O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A MAIOR Black Friday está chegando. Inscreva-se e saia na frente 🧡

Questões de História - Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917 para Concurso

Foram encontradas 78 questões

Q1798828 História
(Concurso Milagres/2018) “A Grande Revolução de Outubro foi uma revolução sem exemplo na história da humanidade. Seu inspirador, seu chefe e se organizador foi o partido dos bolcheviques, seu comitê central, dirigido por Lenine.” (REED, John. Os dez dias que abalaram o mundo. São Paulo: Global Editora, 1978, p. 17) Sobre a Revolução citada acima, podemos corretamente assinalar:
Alternativas
Q1758635 História

ANTECEDENTES: REVOLUÇÃO RUSSA:


A Guerra Civil Russa está diretamente relacionada com a ............................................ Isso porque, em ......................................, os bolcheviques realizaram a tomada de poder de locais estratégicos de Petrogrado (atual .................................), a capital russa na época, e derrubaram o governo provisório que estava instalado na Rússia desde o começo do ano, quando caiu a monarquia czarista.

Sob a liderança de ............................................, os bolcheviques proclamaram um ............................................................. e iniciaram o período de montagem de um novo Estado na Rússia. Na teoria, o Estado bolchevique surgia para atender aos interesses dos sovietes, mas, na prática, à medida que o Estado socialista foi sendo construído os sovietes foram sendo afastados do poder.


Junto da reconstrução do Estado russo, os bolcheviques também retiraram o país da ............................................................................., conflito que há anos sangrava a economia russa e contribuía para aumentar o sofrimento da população. Para isso, os bolcheviques assinaram o..........................................................., no qual os russos aceitaram realizar enormes concessões de terras para alemães e turcos.


Escolha dentre as opções, aquela que corresponde de forma correta ao preenchimento da questão.

Alternativas
Q1757964 História

- ANTECEDENTES: REVOLUÇÃO RUSSA:

A Guerra Civil Russa está diretamente relacionada com a ............................................ Isso porque, em ......................................, os bolcheviques realizaram a tomada de poder de locais estratégicos de Petrogrado (atual .................................), a capital russa na época, e derrubaram o governo provisório que estava instalado na Rússia desde o começo do ano, quando caiu a monarquia czarista. Sob a liderança de ............................................, os bolcheviques proclamaram um ............................................................. e iniciaram o período de montagem de um novo Estado na Rússia. Na teoria, o Estado bolchevique surgia para atender aos interesses dos sovietes, mas, na prática, à medida que o Estado socialista foi sendo construído os sovietes foram sendo afastados do poder. Junto da reconstrução do Estado russo, os bolcheviques também retiraram o país da ............................................................................., conflito que há anos sangrava a economia russa e contribuía para aumentar o sofrimento da população. Para isso, os bolcheviques assinaram o..........................................................., no qual os russos aceitaram realizar enormes concessões de terras para alemães e turcos.

Escolha dentre as opções, aquela que corresponde de forma correta ao preenchimento da questão.

Alternativas
Q1740413 História
"Diminuir o ritmo significaria ficar para trás. E aqueles que ficam para trás são derrotados. Mas não queremos ser derrotados. Não, nos recusamos a ser derrotados! Uma característica da história da velha Rússia foram os contínuos espancamentos que ela sofreu [...]. Todos a venceram – por causa de seu atraso, por causa de seu atraso militar, atraso cultural, atraso político, atraso industrial, atraso agrícola. Eles bateram nela porque era lucrativo e poderia ser feito com impunidade. [...] Essa é a lei dos exploradores – derrotar os atrasados e os fracos. É a lei da selva do capitalismo. Você é atrasada, é fraca – portanto, você está errado; portanto, você pode ser derrotado e escravizado. Você é poderoso – portanto, você está certo; portanto, devemos ser cautelosos com você. É por isso que não devemos mais ficar para trás ". Joseph Stalin, discurso proferido na primeira Conferência de Todos os Sindicatos do Pessoal Líder da Indústria Socialista, 4 de fevereiro de 1931
O significado do discurso de Stálin expresso no texto reflete o contexto econômico soviético que pode ser compreendido a partir:
Alternativas
Q1730075 História
Vista popularmente como guerra contra todos os privilégios, a ideologia prática da Revolução Russa devia menos a Marx – cujas obras mal eram conhecidas pelas massas semianalfabetas – e mais aos costumes igualitários e anseios utópicos do campesinato. Muito antes de ser escrita por Marx, o povo russo vivera segundo a ideia de que o excesso de riqueza era imoral, que toda propriedade era roubo e que o trabalho manual era a única fonte verdadeira de valor. (FIGES, Orlando. Uma história cultural da Rússia. Rio de Janeiro: Record, 2017, p.528)
O texto remete à origem popular do impulso revolucionário, presente na Rússia do início do século XX. Esse impulso
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: E
5: C