Questões de Geografia - Globalização para Concurso

Foram encontradas 581 questões

Q3010810 Geografia
Sobre o Mercosul, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:

I. Foi criado em 26 de março de 1980, pelo o TRATADO DE ASSUNÇÃO.

II. O Paraguai, membro desde a criação do Mercosul, foi suspenso da forma temporária do bloco em função da deposição do ex-presidente Fernando Lugo em junho de 2012. Cabe dizer que o Paraguai só foi suspenso dos acordos políticos, pois os econômicos continuaram em vigor. No entanto, em 2013 foi reincorporado à instituição.

III. A Venezuela, que aderiu ao bloco em 2012, foi suspensa em 2017. Isso porque o país não estava cumprindo os objetivos traçados, sobretudo, relacionados com a democracia e os direitos humanos.

IV. A Bolívia, deu mais um passo para sua incorporação efetiva ao bloco em 2015, quando assinou um Protocolo de Adesão ao Mercosul.

V. Atualmente, o Mercosul é composto por Estados Partes, que possuem voz e voto. Estados Associados, que apenas participam das discussões e participam de alguns acordos com o bloco, mas não tem poder de decisão. E, por fim, Estados Observadores, que apenas acompanham as reuniões e discussões.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q3008454 Geografia
Milton Santos, ao analisar a globalização, o faz sob diversas características. Analise as seguintes afirmativas:
I. Globalização com a ideia de aldeia global como se todos soubessem o que se passa no mundo, bem como a informação do encurtamento das distâncias no qual o mundo se tornou ao alcance de nossas mãos. II. Globalização se apresenta como um processo que aumenta o desemprego crônico, a pobreza, assim como a fome e a falta de abrigo que se generaliza em todo o mundo.
Assinale a alternativa CORRETA. As afirmativas I e II correspondem, respectivamente a: 
Alternativas
Q2953188 Geografia

Imagem associada para resolução da questão

Com relação à ideia apresentada pela pesquisadora, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Vivenciamos um espaço fluido, não-localizável mecanicamente, e um tempo irreversível, imprevisível e simultâneo.

( ) Experimentamos um mundo onde a desconexão entre espaço e tempo cria novas bases de percepção e de explicação da realidade.

( ) Realizamos práticas sociais em um mundo em que o tempo único é responsável pela compressão do espaço.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2953176 Geografia

“O período técnico-científico que caracteriza a produção e o consumo de bens e serviços na atualidade tem como um dos grandes veículos de sua afirmação histórica as empresas transnacionais. A internacionalização das grandes companhias conseguiu estender as suas redes de atuação por todo o mundo, utilizando a mão de obra mais barata dos países subdesenvolvidos e atingindo a elevação das taxas de lucro, de uma forma que não era mais possível quando atuavam apenas nos mercados centrais. A capilaridade das empresas transnacionais as tornou parceiras necessárias e, ao mesmo tempo, ameaçadoras dos Estados nacionais.”

(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo, 2007.)

Assinale a opção que indica um dos objetivos que levou as empresas transnacionais a atuarem nos países subdesenvolvidos, entre as décadas de 1960 e 1970.

Alternativas
Q2953149 Geografia

“A intensificação da conexão entre os lugares do planeta ao longo do processo de globalização tem levantado importantes questões sobre os conceitos de território e de rede na atualidade. O aumento da importância e do volume dos fluxos de bens, de mercadorias e de pessoas levou vários geógrafos a crer que a concepção tradicional sobre o território, com suas fronteiras bem demarcadas e o enraizamento dos grupos sociais, estava em vias de acabar. No entanto, novas formas de territorialização têm mostrado que a relação entre territórios e redes é ainda um tema aberto para a pesquisa geográfica.”

(Adaptado de: HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)

Considerando as relações entre os conceitos de rede e território, analise as afirmativas a seguir.

I. As redes jamais preenchem o espaço em sua totalidade, permanecendo muitos interstícios para outras formas de organização do espaço.

II. A desterritorialização por meio das redes, especialmente as redes de capital financeiro e da sociedade de consumo, é um processo inexorável rumo a um mundo sem territórios.

III. As redes mais extrovertidas ignoram ou destroem fronteiras e territórios, enquanto as mais introvertidas acabam estruturando novos territórios, fortalecendo processos dentro dos limites de suas fronteiras.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: D
5: B