O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A MAIOR Black Friday está chegando. Inscreva-se e saia na frente 🧡

Questões de Concurso Público SED-SC 2017 para Professor - 1º ao 3º ano do Ensino Médio

Foram encontradas 30 questões

Q850143 Pedagogia

Identifique as ações que permitem pautar projetos em alguns arranjos e/ou movimentos curriculares para que sejam mais integradores, e assinale a alternativa correta. 

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.27.  


l. Superação do etapismo no percurso formativo.

ll. Escolhas teórico-metodológicas de conhecimentos e de experiências significativas para compor o percurso formativo e que mobilizem os sujeitos para a aprendizagem.

lll. Ampliação de espaços de autonomia intelectual e política dos sujeitos envolvidos nos percursos formativos.

lV. Exploração das interfaces entre os saberes, dos entre-lugares, das redes, das coletividades como lócus geradores de conhecimento. 

Alternativas
Q850144 Pedagogia

Para pautar movimentos curriculares integradores é necessário o “reconhecimento da diversidade de identidades e de saberes como condição político-pedagógica para o desenvolvimento da Educação Básica.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.27.


Alternativas
Q850145 Pedagogia

“A implementação da Educação e Prevenção tem a escola como um espaço privilegiado onde as crianças, adolescentes, adultos e idosos ampliam os saberes científicos, a convivência, as inter-relações com e entre sujeitos da diversidade, suas diferenças, suas vivências, seus valores e ética.” Portanto, a educação deve ser também um espaço de:

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.62.

Alternativas
Q850146 Pedagogia

A escola poderá se tornar um espaço educador sustentável, com potencial de reverberação se tomar determinadas atitudes. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p 65. 


l. Na gestão cuida e educa, a comunidade escolar poderá ter uma eficácia nas decisões de suas políticas quando valorizar a diversidade como mediadora, através do diálogo, da democracia e da participação.

ll. No quesito currículo, este é orientado por um Projeto Político Pedagógico que tem na valorização da diversidade a conexão entre a sala de aula, os saberes tradicionais e os conhecimentos científicos, além de incentivar a cidadania ambiental, visando a promoção da responsabilidade de todos para transformação local e global.

lllQuanto à participação da comunidade, estimular que esta se insira nas ações promovidas pelas escolas, exercendo controle social sobre o processo de transição rumo à sustentabilidade.

lV. E no espaço físico, o ambiente arborizado e ajardinado é planejado para proporcionar uma aprendizagem significativa e de convívio social.

Alternativas
Q850147 Pedagogia

Marque com V as afirmações verdadeiras e com F a falsas e assinale a alternativa correta, considerando que o Conselho de Classe é instância deliberativa integrante da estrutura dos estabelecimentos de ensino, e tem sob sua responsabilidade: 

Fonte: Resolução nº 183, de 19 de novembro de 2013, diz que Art. 16.


( ) a avaliação do processo ensino-aprendizagem desenvolvido pelo estabelecimento de ensino e a proposição de ações para a sua melhoria;

( ) a avaliação da prática docente no que se refere à metodologia, aos conteúdos programáticos e à totalidade das atividades pedagógicas realizadas; 

( ) apreciar em caráter deliberativo os resultados das avaliações dos alunos, apresentados individualmente pelos professores;

( ) a avaliação dos envolvidos no trabalho educativo e a proposição de ações para a superação das dificuldades.  

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: D