O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

POUCAS UNIDADES Aproveite o lote atual com 50% de desconto!

COMPRE AGORA

Questões de Geologia - Hidrogeologia para Concurso

Foram encontradas 121 questões

Q1103801 Geologia

Observe a figura a seguir.


A figura representa os domínios morfoclimáticos brasileiros, que estão enumerados de 1 a 6.

Sobre esses domínios, são feitas as seguintes afirmativas:

I. O domínio morfoclimático 2 representa um dos três espaços semiáridos da América do Sul, com um grande vazio de precipitações, com temperaturas elevadas e geralmente constantes. A pluviosidade nesse domínio varia de 260 a 800 mm. Presença de rochas com mantos de alteração rasos.

II. O domínio morfoclimático 1 apresenta precipitações que variam de 1.600 a 3.600 mm, com elevadas temperaturas, presença de ilhas fluviais florestadas, com desenvolvimento de atividades agropecuárias e minerárias, cujos resultados foram degradação da cobertura vegetal e esgotamento dos solos.

III. O domínio morfoclimático 3 apresenta uma área de, aproximadamente, 1,9 milhões de Km2 e tem duas estações bem definidas, sendo uma seca e outra chuvosa. Observa-se uma vegetação com árvores de galhos tortuosos e com uma casca dura e grossa.

Estão corretas as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1103797 Geologia
“Para planejar e prever, a médio e a longo prazos, a temática da água nas minas, [são necessários] estudos (...) que culminem na modelagem do fluxo de água e do fluxo de contaminantes para predizer seus comportamentos ao longo do tempo. Para isto, sempre é preciso partir de um modelo conceitual que reflita perfeitamente todas as circunstâncias, baseando-se na identificação das unidades hidrogeológicas, nas estruturas, nas condições de contorno, nos mecanismos de recarga/descarga etc. Um aspecto importante da modelagem é o balanço hídrico para se quantificar a contribuição de águas de diversas origens na recarga e na descarga do contexto da mina.” Fonte: RUBIO, R. F. Gestão dos recursos hídricos e a mineração: visão internacional. In: DOMINGUES, A. F.; BOSON, P. H. G.; ALIPAZ, S. (Org.) A gestão dos recursos hídricos e a mineração - Agência Nacional de Águas. Brasília: 2006. p. 46. Adaptado. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A modelagem do fluxo de água e do fluxo de contaminantes é uma ferramenta de gestão de recursos hídricos. PORQUE II. A modelagem do fluxo da água e do fluxo de contaminantes fornece insumos para planejar e prever a temática da água nas minas, a partir, por exemplo, da modelagem do balanço hídrico.
A respeito dessas asserções e da relação entre elas, assinale a opção CORRETA.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1103795 Geologia

Sabe-se que as águas subterrâneas são, geralmente, mais protegidas do que as águas da superfície. Entretanto, tais águas podem, também, ser contaminadas pelas atividades humanas. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre o tipo de problema que águas subterrâneas podem apresentar à respectiva causa.

COLUNA I

1. Contaminação de poços

2. Intrusão salina

3. Poluição do aquífero

COLUNA II

( ) Proteção inadequada dos aquíferos, sendo que estes sofrem descargas de materiais antropogênicos e outras derivadas de atividades urbano-industriais e agropecuárias.

( ) Aconstrução do poço foi inadequada e resultou na entrada direta de água superficialou subterrânea rasa contaminada.

( ) Extração excessiva de água doce do aquífero, e posterior fluição induzida de água subterrânea salina, que já pode estar contaminada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1085633 Geologia
Leia o texto publicado na Revista Exame:
Estudos desenvolvidos por pesquisadores das Universidades Federal do Pará e do Amazonas, aponta que a Amazônia possui uma reserva de água subterrânea com volume estimado em mais de 160 trilhões de metros cúbicos...O volume é 3,5 vezes maior do que o do Aquífero Guarani... “A reserva subterrânea representa mais de 80% do total da água da Amazônia. A água dos rios amazônicos, por exemplo, representa somente 8% do sistema hidrológico do bioma e as águas atmosféricas têm, mais ou menos, esse mesmo percentual de participação”,
O estudo indicou que o aquífero, teria um depósito de água doce subterrânea com volume estimado em 86,4 trilhões de metros cúbicos...O Aquífero Alter do Chão integra um sistema hidrogeológico que abrange as bacias sedimentares do Acre, Solimões, Amazonas e Marajó. De forma conjunta, essas quatro bacias possuem, aproximadamente, uma superfície de 1,3 milhão de quilômetros quadrados... Denominado pelos pesquisadores de Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga), o sistema hidrogeológico começou a ser formado a partir do período Cretáceo, há cerca de 135 milhões de anos. Em razão de processos geológicos ocorridos nesse período foi depositada, nas quatro bacias sedimentares, uma extensa cobertura sedimentar, com espessuras da ordem de milhares de metros...O Saga é um sistema hidrogeológico transfronteiriço, uma vez que abrange outros países da América do Sul. Mas o Brasil detém 67% do sistema”...Uma das limitações à utilização da água disponível no reservatório, contudo, é a precariedade do conhecimento sobre a sua qualidade, apontaram os pesquisadores.
Além disto, a Amazônia transfere, na interação entre a floresta e os recursos hídricos, associada ao movimento de rotação da Terra, cerca de 8 trilhões de metros cúbicos de água anualmente para outras regiões do Brasil. Essa água, que não é utilizada pela população que vive aqui na região, representa um serviço ambiental colossal prestado pelo bioma ao país, uma vez que sustenta o agronegócio brasileiro e o regime de chuvas responsável pelo enchimento dos reservatórios produtores de hidroeletricidade nas regiões Sul e Sudeste do país”, avaliam os pesquisadores. (Fonte: Revista Exame. Amazônia tem oceano subterrâneo. https:// exame.abril.com.br/tecnologia/amazonia-tem-oceano-subterraneo/)
Sobre o tema discutido no texto, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto trata sobre aquíferos de porosidade primária. II. O desmatamento em curso na Amazônia tende a aumentar os eventos climáticos extremos em outras regiões do Brasil, como a seca na região Sudeste em 2014. III. O Saga hoje é o maior aquífero do mundo, porém é muito pouco estudado. IV. Os pacotes sedimentares que compõem o Saga, são todos compostos de grãos bem selecionados, com predomínio de areias.
Estão corretas as afirmativas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1085622 Geologia
Observe os climogramas abaixo. Os mesmos representam duas cidades hipotéticas, sendo que no lado esquerdo de cada gráfico, representado pelas barras, temos a precipitação e o direito e representado pelas linhas, temos a temperatura


Fonte: Adaptado de RUDDIMAN W. F. A Terra Transformada. Ed. Bookman, Porto Alegre, 2016.
Agora analise as afirmativas sobre os processos naturais e geológicos que ocorrem nestas duas regiões.
I. Na região A predomina o intemperismo químico e na região B predomina o intemperismo físico. II. A região A é uma região de clima subtropical, enquanto a Região B é de clima semiárido. III. Na região B temos formação de Argilas Gibbsíticas e na região A predominam os solos arenosos. IV. Na região A temos normalmente solos bem desenvolvidos e argilosos, na região B os solos são mais rasos e arenosos em geral.
Estão corretas as afirmativas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: B
5: D