Questões de Concurso
Sobre sílaba: monossílabos, dissílabos, trissílabos, polissílabos em português
Foram encontradas 495 questões
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
TEXTO I
A triste história de Kluge Hans, o cavalo que calculava
Uns 120 anos atrás, uma das maiores celebridades da ciência mundial era Kluge Hans (João Esperto, em alemão), o cavalo que, segundo o seu dono, sabia somar, subtrair, multiplicar, dividir, operar com frações, dizer as horas e calcular dias da semana.
O proprietário, o professor de matemática e treinador de cavalos amador Wilhelm von Osten, exibia Hans publicamente, sem cobrar ingresso, para grande espanto da audiência. Por exemplo, quando Von Osten perguntava "se o oitavo dia do mês é uma terça-feira, em que data cai a sexta-feira seguinte?", Hans respondia batendo o casco no chão 11 vezes.
Os céticos diziam que era fraude, que Von Osten passava as respostas ao bicho por meio de sinais. Mas Hans acertava mesmo quando o dono estava ausente e as perguntas eram feitas por outra pessoa. Assim, a lenda do cavalo que calculava não parava de crescer.
Perante o interesse do público, a autoridade educacional da Alemanha criou uma comissão de 13 especialistas para investigar o fenômeno. Além do psicólogo Carl Stumpf, que a presidia, ela incluía um veterinário, um gerente de circo, um oficial de cavalaria, vários professores e o diretor do zoológico de Berlim. Em setembro de 1904 saiu o relatório, o qual inocentava Von Osten de qualquer truque.
Então, o biólogo e psicólogo Oskar Pfungst decidiu testar as habilidades do cavalo em diferentes condições: usando outras pessoas para questionar Hans; isolando o questionador e o cavalo do público; variando se Hans podia ver o questionador ou não; e até se o questionador sabia as respostas ou não.
Dessa forma, ele confirmou que não importava quem fazia as perguntas, o que comprovava que não havia má-fé da parte de Von Osten. Por outro lado, Pfungst constatou que Hans só respondia corretamente quando podia ver o questionador e este conhecia as respostas! De algum modo subconsciente, o questionador passava as respostas ao cavalo... E isso acontecia até quando era o próprio Pfungst quem questionava!
A descoberta lançou o descrédito sobre o pobre Hans, o que era muito injusto: mesmo não sendo capaz de calcular, Hans era um animal notável, com uma capacidade extraordinária para ler a expressão facial e a linguagem corporal dos humanos, melhor do que nós próprios somos capazes.
Von Osten não ficou convencido com as conclusões de Pfungst e continuou exibindo o seu fenômeno até morrer, em 1909. A partir daí, Hans passou por vários donos e acabou sendo alistado para servir na 1ª Guerra Mundial. O seu registro termina em 1916, quando, acredita-se, foi morto em combate.
VIANA, Marcelo. Folha de S.Paulo. Folha Corrida, 20 dez. 2023, p. B8 (adaptado).
Leia o trecho do texto I a seguir.
"[...] o biólogo e psicólogo Oskar Pfungst decidiu testar as habilidades do cavalo em diferentes condições: usando outras pessoas para questionar Hans; isolando o questionador e o cavalo do público; variando se Hans podia ver o questionador ou não; e até se o questionador sabia as respostas ou não."
Com relação aos aspectos ortográficos, assinale a alternativa correta.
Inovações para a agricultura sustentável
Vincent Martin, diretor do Escritório de Inovação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), disse à CNN por e-mail que “várias startups de tecnologia agrícola surgiram nos últimos anos para enfrentar desafios regionais na produção de alimentos, especialmente investindo em agricultura protegida”.
Essas empresas estão se adaptando à realidade do calor extremo por meio de inovações em culturas mais resistentes, ambientes controlados, irrigação inteligente e energias renováveis. No entanto, Martin ressalta que expandir essas soluções para pequenos agricultores e superar barreiras de custo são desafios cruciais para uma adaptação mais ampla.
“O investimento contínuo em pesquisa, infraestrutura, políticas públicas e educação dos agricultores será essencial”, acrescentou.
Fonte: CNN. Adaptado.
Releia o trecho do texto I a seguir:
“[...] para cultivar uma presença digital que reflita a verdadeira complexidade e autenticidade da experiência humana, promovendo a valorização do indivíduo para além das métricas virtuais.”
Sobre os aspectos fonéticos e ortográficos, analise as afirmativas a seguir:
I. As palavras “indivíduo” e “métricas” são proparoxítonas, com acentuação tônica na antepenúltima sílaba.
II. Os termos “uma”, “do” e “que” são monossílabos átonos proferidos de forma fraca e nunca são acentuados.
III. Os substantivos “autenticidade” e “complexidade” foram escritos incorretamente devido a erros de digitação.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considerando-se a classificação silábica, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Dissílaba.
(2) Trissílaba.
(3) Polissílaba.
( ) Expressar, correto, progresso.
( ) Friíssimo, averiguei, genuíno.
( ) Ágil, algum, transpor.
I. A palavra "orgânico" é proparoxítona, pois a sílaba tônica é a antepenúltima.
II. A palavra "saúde" é paroxítona, pois a sílaba tônica é a penúltima.
III. A palavra "periódico" é paroxítona, pois a sílaba tônica é a penúltima.
Das assertivas, é correto afirmar que:
I- Apalavra “pesquisadores” possui cinco sílabas e é classificada como polissílaba.
II- Apalavra “chineses” possui três sílabas e é classificada como dissílaba.
III- Apalavra “mídia” possui duas sílabas e é classificada como monossílaba.
IV- Apalavra “anunciaram” possui cinco sílabas e é classificada como polissílaba.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Hábito simples ajuda a reduzir dor na lombar, segundo estudo
Por André Nicolau
(Disponível em: catracalivre.com.br/saude-bem-estar/habito-dor-na-lombar/ – texto adaptado especialmente para esta prova).
A seguir, as palavras extraídas do trecho são separadas e classificadas de acordo com o número de sílabas. Identifique a alternativa que apresenta a separação ou a classificação ERRADA:
Marque alternativa que NÃO CONTENHA uma justificativa plausível para a acentuação gráfica de qualquer uma das três palavras em destaque:
Distância - árvore - chevrolé - coleção – abstêmios - têm – importância - ordinária - préstimo
( ) Distância - A sílaba tônica é oxítona. ( ) Árvore - A sílaba tônica é paroxítona. ( ) Chevrolé - A sílaba tônica é oxítona. ( ) Coleção - A sílaba tônica é paroxítona. ( ) Abstêmios - A sílaba tônica é proparoxítona. ( ) Têm - A sílaba tônica é oxítona. ( ) Importância - A sílaba tônica é paroxítona. ( ) Ordinária - A sílaba tônica é paroxítona. ( ) Préstimo - A sílaba tônica é paroxítona.
Assinale a alternativa com a sequência correta: