O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Técnicas em Laboratório - Conhecimentos Teórico e Prático de Parasitologia Aplicada às Técnicas de Identificação de Protozoários e Helmintos Envolvidos em Doenças Humanas para Concurso

Foram encontradas 86 questões

Q968358 Técnicas em Laboratório
Um biólogo precisa fixar uma amostra contendo exemplares de parasitos para futura extração de DNA. O melhor fixador utilizado e que não comprometa a integridade dessa molécula é o
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q923283 Técnicas em Laboratório
Diversas doenças parasitárias que apresentam formas ou estágios no sangue podem ser diagnosticadas com precisão por meio do exame de sangue. Por exemplo, a malária, a filariose brancroftiana, a leishmaniose e a doença de Chagas em fase aguda são diagnosticadas parasitologicamente por esse exame. O exame parasitológico de sangue consiste em se examinar ao microscópio uma gota de sangue do paciente colocada sobre uma lâmina.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao exame parasitológico de sangue:
I. Existem dois tipos fundamentais de esfregaços de sangue – o esfregaço em camada delgada e o esfregaço em gota espessa. Ambos são muito utilizados. II. No exame de sangue direto ou a fresco, a gota de sangue é coletada no centro de uma lâmina e permite visualizar parasitos vivos, porventura existentes, através do microscópio. III. O exame de sangue por gota espessa permite a visualização de ovos ou larvas de helmintos, cistos, trofozoítos ou oocistos de protozoários. IV. O exame de sangue a fresco com gota de sangue colocada entre lâmina e lamínula permite a observação de formas sanguíneas do parasito Trypanosoma cruzi.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q792563 Técnicas em Laboratório
Sobre o diagnóstico da toxoplasmose, considere as alternativas a seguir:
I . A hemoaglutinação indireta é um ótimo método de diagnóstico, devido a sua alta sensibilidade e simplicidade de execução. II . A reação de Sabin Feldman, apesar de ser um teste que pode ser utilizado tanto na fase aguda quanto na fase crônica da doença, caiu em desuso porque apresenta reações cruzadas com outras doenças. III . A reação de imunofluorescência indireta é um teste de referência, pois pode ser usado tanto na fase aguda quanto na fase crônica da doença.
A(s) alternativa(s) CORRETA(s) está/estão na opção:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q792561 Técnicas em Laboratório
Os itens abaixo são necessários para execução do método de Blagg, EXCETO:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q792560 Técnicas em Laboratório
Em relação ao diagnóstico das parasitoses, considere as afirmativas a seguir:
I . A técnica de sedimentação espontânea é utilizada para a pesquisa de oocistos de coccídeos. II . A biópsia de borda de lesão é indicada para o diagnóstico de leishmaniose tegumentar. III . A pesquisa de parasitos no sangue periférico é realizada para o diagnóstico de doença de Chagas, malária e toxoplasmose. IV . Para a pesquisa de anticorpos no sangue recomenda-se o uso de soro, ou seja, a coleta deve ser realizada em tubo sem anticoagulante.
Assinale a alternativa CORRETA:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: C
5: E