Questões de Veterinária - Grandes Animais para Concurso

Foram encontradas 156 questões

Q2373335 Veterinária
O criptorquidismo consiste em um distúrbio caracterizado pela falha na descida de um ou ambos os testículos para o escroto, sendo considerado como o mais prevalente defeito do desenvolvimento não letal do cavalo. A respeito dessa enfermidade,
Alternativas
Q2308179 Veterinária
Quase todos os grandes animais, a menos que tenham uma demanda baixa de oxigênio, têm um sistema de distribuição voltado para o movimento de líquido, chamado sangue. São funções do sangue:


I. Transporte de nutrientes e hormônios. II. Transporte de gases. III. Transporte de calor. IV. Transmissão de força hidráulica.


Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2303147 Veterinária
A diarreia de bezerros neonatos é um problema de bem-estar, além de ser um importante fator econômico em razão das taxas de morbidade e de mortalidade, dos custos do tratamento e do retardo no desenvolvimento dos animais. Trata-se de um exemplo de doença complexa ou multifatorial que resulta da interação de fatores relacionados ao bezerro, ao ambiente, ao manejo nutricional e aos microrganismos infecciosos. Em relação à doença e seus diversos aspectos, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Escherichia coli é um microrganismo frequentemente associado aos casos de diarreia de bezerros recém-nascidos.
( ) Dictyocaulus viviparus é um parasito causador de lesões na mucosa do intestino grosso dos animais até os 15 dias de vida.
( ) A enterite viral causa redução das microvilosidades e diarreia por má absorção devido à diminuição da superfície que tem função de absorver.
( ) A adesão da Escherichia coli à superfície mucosa dos enterócitos é mediada por estruturas proteicas filamentosas denominadas fímbrias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Médico Veterinário |
Q2293779 Veterinária
Suínos são, em geral, devido ao seu tamanho e curtos ciclos de reprodução, animais experimentais adequados para muitas técnicas cirúrgicas que exigem as dimensões de um ser humano (por exemplo, fígado, rim, coração, circulação sanguínea e intestino) (FRUHAUF et al., 2004). Além disso, existe uma forte semelhança morfológica e funcional dos sistemas orgânicos acima mencionados entre humanos e porcos (KAISER et al., 2006). Porém, os suínos são animais muito sensíveis à contenção e à anestesia. Em alguns casos, estes eventos produzem hipertermia maligna, que provoca rigidez muscular, taquipneia, taquicardia e hipertermia retal seguida pela dispneia, arritmias cardíacas, apneia e morte (DAMY et al., 2010). Levando-se em conta tais considerações, a preparação pré-anestésica de suínos deve incluir: 
Alternativas
Q2245084 Veterinária
Dadas as afirmativas sobre a transfusão sanguínea em equinos e bovinos,
I. O plasma colhido, separado e armazenado a -18 °C até 12 horas após a colheita, é chamado de plasma fresco congelado. O congelamento protege os fatores de coagulação lábeis V e VIII, e, portanto, o plasma fresco congelado contém todos os fatores de coagulação, além de todas as proteínas plasmáticas e imunoglobulinas (Ig).
II. A transfusão sanguínea em grandes animais deve ser vista como medida terapêutica emergencial e de efeito limitado e transitório, visto que o tempo de vida das hemácias transfundidas é bastante curto: 2 (dois) a 6 (seis) dias em equinos e 2 (dois) a 3 (três) dias em bovinos.
III. Em equinos, em casos de hemorragia aguda intensa em andamento, um Ht menor que 20% representa um esgotamento de reservas esplênicas de hemácias e indica necessidade de transfusão.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: B