Questões de Odontologia - Microbiologia na Odontologia Pré-Clínica para Concurso

Foram encontradas 391 questões

Q2452324 Odontologia
Um adequado protocolo de controle de infecção odontológica deve ser mantido durante a rotina diária do consultório odontológico, garantindo que estas inúmeras ações necessárias sejam feitas corretamente para que o atendimento seja seguro à Equipe de Saúde Bucal e ao paciente.
Sobre as infecções odontológicas no ambiente de trabalho, considere as seguintes afirmativas e marque V para VERDADEIRAS ou F para FALSAS:

( ) Durante o atendimento odontológico a caneta de alta rotação produz aerossóis que podem ser inalados, podendo transmitir infecções respiratórias. 

( ) A transmissão direta ocorre quando os microorganismos são transmitidos inicialmente a objetos ou superfícies e em seguida para outra pessoa que toca esses objetos e superfícies.

( ) Visando evitar contaminações o profissional deve sempre reencapar a agulha da seringa carpule de forma manual.

( ) Os acidentes de trabalho como perfuração do profissional com instrumentos contendo sangue, devem ser tratados como casos de emergência médica, e a intervenção para profilaxia da infecção pelo HIV e hepatite B necessita ser iniciada logo após a ocorrência do acidente, para a sua maior eficácia.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q2438402 Odontologia
A cárie é uma doença crônica, não transmissível, complexa, multifatorial e dinâmica, causada pelo desequilibro nos processos de troca de minerais entre os dentes e o meio líquido da cavidade bucal. A esse respeito, julgue o item subsequente. 
A disbiose da cavidade bucal refere-se à estabilidade da composição da microbiota bucal, relacionada ao equilíbrio da diversidade dos microrganismos presentes na boca. 
Alternativas
Q2391529 Odontologia

Julgue o item a seguir.


As toxinas liberadas por bactérias não chegam a inflamar ou danificar o tecido gengival ao redor dos dentes, pois o sangue enviado à área afetada pela cárie torna as toxinas inertes.

Alternativas
Q2388883 Odontologia
Doença ou anomalia hereditária da proteína sanguínea, que afeta o funcionamento das plaquetas, causando sangramento excessivo. É o distúrbio mais comum de herança autossômica dominante e expressão gênica variável e o fator VIII pode ser moderadamente diminuído. Como manifestações bucais, observa-se sangramento prolongado após procedimentos odontológicos que causam injúria aos tecidos moles ou ósseo, petéquias e hematomas. Nenhum procedimento odontológico invasivo deve ser realizado até que o paciente tenha sido preparado e liberado pelo hematologista, embora a maioria dos procedimentos odontológicos, incluindo restaurações complexas, pode ser oferecida a esses pacientes. É importante enfatizar o controle e a manutenção da higiene oral, o uso de fluoretos e o controle da dieta para minimizar as doenças bucais mais prevalentes, como a cárie e a doença periodontal que podem levar à necessidade de tratamentos odontológicos invasivos. Corresponde patologia aqui descrita:
Alternativas
Q2388667 Odontologia
A Equipe de Saúde Bucal deve adotar medidas de prevenção e controle de infecção para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência odontológica realizada no consultório. Sendo assim, os materiais utilizados no processo de desinfecção possuem suas vantagens e desvantagens, a exemplo do
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: B
5: A