Questões de História - Primeira metade do século XX: Revolução Mexicana, peronismo e cardenismo para Concurso

Foram encontradas 17 questões

Q2334078 História

Julgue o item a seguir. 


Em 1910, um conjunto de agricultores mexicanos insurgiu-se contra as diretrizes impostas pelo governo em seu país. Essa revolta persistiu por nove anos, envolvendo guerrilhas, atos de sabotagem e cercos contínuos às forças rebeldes. Esse acontecimento ficou conhecido como o Movimento Zapatista. 

Alternativas
Q2316737 História

Julgue o item a seguir.


A Revolução Mexicana destaca-se como uma das maiores revoluções camponesas na história da América Latina. É irônico observar que, ao mesmo tempo em que o proletariado latino-americano se engajava em significativas batalhas com uma relativa independência de classe, a classe trabalhadora europeia também seguia um caminho semelhante em suas lutas e ideais.

Alternativas
Q2210598 História

Analise o detalhe do mural conhecido como Epopeia do povo mexicano, pintado por Diego Rivera entre 1929 e 1935.

Imagem associada para resolução da questão

No alto da parte central do mural, Rivera representou os exércitos triunfantes de Zapata e Pancho Villa conduzindo o povo ao poder com o estandarte “Terra e Liberdade”.


A respeito dos projetos revolucionários e da composição social da Revolução Mexicana (1910-1917), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2167203 História

Para responder à questão, considere o fragmento abaixo:


“O primeiro grande acontecimento do século XX latino-americano merecedor de uma atenção especial é, sem dúvida, a Revolução Mexicana de 1910. Além de ser a primeira grande revolução social daquele século, ela pôs em evidência alguns dos grandes problemas do continente tais como a questão da terra e dos camponeses, os temas em torno do autoritarismo político, os conflitos étnicos e os embates sobre as produções da cultura nacional.” (PRADO, Maria Ligia & PELEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014. Página 101).


A Revolução Mexicana começou a partir de uma questão político-eleitoral envolvendo Porfírio Díaz e Francisco I Madero. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas sobre esse período.
( ) Quando Madero foi posto em liberdade condicional, fugiu para os Estados Unidos e organizou uma resposta armada às fraudes nas eleições, e fez circular o Plano de San Luis, no qual conclamava todos a lutarem para que as terras continuassem em mãos das comunidades camponesas.
( ) Quando Madero conclamou a todos para a derrubada de Porfírio Díaz, Zapata aderiu à causa e comandou o Exército Libertador do Sul e contribuiu para a vitória das forças revolucionárias em um primeiro momento.
( ) Madero determinou a manutenção do armamento de todos os exércitos que viabilizaram sua chegada ao poder.
( ) Madero era pertencente a uma rica família de latifundiários e sua candidatura ganhou adeptos pois, como membro do Clube Central Antirreeleição, criado um ano antes, havia viajado pelo país pregando a democracia e o princípio da não reeleição.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1927953 História

Quanto ao período da Revolução Mexicana, julgue (C ou E) o item a seguir. 


A ascensão de Álvaro Obregón ao poder, em 1920, levou a um investimento em políticas culturais ambiciosas, que iam desde iniciativas contra o analfabetismo até o fomento de coleções literárias contendo textos nacionais e internacionais tidos por necessários à formação para a cidadania. Também remonta a esse momento a criação do Departamento de Belas-Artes. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: B
5: C