Questões de Radiologia - Sistema Endócrino para Concurso

Foram encontradas 8 questões

Q2414412 Radiologia

O diagnóstico dos tumores da tireoide começa com a história clínica e o exame físico. Muitas vezes, em tumores pequenos, os pacientes são assintomáticos e o diagnóstico normalmente é feito após realização de ultrassonografia do pescoço na qual é encontrado um nódulo.


A característica mais suspeita de malignidade nesse exame é:

Alternativas
Q2414398 Radiologia

Analise as afirmativas abaixo sobre a classificação de grau ultrassonográfico dos nódulos tireóideos.


Grau I (score 1): pequena imagem anecoica arredondada, compatível com cisto de tireoide. Grau II (score 2): nódulos de textura mista e imagens nodulares sólidas isoecoicas ou hiperecoicas acompanhadas ou não de calcificações grosseiras, componente líquido e com o restante do parênquima de textura heterogênea, são compatíveis com Bócio Coloide Adenomatoso; nódulo isoecóico, de textura homogênea, com halo hipoecoico periférico em tireóide de volume e ecogenicidade normais é sugestivo de Adenoma Folicular. Grau III (score 3): nódulo sólido hipoecoico, de contorno regular e nódulo cístico com componente sólido em seu interior são considerados duvidosos e podem corresponder a neoplasia. Grau IV (score 4): nódulo sólido hipoecoico, de contorno impreciso e com microcalcificações, é considerado suspeito para malignidade e sugestivo de câncer da tireoide.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2371188 Radiologia
Na ultrassonografia de tireoide e avaliação de nódulos, qual característica é menos indicativa de um achado benigno?
Alternativas
Q2268008 Radiologia
Paciente diabético, com trombose venosa profunda e embolia pulmonar, perda de peso e diarreia, realizou TC de abdômen que demonstrou massa hipervascular na cauda do pâncreas e vários nódulos hepáticos, sólidos e hipervascularizados, com realce em anel.

Assinale a opção que indica o provável diagnóstico para o caso descrito.
Alternativas
Q2102116 Radiologia
A neoplasia intraductal papilífera mucinosa do pâncreas é mais frequentemente encontrada: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: C
5: A