Questões de Concurso
Sobre lei nº 11.889 de 2008 - profissões de técnico em saúde bucal e de auxiliar em saúde bucal em odontologia
Foram encontradas 339 questões
( ) Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, ética e legal, ainda que sob a supervisão do cirurgião-dentista.
( ) Resguardar o segredo profissional.
( ) Recusar-se a exercer a profissão em âmbito público ou privado em que as condições de trabalho não sejam dignas, seguras e salubres.
As itens são, respectivamente,
I. Os ASBs e TSBs compõem, junto com os Dentistas, a equipe de saúde bucal.
II. Os TSBs e ASBs exercem suas atividades de forma autônoma, sem a presença de um supervisor.
III. A regulamentação do exercício profissional pela Lei nº 11.889/2008 mudou a nomenclatura da profissão de técnico em higiene dental para técnico em saúde bucal.
Está correto o que se afirma em
O preenchimento da ficha clínica do paciente odontológico configura atividade técnica do auxiliar e do técnico em saúde bucal, com implicações éticas e legais relativas à documentação do atendimento.
Registre V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A ficha clínica do paciente configura documento descartável após o término do tratamento odontológico, com inutilização imediata pelo serviço para liberação do espaço físico do arquivo do consultório.
( ) O preenchimento da ficha clínica admite o uso de abreviaturas informais criadas pelo profissional, com afastamento das padronizações reconhecidas pela odontologia para a documentação clínica do paciente.
( ) O registro das informações em ficha clínica abrange dados de identificação, anamnese, exame clínico, plano de tratamento e procedimentos realizados, com datação e identificação do profissional responsável pelo lançamento.
( ) A correção de anotações equivocadas em ficha clínica manuscrita realiza-se por traço simples sobre o trecho a ser substituído, com aposição da informação correta ao lado e rubrica do profissional responsável.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
O trabalho a quatro mãos contempla a atuação conjunta do cirurgião-dentista e do auxiliar ou técnico durante o atendimento ao paciente com particularidades consolidadas na literatura especializada. Sobre essa atuação, analise as afirmativas a seguir.
I.A figura do trabalho a quatro mãos fica reduzida à execução das atividades pelo cirurgião-dentista isolado no atendimento do paciente envolvido na rotina do consultório, dispensando a participação do auxiliar ou técnico durante a execução dos procedimentos clínicos.
II.O trabalho a quatro mãos contempla a atuação coordenada do cirurgião-dentista e do auxiliar ou técnico durante o atendimento do paciente envolvido na rotina do consultório, com a otimização do tempo, a ergonomia da equipe e a qualidade do atendimento prestado.
III.O trabalho a quatro mãos dispensa o conhecimento do passo a passo dos procedimentos clínicos pelo auxiliar ou técnico envolvido no atendimento do paciente, em razão da prevalência da atuação reativa sobre a antecipação das necessidades do cirurgião-dentista.
Está correto o que se afirma em:
Com base nisso, assinale a alternativa que não contempla competência do Auxiliar em Saúde Bucal.
Com base nisso, assinale a alternativa correta sobre uma função do ASB.
Considerando os princípios de ética profissional, bioética e confidencialidade no atendimento em saúde, analise as afirmativas a seguir:
( ) O ASB pode ter acesso a informações sensíveis do paciente, como dados clínicos e histórico de saúde, sendo responsável por manter o sigilo dessas informações no exercício de suas atividades.
( ) É permitido comentar casos clínicos identificáveis em redes sociais, desde que o objetivo seja educativo e não sejam divulgadas imagens do paciente.
( ) O dever de sigilo profissional pode ser quebrado em situações previstas em lei, como nos casos de notificação compulsória de doenças ou quando solicitado pela Justiça.
( ) Informações obtidas durante o atendimento odontológico podem ser compartilhadas com amigos ou familiares do paciente sem autorização, desde que o profissional considere a situação relevante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Analise as afirmativas abaixo considerando a legislação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e normas do SUS.
1. Um Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) realiza aplicação tópica de flúor em escolares, durante uma ação de saúde pública, sob a supervisão indireta do cirurgião-dentista que planejou a atividade.
2. Um Técnico de Saúde Bucal (TSB) realiza a profilaxia de pacientes no consultório odontológico, sem a presença física do cirurgião-dentista, mas seguindo protocolos previamente definidos por ele.
3. Um Técnico de Prótese Dentária confecciona próteses no laboratório odontológico, sendo responsável apenas pelo acabamento estético, sem avaliação do cirurgião-dentista quanto à indicação clínica.
4. O cirurgião-dentista que supervisiona ASB e TSB é civil e eticamente responsável pelos atos desses profissionais, devendo intervir sempre que houver risco de dano ao paciente, dentro do ambiente de trabalho sob sua supervisão.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. O ASB exerce suas atividades exclusivamente sob supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico em Saúde Bucal, conforme normas vigentes.
2. É permitido ao ASB realizar, de forma autônoma, procedimentos clínicos invasivos, desde que possua capacitação técnica comprovada.
3. Compete ao ASB executar exodontias simples em unidades básicas de saúde, quando houver delegação formal do cirurgião-dentista.
4. O ASB pode participar do processo de acolhimento do paciente, mas não lhe é permitido realizar diagnóstico clínico ou elaborar plano de tratamento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I. É atribuição do ASB realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal para as famílias, grupos e indivíduos, mediante planejamento local e protocolos de atenção à saúde. II. Compete ao ASB proceder à desinfecção e à esterilização de materiais e instrumentos utilizados na rotina clínica odontológica. III. É atribuição exclusiva do ASB, sem necessidade de supervisão, a realização da raspagem supragengival e a remoção de suturas em pacientes adultos.
Está(ão) CORRETA(S):