Questões de História - Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975) para Concurso

Foram encontradas 28 questões

Q2348044 História
Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: Consideramos essas verdades como autoevidentes que todos os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.
Eu tenho um sonho hoje. Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de “interposição” e “anulação”, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje. (Martin Luther King Jr.)

O trecho destacado do discurso “Eu tenho um sonho” durante a “Marcha para Washington” do pastor batista estadunidense Martin Luther King Jr. deve ser entendido no contexto
Alternativas
Q2304540 História
Que é, pois, ser velho na sociedade capitalista? É sobreviver. Sem projeto, impedido de lembrar e de ensinar, sofrendo as adversidades de um corpo que se desagrega à medida que a memória vai-se tornando cada vez mais viva, a velhice, que não existe para si mas somente para o outro. E este outro é um opressor. (BOSI, 1998, p. 8).
De acordo com o trecho acima e considerando a relação entre memória e sociedade na obra de Bosi, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2204952 História
Imagem associada para resolução da questão

Capa da revista ilustrada em quadrinhos “Aliança Para o Progresso: Plano de 10 pontos do Presidente Kennedy para a Família de Nações Americanas”. Rio de Janeiro: Bloch, sem data.
Aliança para o Progresso foi um programa de assistência ao desenvolvimento socioeconômico da América Latina formalizado pelos Estados Unidos e 22 outras nações do hemisfério, entre elas o Brasil, mediante a assinatura da Carta de Punta del Este, em 1961.
Considerando o contexto histórico em que esse programa foi implementado, assinale a afirmativa que descreve corretamente um de seus objetivos.
Alternativas
Q2204943 História
A economia de livre mercado, organizada a partir do desenvolvimento do sistema capitalista desde a segunda metade do século XIX, sustenta-se em um conjunto de princípios básicos que explicam sua organização e funcionamento.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente um desses princípios básicos.
Alternativas
Q1740411 História
A condição dos estados estrangeiros não é o que era antes; eles inventaram o navio a vapor e introduziram mudanças radicais na arte da navegação. Eles também construíram seus exércitos em um estado de grande eficiência e possuem instrumentos de guerra de grande poder e precisão; em suma, têm licença para serem poderes formidáveis. Se, portanto, persistentemente nos apegamos a nossos sistemas antiquados, o céu sabe apenas que poderosa calamidade pode acontecer em nosso Império. – Adaptado de uma carta escrita por Lord Ii a Lord Tokugawa, 1847.
O período da história do Japão que se sucedeu após a constatação exposta no texto ficou conhecido como:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: E
5: D