Questões de Biomedicina - Análises Clínicas - Imunogenética para Concurso

Foram encontradas 85 questões

Q2273669 Biomedicina - Análises Clínicas

Embora o mecanismo pelo qual um vírus infecta e é liberado da célula hospedeira possa variar, o mecanismo básico de multiplicação é similar a todos os vírus. Os bacteriófagos podem se multiplicar por dois mecanismos alternativos: o ciclo lítico e o lisogênico. Considerando-se as etapas do ciclo lítico dos bacteriófagos T-pares, colocar os itens abaixo na ordem em que ocorrem e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


I. Durante esse processo, a bainha da cauda do fago se contrai, e o centro da cauda atravessa a parede e a membrana celular da bactéria, injetando o DNA no interior da célula.


II. Assim que o DNA viral alcança o citoplasma, o fago se utiliza da maquinaria celular para a produção de todos os componentes virais.


III. Os bacteriófagos T-pares possuem fibras na extremidade da cauda, que atuam como sítios que servem para adesão. Os receptores complementares estão na parede da célula bacteriana.


IV. A lisozima, codificada por um gene viral, é sintetizada pelo maquinário da célula hospedeira. Essa enzima destrói a parede celular bacteriana, provocando a lise da célula e liberando os novos bacteriófagos produzidos.

Alternativas
Q2273667 Biomedicina - Análises Clínicas
A covid-19 é uma doença infecciosa provocada pelo vírus SARS-CoV2, que já levou a óbito mais de 690 mil pessoas no Brasil. O Boletim Epidemiológico nº 44, publicado pelo Ministério da Saúde em 02/01/2021 (antes do início da vacinação), registrou 195.725 óbitos, ao passo que o Boletim Epidemiológico nº 141, publicado em 03/12/2022, registrou 326 óbitos. Os dados mostram a importância das vacinas desenvolvidas que ajudaram a diminuir os óbitos e as internações no Brasil e no mundo. A respeito das vacinas e suas tecnologias, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2272532 Biomedicina - Análises Clínicas
O método padrão-ouro para diagnóstico de COVID-19 é a RT-PCR. Um parâmetro importante quando do uso deste método é o denominado Cycle Threshold (CT), que os analistas de laboratório utilizam para correlacionar com a quantidade de material genético (I) do vírus presente na amostra. Deste modo, tentando-se inferir a carga viral no paciente, diz-se que o valor de CT é (II) à carga viral.
    Assinale a alternativa em que os termos correspondem a (I) e (II), respectivamente, completando corretamente a frase.
Alternativas
Q2272161 Biomedicina - Análises Clínicas
Um método bem estabelecido para amplificação de fitas de DNA para o diagnóstico de doenças é o conhecido como 
Alternativas
Q1786785 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico das doenças reumatológicas autoimunes é considerado complexo devido ao seu pleomorfismo clínico. No âmbito dos testes laboratoriais e doenças auto-imunes, é correto:
I. em doenças auto-imunes, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, Síndrome de Sjögren e Artrite Reumatóide, é comum a produção de anticorpos antinucleares, sendo este o único foco das metodologias laboratoriais modernas na descoberta dessas doenças. II. os avanços metodológicos levaram a um aumento expressivo na sensibilidade do teste e, consequentemente, à diminuição de sua especificidade, na pesquisa de anticorpos contra fator antinúcleo (FAN). III. os autoanticorpos podem refletir a presença, a natureza e a intensidade de uma resposta imune. IV. os autoanticorpos são capazes de auxiliar no diagnóstico, mas não podem ser utilizados para predizer manifestações clínicas específicas permitindo, assim, a prevenção terciária das complicações da doença.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: B