Questões de Meio Ambiente - Saúde Pública para Concurso

Foram encontradas 156 questões

Q2384053 Meio Ambiente
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como sendo “um estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e de enfermidade”. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), doenças causadas pela água de má qualidade matam várias crianças em todo o mundo.


Nesse contexto, assinale a alternativa que, de acordo com o que preconizam as boas práticas de higiene, está INCORRETA.
Alternativas
Q2350764 Meio Ambiente
Os resíduos de serviços de saúde (RSS) são gerados em serviços de saúde como hospitais, laboratórios e farmácias. A classificação dos RSS permite a segregação, o acondicionamento e o descarte adequados, diminuindo os riscos às pessoas e ao meio ambiente. Os medicamentos antibióticos vencidos e as agulhas pertencem, respectivamente, aos resíduos de serviços de saúde dos grupos:
Alternativas
Q2318325 Meio Ambiente

Os laboratórios de instituições de ensino como universidades são locais potencialmente produtores de resíduos classificados como RSS (Resíduos de Serviço de Saúde) e a gestão adequada destes é regulamentada pela resolução CONAMA nº 358, de 2005, que dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde. Analise as afirmações a seguir e marque a alternativa que apresenta a relação de afirmações corretas, relacionadas à resolução CONAMA em questão: 


I. Os resíduos de serviços de saúde devem ser acondicionados atendendo às exigências legais referentes ao meio ambiente, à saúde e à limpeza urbana, e às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.

II. É facultativa a segregação dos resíduos na fonte e no momento da geração, de acordo com suas características, para fins de redução do volume dos resíduos a serem tratados e dispostos, garantindo a proteção da saúde e do meio ambiente.

III. Os veículos utilizados para coleta e transporte interno dos resíduos de serviços de saúde devem atender às exigências legais e às normas da ABNT.

IV. Cabe aos órgãos ambientais competentes dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a fixação de critérios para determinar quais serviços serão objetos de licenciamento ambiental, do qual deverá constar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). 

Alternativas
Q2318315 Meio Ambiente

Sobre o gerenciamento dos grupos de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), segundo a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC No 222, de 28 de março de 2018, analise as afirmações a seguir:  


I. As culturas e os estoques de microrganismos, bem como os meios de cultura e os instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas contendo microrganismos das classes de risco 3 e 4 podem ser tratados fora da unidade geradora, desde que este tratamento ocorra nas dependências do serviço de saúde. 

II. Só podem ser destinados para compostagem forrações de animais de biotérios que não tenham risco biológico associado, os resíduos de flores, podas de árvores, jardinagem, sobras de alimentos e de seu pré-preparo, restos alimentares de refeitórios e restos alimentares de pacientes em isolamento. 

III. Os RSS do Grupo B destinados à recuperação ou reutilização devem ser acondicionados em recipientes individualizados, observados os requisitos de segurança e compatibilidade. 


Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q2318313 Meio Ambiente

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC No 222, de 28 de março de 2018, analise as informações a seguir: 


I. Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) do Grupo A que não precisam ser obrigatoriamente tratados e os RSS, após o tratamento, são considerados rejeitos e devem ser acondicionados em saco preto. 

II. Os sacos para acondicionamento de RSS do grupo A devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 (dois terços) de sua capacidade ou então a cada 48 (quarenta e oito) horas, independentemente do volume, visando ao conforto ambiental e à segurança dos usuários e profissionais.

III. A sala de utilidades ou expurgo pode ser compartilhada para o armazenamento temporário dos RSS dos Grupos A, B e E, devendo ser compatível com a área a ser ocupada pelos coletores em uso. 

IV. O coletor utilizado para transporte interno deve ser constituído de material liso, rígido, lavável, impermeável, provido de tampa articulada ao próprio corpo do equipamento, cantos e bordas arredondados.

V. Os RSS do Grupo D devem ser acondicionados de acordo com as orientações dos órgãos locais responsáveis pelo serviço de limpeza urbana. 


Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: A
5: C