Questões de Concurso
Sobre serviço de proteção e atendimento integral a família (paif) em serviço social
Foram encontradas 553 questões
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada.
Esses serviços são ofertados nos/as
I – O Supervisor coordena a formação dos visitadores, garantindo que metodologias de desenvolvimento infantil sejam atualizadas e adequadas.
II – Cabe ao Supervisor apenas o registro estatístico das visitas, sem avaliar a qualidade da interação familiar ou a evolução das crianças.
III – A articulação com outras políticas públicas (saúde, educação) depende do Supervisor, que deve identificar demandas e encaminhar as famílias.
IV – O Supervisor atua substituindo o CRAS na proteção social básica, isolando-se da rede socioassistencial.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I – Acolhimento institucional e outras modalidades destinam-se a indivíduos em situação grave de violação de direitos, quando não possível a manutenção no convívio familiar.
II – A gestão de serviços de alta complexidade cabe apenas ao Conselho Tutelar, dispensando cofinanciamento ou acompanhamento técnico do SUAS.
III – Em casos de violência contra crianças, o PAEFI e o CREAS podem atuar, articulando outras redes (saúde, conselho tutelar), para interromper o ciclo de violação.
IV – A internação compulsória para qualquer criança em vulnerabilidade é obrigatória, mesmo sem ordem judicial.
Estão corretas apenas as afirmativas:
( ) Falar diretamente aos cuidadores, pois as crianças são usuários do serviço, mas não tem capacidade de compreensão.
( ) Organizar previamente o espaço, reservando o material a ser utilizado e distribuindo o mobiliário de maneira confortável para todos.
( ) Receber todos com cordialidade, bom humor e palavras de boas−vindas.
O serviço social mais adequado para a situação de João é o Serviço
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. A referida norma promoveu a mudança do modelo assistencial em saúde mental no Brasil, priorizando o tratamento em comunidades terapêuticas e, como principal abordagem, a internação em hospitais filantrópicos.
II. A Política Nacional de Saúde Mental tem como um de seus princípios a reinserção social dos pacientes por meio de dispositivos como o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
III. A Lei Paulo Delgado estabelece como diretriz a garantia de direitos fundamentais às pessoas com transtornos mentais, buscando alternativas à internação hospitalar sempre que possível.
IV. A Política Nacional de Saúde Mental considera a articulação intersetorial como uma estratégia central, integrando saúde, assistência social e educação para ampliar a rede de suporte aos usuários.
Está correto o que se afirma apenas em