Questões de Técnicas em Laboratório - Uroanálise e Outros Líquidos Corporais para Concurso

Foram encontradas 203 questões

Q2454848 Técnicas em Laboratório
Sobre a coleta, conservação e transporte de urina,analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A coleta deve ser feita pela manhã, preferencialmente da primeira micção do dia, ou então após retenção vesical de duas a três horas. Pacientes com urgência urinária devem ser submetidos à cateterismo vesical.
( ) No caso das crianças, fazer uso de saco coletor, masculino ou feminino. Deve-se fazer higienização prévia do períneo, coxas e nádegas com água e sabão neutro. Caso não haja micção, o saco coletor deve ser trocado a cada 30 minutos, repetindo-se a higienização da área perineal e genital.
( ) A amostra de urina de mulheres pode ser transportada em temperatura ambiente em até 1h e sob refrigeração em até 12h.
( ) A assepsia recomendada é com água e sabão neutro.
( ) Para melhores resultados, a coleta de amostras das mulheres deve ser supervisionada e realizada por profissionais treinados.
( ) Para adultos do sexo masculino, desprezar o 1º jato da urina. Colher o jato médio em frasco fornecido pelo laboratório. Evite encher o frasco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2454697 Técnicas em Laboratório
A malária é uma doença infecciosa de caráter endêmico em diversas regiões brasileiras. A pesquisa microscópica dos plasmódios da malária no sangue humano pode ser realizada por meio do método conhecido como:
Alternativas
Q2395389 Técnicas em Laboratório
O sistema urinário é uma das principais vias de excreção do organismo. Por meio da urina se avaliam diversos aspectos do corpo humano, como função renal ou presença de infecções. O exame parcial de urina, também conhecido como EAS, detecta os elementos anormais presentes na urina que podem estar relacionados a algum tipo de doença. A análise da urina pode ser realizada quanto à sua quantidade; densidade; pH; aspectos físicos e químicos; presença ou não de sedimentos anormais e de microrganismos; composição bioquímica e estudo microscópico. Para a realização desse exame a amostra ideal é a urina
Alternativas
Q2395375 Técnicas em Laboratório
A infecção intestinal é conhecida na medicina como uma doença traduzida como gastroenterite aguda, podendo ser de etiologia diferentes, virais e bacterianas. No diagnóstico microbiológico, a coprocultura é um método utilizado para investigar enterobactérias intestinais patogênicas, utilizando meios de cultura como o agar SS ou agar Hektoen entérico, entre outros meios para enriquecimento da amostra. A rotina utilizada no laboratório de microbiologia para coprocultura visa à detecção, principalmente, das enterobactérias
Alternativas
Q2391653 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir.


Alguns utensílios não descartáveis utilizados na rotina laboratorial, como placa de Kline, câmara de Fuchs – Rosenthal deverão ser higienizadas com água, álcool ou sabão neutro e secos com lenço de papel (não utilizar hipoclorito para limpeza da câmara de Fuchs – Rosenthal pois pode danificar a câmara e sua malha). 

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: D
5: C