Questões de Concurso Comentadas sobre saúde pública

Foram encontradas 15.383 questões

Q3224598 Saúde Pública
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Brasil foram fortalecidas com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) aprovada pelo Ministério da Saúde em 2006.
Quantas PICS a PNPIC reconhece institucionalmente?
Alternativas
Q3224597 Saúde Pública
Sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS), temos um princípio que implica na existência de relações dialógicas e propõe a construção de práticas em saúde alicerçadas na leitura e na análise crítica da realidade.
Assinale a alternativa que corresponde a esse princípio.
Alternativas
Q3224591 Saúde Pública
De acordo com a Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), são as dimensões do sofrimento as citadas abaixo, EXCETO: 
Alternativas
Q3224589 Saúde Pública
Na história da saúde pública brasileira, tivemos um marco em 1966 com a criação
Alternativas
Q3224588 Saúde Pública
A Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) é uma política do Ministério da Saúde que visa melhorar a qualidade de vida e a morte de pessoas com doenças graves.
São princípios da PNCP os citados abaixo, EXCETO: 
Alternativas
Q3222589 Saúde Pública
Um Agente Comunitário de Saúde, ao realizar uma visita domiciliar, identificou um caso suspeito de zoonose em uma criança da família visitada.
Diante da situação, qual procedimento correto a ser realizado pelo Agente? 
Alternativas
Q3222588 Saúde Pública
O Agente Comunitário de Saúde desempenha um papel fundamental no acompanhamento da gestante e no período puerperal. Julgue os itens com V para verdadeiro e F para falso.

( ) O ACS deve auxiliar na captação e orientação para que toda gestante inicie o acompanhamento pré- -natal o mais precocemente possível.
( ) A busca ativa das gestantes faltosas às consultas de pré-natal não é uma responsabilidade do ACS, pois isso cabe exclusivamente ao médico.
( ) Caso a gestante apresente sinais de alerta, como febre, perda de sangue ou ausência de movimentos fetais, o ACS deve apenas aguardar a próxima consulta de rotina para informar o profissional de saúde.
( ) O ACS deve acompanhar a mulher no período puerperal, auxiliando no processo de aleitamento materno e fornecendo orientações sobre planejamento familiar.

Marque a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3222587 Saúde Pública
   O planejamento familiar indica um conjunto de ações de regulação da fecundidade, as quais podem auxiliar as pessoas a prever e controlar a geração e nascimento dos filhos, e englobam adultos, jovens e adolescentes, com vida sexual com e sem parcerias estáveis, bem como aqueles e aquelas que se preparam para iniciar a vida sexual. No Brasil, as ações de planejamento familiar são definidas e amparadas pela Lei nº 9.363/1996.     [...]
Disponível em: https://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/homepage/programa-de-fort alecimento-da-gestao-dasaude-no-estado-de-sao-paulo/consultas-publicas-manuai s-da-linha-de-cuidado-da-gestante-parturiente-epuerpera/1_planejamento_familiar.pdf. Acesso em: 13 fev. 2025.

Com base na Política de Planejamento Familiar estabelecida pelo Ministério da Saúde, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3222586 Saúde Pública
Em relação aos critérios de risco infantil, analise as seguintes afirmações:

I- Crianças que apresentam manchas roxas pelo corpo, queimaduras e/ou fraturas frequentes podem estar em situação de violência doméstica.
II- A baixa escolaridade materna não é considerada um fator de risco para o desenvolvimento infantil.
III- Crianças que não ganham peso adequadamente e estão com as vacinas atrasadas devem ser acompanhadas de perto pelos ACS.
IV- A presença de esgoto a céu aberto na comunidade não representa um risco significativo para a saúde das crianças.

Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3222585 Saúde Pública
Acerca das orientações que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) devem fornecer sobre vacinas durante as visitas domiciliares ou reuniões com a comunidade, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3222584 Saúde Pública
   A gravidez é um período de grandes transformações para a mulher, esperado e desejado por muito tempo ou uma surpresa, por vezes, indesejada. Mesmo quando planejada, é necessária muita preparação para se adaptar a essa nova fase da vida. Considerando a importância desse momento, toda mulher tem direito ao atendimento na gravidez, no parto e após o parto, e pode contar com a rede de atenção à saúde da gestante e da criança, uma política pública de saúde nacional, que fortalecem os seus direitos.     [...]
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 10 fev. 2025.

Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3222583 Saúde Pública
A amamentação é essencial para a saúde e o desenvolvimento do bebê. O leite materno é um alimento completo e equilibrado, contendo todos os nutrientes necessários para os primeiros seis meses de vida.
Desse modo, analise as seguintes afirmações:

I- O leite materno é insuficiente para suprir todas as necessidades nutricionais do bebê nos primeiros seis meses de vida.
II- Amamentar fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, contribuindo para o desenvolvimento emocional da criança.
III- O aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses de idade, sem a necessidade de oferecer água, chás ou outros alimentos.
IV- A introdução de outros alimentos antes dos seis meses é benéfica para o desenvolvimento do sistema digestivo do bebê.

Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3222582 Saúde Pública
Sobre a importância da atuação dos Agentes Comunitários de Saúde na prevenção em saúde dentro de seu território, julgue os itens com V para verdadeiro e F para falso.

( ) Os ACS são responsáveis por realizar diagnósticos médicos e prescrever tratamentos aos membros da comunidade.
( ) A educação em saúde realizada pela ACS contribui para a promoção da saúde e prevenção de doenças na comunidade.
( ) Os ACS devem orientar as famílias sobre a utilização dos serviços de saúde disponíveis no território.
( ) A atuação dos ACS na educação em saúde não influencia na melhoria da qualidade de vida da população.

Marque a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3222580 Saúde Pública
    A portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006 aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e determina que os órgãos e entidades do Ministério da Saúde promovam a elaboração ou a readequação de seus programas, projetos e atividades em conformidade com as diretrizes e responsabilidades estabelecidas. Dentre as atividades de readequação destaca-se a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa para fins de acompanhamento.     [...]
Disponível em: https://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/590#. Acesso em: 10 fev. 2025.

Sobre o objetivo principal da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3222579 Saúde Pública
Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde para o acompanhamento do pré-natal, o ACS pode desempenhar diversas atividades no acompanhamento da gestante.
Assinale qual das seguintes ações representa uma das principais responsabilidades do Agente Comunitário de Saúde (ACS) durante o acompanhamento do pré-natal. 
Alternativas
Q3222578 Saúde Pública
Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a uma atribuição do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no que se refere à promoção da saúde e prevenção de doenças?
Alternativas
Q3222577 Saúde Pública
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) desempenha um papel fundamental na promoção da saúde ambiental, contribuindo para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida da população.
Dentre as suas atribuições nessa área, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3222576 Saúde Pública
Sobre a atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na prevenção da dengue, julgue os itens com V para verdadeiro e F para falso.

( ) O ACS deve encaminhar os casos suspeitos de dengue à unidade de saúde, conforme as orientações da Secretaria Municipal de Saúde.
( ) Uma das funções do ACS é vistoriar domicílios e peridomicílios, acompanhado pelo morador, para identificar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
( ) O ACS não tem papel educativo na prevenção da dengue, sendo essa uma atribuição exclusiva do Agente de Combate às Endemias (ACE).
( ) Caso necessário, o ACS pode remover mecanicamente ovos e larvas do mosquito, além de orientar os moradores sobre a eliminação de criadouros.

Marque a sequência CORRETA. 
Alternativas
Q3222573 Saúde Pública
     Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desempenham um papel fundamental na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde. A Lei nº 13.595/2018, dispõe sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada.      [...]
Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11350.htm. Acesso em: 10 fev. 2025.

Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a uma atribuição desse profissional?
Alternativas
Q3222572 Saúde Pública
A estratégia saúde da família - ESF
     A estratégia saúde da família é o modelo assistencial da atenção básica, que se fundamenta no trabalho em equipes multiprofissionais em um território adstrito e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades da população. O modelo da ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde com as famílias.       [...]
Disponível em: https://capital.sp.gov.br/w/servico/estrategia-saude-da-familia-esf. Acesso em: 11 fev. 2025.

Sobre a composição mínima da Equipe de Saúde da Família (eSF), assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: D
5: E
6: D
7: A
8: C
9: B
10: A
11: D
12: C
13: B
14: A
15: D
16: B
17: D
18: B
19: D
20: A