Questões de Museologia - Arte e Musealização para Concurso

Foram encontradas 14 questões

Q2217979 Museologia
O relatório representa um desafio para as capitais europeias com um volume de obras das antigas colônias semelhante ao da França, onde haveria pelo menos 90000 objetos procedentes da África subsaariana; 70000 deles são mantidos no Museu do Quai Branly, em Paris. Londres, Berlim, Bruxelas e Viena deram, nos últimos anos, sinais de abertura. Por exemplo, o Museu Britânico lidera o grupo de diálogo da cidade de Benin, que encabeça a criação de um centro etnográfico na antiga Edo, situada ao sul da atual Nigéria, com empréstimos que cederia ao grande museu londrino. Na Alemanha, o Ministério da Cultura anunciou há alguns meses novas subvenções para pesquisar a origem das obras que serão expostas no novo Humboldt Forum, em pleno debate público sobre a questão. Na Bélgica, o antigo Museu Real da África Central, que possui 180.000 objetos originários do continente, reabriu no início do mês rebatizado como Museu África e com um percurso repensado, que pretende refletir uma simetria entre europeus e africanos, segundo seus responsáveis.
O debate apontado pelo Relatório Sarr-Savoy (2018), a partir do levantamento de peças não ocidentais nos museus europeus e suas condições de aquisição, colocou na pauta
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994605 Museologia
Segundo Dempsey (2010), a arte conceitual foi um movimento artístico internacional sugido no final da década de 1960 e início da década de 1970 com expoentes como Joseph Kosuth, Sol Lewit, e Joseph Beuys, entre outros. No Brasil, é referência o trabalho crítico de Cildo Meireles. As ideias da arte conceitual continuam a fazer parte da arte contemporânea atual. Atualmente, artistas cujas obras não podem ser facilmente encaixadas em categorias são chamados de artistas conceituais.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Arte conceitual, também designada como arte da ideia ou arte da informação, é a arte em que ideias ou conceitos substituem a verdadeira obra. A arte conceitual questiona a obra de arte, incluindo o corpo e o intelecto do espectador na criação e recepção da arte.
( ) Os formatos de apresentação da arte conceitual são documentos, propostas escritas, filmes, vídeos, performances, fotografias, instalações, mapas ou fórmulas matemáticas, ou seja, formatos que sejam visualmente desinteressantes para enfatizar a ideia que eles transmitem.
( ) No plano do conteúdo da arte conceitual, há uma pluralidade de discursos, desde preocupações com a linguagem e a criação de narrativas, à politização dos discursos das vidas e instituições, assim como críticas às estruturas de poder da arte e condições sociais, econômicas e políticas no mundo.
( ) A arte conceitual efetuou a redescoberta da pintura no mercado de arte, cuja inevitável assimilação se tornou veículo primordial para sua popularização na sociedade contemporânea. Sua influência sobre o design gráfico da década de 1980 foi notória, sobretudo durante o período pós-moderno.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994604 Museologia
Em 1965, as primeiras imagens geradas por computador são expostas em Nova York e Stuttgart, na Alemanha. A primeira exposição de arte computadorizada tem lugar em Paris em 1971. Apesar da simplicidade, as imagens exibidas dão início a uma nova categoria da arte contemporânea que não cessa de incorporar cada vez mais possibilidades: a arte digital.
Assinale a alternativa que define corretamente arte digital.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994603 Museologia
A Op art adota ilusões de óptica com a finalidade de provocar uma confusão dos processos normais de percepção do espectador da obra de arte, de acordo com Dempsey (2010).
Assinale a alternativa que apresenta apenas as características da op art:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994602 Museologia
A imagem ao lado mostra um cartaz de autoria do designer Milton Glaser, cuja influência do movimento pop arte é citada pela historiadora da arte Amy Dempsey (2010). Nesse sentido, Dempsey aponta duas tendências na difusão da pop art , sobretudo na Europa e nos Estados Unidos na década de 1960 em diante: 1. A arte pop circunscrita ao domínio das artes visuais; 2. Pop como uma definição cultural mais ampla: música pop, ficção pop, cultura pop, etc.
Imagem associada para resolução da questão



Analise as afirmativas abaixo com relação às características da pop art presentes no cartaz de Glaser.


1. Faz uso de imagens de celebridades da época em colagens, serigrafias ou outras técnicas.
2. Usa readymades, objetos deslocados de seu contexto familiar que são reposicionados em novo contexto como obra de arte.
3. Faz uma afirmação política radical e utópica, buscando resgatar a arte da exploração comercial, numa postura anticonsumista.
4. Inspira-se no design comercial e na cultura popular. No caso do cartaz, o uso de cores intensas e de formas sinuosas demonstram as tendências psicodélicas populares da época.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: E
5: C