca de energia e matéria e seus objetivos são sobreviver e reproduzir.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1676063 Ética na Administração Pública

Analise as afirmativas a seguir:


I. A legislação brasileira determina que toda pessoa tem direito à verdade. Assim, o servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Esse princípio legal e ético parte da premissa de que o Estado deve crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira.

II. É lícita a atitude do servidor público municipal que alterar ou deturpar o teor de documentos que devem ser encaminhados para providências. É igualmente legal o comportamento do servidor público que retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1676064 Direito Administrativo

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Governo deve dar publicidade a todos os seus atos administrativos, incluindo, mas não estando limitados a: licitações, despesas públicas, contratação de pessoal, atos relacionados à segurança nacional, atos relacionados às investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, ainda que previamente declarados sigilosos.

II. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1676065 Ética na Administração Pública

Analise as afirmativas a seguir:


I. À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

II. Os códigos de ética, tanto o federal, quanto os municipais, são um conjunto de normas que dizem respeito à conduta dos servidores dentro de seu serviço, além de penalidades a serem aplicadas pelo não cumprimento dessas normas. Algumas categorias profissionais possuem ainda códigos próprios da profissão, muitos dos quais estimulam o desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse sentido, deve o servidor público municipal abster-se dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, pois o seu objetivo é trabalhar pelo bem comum, não em benefício próprio.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1676066 Ética na Administração Pública

Analise as afirmativas a seguir:


I. O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. No exercício das suas atribuições, ele terá que decidir, entre outros fatores, entre o legal e o ilegal, o honesto e o desonesto, consoante as regras éticas às quais os servidores estão sujeitos.

II. A qualidade no serviço público está diretamente associada à cortesia, à boa vontade, ao cuidado e ao tempo dedicados pelo servidor público. Portanto, tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui uma ofensa ao equipamento e às instalações, nem a todas as pessoas que dedicaram seu tempo para construí-los.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: B
5: B