Questões de Psicologia - Psicologia do Trânsito para Concurso

Foram encontradas 138 questões

Q2173061 Psicologia
Em uma discussão decorrente de uma “fechada de trânsito”, em que ocorra perseguição e agressão verbal, pode-se identificar que a pessoa agressora sofre do transtorno explosivo intermitente se 
Alternativas
Q2159329 Psicologia
O uso de substâncias que possuam efeitos sobre as funções cognitivas é bastante estudado, considerando-se seus impactos para a condução veicular segura. Dentre as descrições apresentadas, assinale a incorreta.
Alternativas
Q2159327 Psicologia
Sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, julgue os itens a seguir.
I. Foi elaborado em conjunto pelos órgãos de saúde, de trânsito, de transporte e de justiça. Traz as diretrizes para que o país reduza, no mínimo à metade, o índice nacional de mortos por grupo de veículos e o índice nacional de mortos por grupo de habitantes.
II. Constitui-se como um passo adiante na resolução de problemas relacionados à infraestrutura viária brasileira, à organização e ao alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, à mobilidade urbana e à convivência harmoniosa entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.
III. Coaduna-se às ações positivas já existentes em torno da segurança viária, porém dá um passo adiante ao propor que iniciativas em torno da matéria estejam pautadas em oito pilares fundamentais para o desenvolvimento das propostas.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2159322 Psicologia
A entrevista individual no contexto do trânsito é obrigatória. Seguindo-se o roteiro básico de entrevista psicológica orientado na norma de trânsito vigente, deverão ser observados e registrados os seguintes dados: 
Alternativas
Q2159321 Psicologia
Com relação à atuação do profissional na psicologia do trânsito, julgue os itens a seguir.
I. As intervenções, por mais simples que sejam, devem ser fundamentadas nos dados obtidos e no planejamento criterioso. Isso dará base para a avaliação e a interpretação da intervenção. Adicionalmente, os psicólogos devem preocupar-se também com questões de poder, liberdade e responsabilidade ética dos resultados de suas intervenções.
II. A prática do psicólogo do trânsito e do transporte pode ser bastante variada a depender de fatores, tais como o foco, o setor (de educação de trânsito, de infraestrutura de transporte, da organização não governamental etc.) ou o tipo de serviço em que trabalha (clínica, gestão de pessoas, fiscalização de trânsito etc.).
III. Entender as complexas relações que ocorrem no trânsito e no transporte é uma tarefa desafiadora por envolver mais do que o “simples” deslocamento. Isso porque o sistema trânsito e transporte é uma construção humana, social, portanto intencional. Como consequência, o sistema influenciará e será influenciado por aspectos individuais, ambientais, sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos que o psicólogo do trânsito deve considerar.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: C
5: D