Questões de Engenharia de Telecomunicações - W-CDMA (Wide-Band Code-Division Multiple Access) para Concurso

Foram encontradas 19 questões

Q2219742 Engenharia de Telecomunicações
Terceira geração (3G) é a especificação do International Telecommunication Union (ITU) relativa à terceira geração de sistemas de comunicações móveis celulares. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I A segunda geração de telefones celulares está relacionada aos modelos digitais com acesso múltiplo por divisão de código (CDMA) e por divisão de tempo (TDMA).
II Um sistema que funciona em 3G permite elevar a taxa de transmissão da informação em bps, sendo que essa taxa deve ser a mesma quer o aparelho esteja parado quer esteja em movimento, como no interior de um carro.
III Sistemas 3G funcionam somente sobre redes GSM.
IV A evolução da telefonia celular para o sistema 3G pode seguir caminhos diferentes no Brasil, como ocorre em outras regiões do mundo.

Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q2042960 Engenharia de Telecomunicações
91_- 97.png (367×460) 
Bernard Sklar. Digital communications – fundamentals and
applications. Nova Jersey: Prentice Hall, 1988, p. 300 (com adaptações)

   Para evitar que sua comunicação fosse interceptada de forma não-autorizada durante uma operação realizada contra o narcotráfico na fronteira do Brasil com a Colômbia, 21 agentes da Polícia Federal utilizaram um sistema por espalhamento espectral DS-CDMA, em que cada policial utilizava um equipamento transmissor com portadora de freqüência igual a 2,0 GHz modulada por sinal digital. Nesse sistema, o sinal de voz de cada agente policial federal era digitalizado à taxa de 14,0 kbps e espalhado por seqüência direta pseudo-aleatória de máximo comprimento e de taxa igual a 2,8 Mcps. O sinal espalhado era em seguida injetado em um codificador de canal (m, n), de taxa de codificação n/mO sinal resultante desse processo modulava em seguida uma portadora BPSK com fator de rolloff igual a 0,25. A probabilidade de erro de bit — Pb —em função da razão entre a energia de bit e a densidade espectral de potência da interferência gerada pelos sinais que compartilhavam o canal CDMA — Eb/NO [dB] —, para a técnica BPSK, está [dB] N0 Eb ilustrada na figura acima, para diferentes técnicas de codificação de canal. O sinal modulado, em freqüência intermediária de 27 MHz, era convertido em freqüência, amplificado, filtrado e injetado no sistema radiante do aparelho transmissor de cada agente.
Com relação a essa situação hipotética e considerando desprezíveis o ruído térmico na recepção do sinal espalhado de cada agente e outros tipos de degradação do canal não mencionados acima, sabendo que o sistema operava com probabilidade de erro de bit inferior ou igual a 10-6 e que os 21 agentes da Polícia Federal podiam operar simultaneamente seus aparelhos transmissores, julgue o item. 
Se o sistema utilizasse a técnica BCH (127, 64), a quantidade de aparelhos transmissores que poderiam estar operando simultaneamente na referida operação contra o narcotráfico seria superior a 60.
Alternativas
Q402911 Engenharia de Telecomunicações
Julgue os itens seguintes, acerca de novas tendências em sistemas de comunicação.

O LTE (long term evolution), que é a principal tecnologia de comunicações móveis de 4.ª geração (4G), utiliza o esquema de múltiplo acesso CDMA (code division multiple access).
Alternativas
Q331311 Engenharia de Telecomunicações
Acerca dos princípios de comunicações, julgue os itens a seguir.
CDMA (code division multiple access) é uma técnica de codificação de canal que aumenta a robustez do sistema por meio do uso de códigos corretores de erro.
Alternativas
Q282735 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o  próximo  item , acerca da Internet, sua organização e estrutura de governança.
O DNSSEC, uma extensão da tecnologia DNS, confere ao sistema de nomes de domínio melhores garantias de integridade e autenticidade na resolução de nomes. No Brasil, o registro.br, subordinado ao nic.br, oferece serviços de DNSSEC.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: E
5: C