Questões de Concurso Sobre fisioterapia

Foram encontradas 18.383 questões

Q3455384 Fisioterapia
Envolvendo uma interação complexa de fatores biológicos, psicológicos e sociais, a fragilidade em idosos é uma síndrome multidimensional, clinicamente reconhecível, que resulta da diminuição de reservas energéticas e de alterações relacionadas ao envelhecimento. Os critérios de fragilidade propostos por Fried et al. (2001) incluem cinco indicadores. Assinale a alternativa que não é considerada um destes critérios. 
Alternativas
Q3455373 Fisioterapia
Um fisioterapeuta da UBS avalia um paciente que sofreu um infarto do miocárdio e encontra-se acamado, em domicílio. Qual das opções abaixo não pode ser considerada uma consequência do repouso prolongado no leito?
Alternativas
Q3435670 Fisioterapia
A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) é um modelo para a organização e documentação de informações sobre funcionalidade e incapacidade (OMS 2001). Ela conceitualiza a funcionalidade como uma ‘interação dinâmica entre a condição de saúde de uma pessoa, os fatores ambientais e pessoais. Os domínios: “Estrutura do corpo”, “Função do corpo”, “Atividade” e “Participação” compõem a CIF. De acordo com as opções relacionadas, assinale o instrumento de avaliação que contemple o domínio “Função do corpo”.
Alternativas
Q3435669 Fisioterapia
O processo de transição do paciente da ventilação mecânica invasiva até a respiração espontânea se chama desmame, a maioria dos pacientes não tem dificuldades neste processo. Entretanto, alguns casos podem levar mais tempo do que o necessário. Sobre este processo, escolha a alternativa correta.
Alternativas
Q3435668 Fisioterapia
Paciente A.C.D, 61 anos, sexo masculino, apresentando diagnóstico clínico de Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), Classe IV, na lista de espera para o Tx (transplante) cardíaco, internado há 02 semanas na Clínica Médica, por apresentar instabilidade hemodinâmica e piora clínica: fadiga aos pequenos e médios esforços, FE (fração de ejeção) de 23% e dispneia. Após investigação e início de tratamento visando a sua estabilização e melhora clínica foi identificado por meio de exame de imagem e exame físico a presença de Edema Agudo de Pulmão. De acordo com o pressuposto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3435667 Fisioterapia
Quanto ao atendimento do paciente neurocrítico no ambiente de urgência e emergência e terapia intensiva, escolha a alternativa correta.
Alternativas
Q3435666 Fisioterapia
A.D.C, 10 anos, apresentando diagnóstico clínico de Distrofia Muscular de Duchenne, internado em unidade hospitalar há 04 semanas e assistido, diariamente, pela equipe multidisciplinar. Atualmente, por meio da avaliação fonoaudiológica, foi diagnosticado com quadro de disfagia, pois apresentava engasgos frequentes, correndo grave risco de broncoaspiração. Durante a reunião clínica, o fisioterapeuta responsável pelo caso, mencionou sobre a avalição funcional do paciente, que levou a equipe a questionar sobre os critérios para a realização de uma traqueostomia, visando a proteção das suas vias aéreas e um melhor desfecho clínico. Diante deste pressuposto, julgue as assertivas e assinale a única correta.
Alternativas
Q3435665 Fisioterapia
Uma paciente realizou cirurgia para correção de fratura de diáfise de fêmur com material de osteossíntese (placa e parafuso). O fisioterapeuta responsável pelo pósoperatório imediato no âmbito hospitalar, decidiu por utilizar a corrente, comercialmente conhecida como TENS, para analgesia próxima à área da cicatriz e auxílio de mobilização passiva de membro inferior operado. Como parâmetros, planejou utilizar o TENS Convencional: Frequência 10Hz; Duração de pulso: 200us, Tempo: 40 minutos (envolvendo o tempo de mobilização passiva) e colocação de eletrodos com o ponto de dor entre os eletrodos. Sobre esse caso, analise as assertivas e marque a alternativa devida.

I- O fisioterapeuta errou ao aplicar a corrente citada, uma vez que o paciente possui material de osteossíntese (placa e parafuso), sendo contraindicada em pacientes com material metálico.
II- Os parâmetros utilizados não correspondem à corrente citada, visto que o TENS para analgesia utiliza ciclo de trabalho e não duração de pulso.
III- A aplicação de TENS (termo comercial) para analgesia em pacientes em processo de pós-operatório traumatológico é indicada para maior conforto do paciente durante mobilização passiva e ativa no período de internação hospitalar.
Alternativas
Q3435664 Fisioterapia
O teste de caminhada de 6 minutos (TC6) é uma ferramenta valiosa na avaliação do comprometimento pulmonar, sendo um método de avaliação funcional bastante consagrado, pois consegue avaliar o sistema respiratório, cardíaco e metabólico. As principais vantagens do TC6 são sua simplicidade e as exigências tecnológicas mínimas, bem como o fato dos sinais e sintomas vitais serem medidos durante a execução do teste. Portanto, trata-se de um teste barato e de ampla aplicabilidade. Sobre este tipo de avalição é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3435663 Fisioterapia
O autodisparo em paciente com suporte ventilatório é identificado por:
Alternativas
Q3435662 Fisioterapia
Qual das alternativas não corresponde a condições que indiquem o uso profilático de VNI após extubação?
Alternativas
Q3435661 Fisioterapia
Paciente sexo feminino, 25 anos, vítima de acidente automobilístico grave, foi atendida pelo serviço de Emergência, dando entrada com o diagnóstico clínico de Traumatismo Cranioencefálico, chegou ao hospital apresentando Glasgow 3, em uso de tubo orotraqueal e com sinais de hipertensão intracraniana. Durante o exame de admissão foi observado pupilas anisocóricas ao incidir o feixe de luz no olho esquerdo, houve presença apenas do reflexo fotomotor consensual ou indireto (olho contrário à incidência da luz). Assim, podemos identificar:
Alternativas
Q3435660 Fisioterapia
Paciente masculino de 63 anos, com diagnóstico de DPOC exacerbado, intubado por insuficiência respiratória aguda, ventilado no modo volume controlado (VCV) com onda de fluxo quadrada. O ventilador foi configurado para ofertar 480mL de volume corrente, com fluxo inspiratório de 45 L/min, PEEP 5 cmH2O, Fio2 40% e FR 15 ipm. Nestas configurações, é mensurado uma pressão de platô de 22 cmH2O, pressão de pico de 48 cmH2O e auto-PEEP de 4 cmH2O.) Qual o valor da resistência das vias aéreas desse paciente?
Alternativas
Q3435659 Fisioterapia
A interpretação de exames laboratoriais torna-se cada vez mais importante na prática clínica diária do fisioterapeuta no contexto do atendimento hospitalar. Acerca dos achados do hemograma, escolha a alternativa correta.
Alternativas
Q3435658 Fisioterapia
Paciente A.D.C, sexo masculino, caucasiano, instrumentador cirúrgico, 42 anos, durante a realização das suas atividades laborais, sofreu um Acidente Vascular Encefálico Isquêmico, cuja topografia de lesão identificada foi a artéria cerebral média esquerda, após avaliação clínica e radiológica. No momento, A.D.C, encontra-se consciente e orientado em tempo e espaço. Após a realização da avaliação fisioterapêutica, apresentou o diagnóstico funcional de hemiparesia completa de predomínio braquial à direita, com hemianestesia, afasia motora, paralisia facial do tipo central e agnosia visual. Correlacionando a vascularização do encéfalo (polígono de Willis) com o caso descrito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3435657 Fisioterapia
Em pacientes críticos sob ventilação mecânica são usadas medidas para monitorização do suporte ventilatório. Qual medida é classicamente usada para avaliar o drive ventilatório do paciente sob ventilação mecânica?
Alternativas
Q3435656 Fisioterapia
O volume de ar que entra e sai dos pulmões e o que preenche o espaço morto anatômico de indivíduos saudáveis são estimados em 8 ml/Kg e 2 ml/kg, respectivamente. Assinale a alternativa correta, que determina a ventilação alveolar minuto de um indivíduo de 60 kg e que apresenta uma frequência respiratória de 20 irpm.
Alternativas
Q3431724 Fisioterapia

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo preferencial adotado no Brasil para reorientar o modelo assistencial através da Atenção Primária à Saúde, no Sistema Único de Saúde. Fazem parte de suas características:



I- Na ESF, a territorialização e o trabalho são baseados na vigilância em saúde e na prática clínica e tem o princípio do trabalho individualizado.


II- A ESF aborda o indivíduo em seu contexto familiar que, por sua vez, encontra-se inserido em uma comunidade, tendo-se assim reforçado os laços de comprometimento entre os profissionais de saúde de forma individual e sem a necessidade do controle popular.


III- Representa uma política institucional para a reestruturação produtiva no setor de saúde.



É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3431723 Fisioterapia

A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) é considerada um acometimento pulmonar grave e classicamente é dividida em estágios patológicos. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.



I- A fase inicial ou exsudativa é caracterizada pelo dano alveolar difuso.


II- Após sete a dez dias há o início da fase proliferativa, caracterizada pela redução do edema, proliferação dos pneumócitos do tipo II, metaplasia escamosa, migração dos miofibroblastos e início da deposição de colágeno.


III- A fase final ou fibrótica é caracterizada pela alteração da arquitetura pulmonar, fibrose em pontos específicos, ainda sem formação de cistos pulmonares.



É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3431722 Fisioterapia
Dona Maria das Dores, 81 anos, dona de casa, casada, dois filhos, sofreu um acidente vascular do tipo hemorrágico e, devido à gravidade da extensão da lesão, precisou ficar hospitalizada por um tempo considerável. Em consequência, Dona Maria desenvolveu úlceras por pressão em algumas partes de seu corpo. Qual o possível risco extrínseco para úlcera por pressão ao qual ela poderia estar exposta?
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: A
5: D
6: B
7: C
8: B
9: C
10: C
11: D
12: C
13: A
14: C
15: A
16: D
17: C
18: E
19: D
20: D