Questões de Farmácia - Farmacologia de Doenças do Sangue, Inflamação, Dor e Gota para Concurso

Foram encontradas 23 questões

Q2271094 Farmácia
Os analgésicos não opioides, anti-inflamatórios não esteroides, inibem a COX-1 e a COX-2, em sua maioria são ácidos fracos, possuem propriedades analgésicas, antitérmicas, anti-inflamatórias e antitrombolítica e são indicados para dores leves a moderada. Marque a opção abaixo que indica o anti-inflamatório que é derivado do ácido heteroarilacético.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Farmacêutico |
Q2266481 Farmácia
A warfarina é classificada como um antagonista da vitamina K.

Assinale a opção que apresenta os fatores de coagulação dependentes de vitamina K, que têm sua síntese inibida pela ação da warfarina.
Alternativas
Q2236370 Farmácia
Apesar de existirem várias controvérsias e opiniões sobre a fisiopatologia da enxaqueca, existem três aspectos que são fundamentais em relação aos mecanismos fisiológicos subjacentes a esta patologia, que estão associados à eventos primários nos vasos sanguíneos, cérebro ou nervos sensitivos. Diante de tal contexto, e levando-se em conta a importância em diferenciar os fármacos utilizados terapeuticamente nas crises agudas dos fármacos que são utilizados para a profilaxia da enxaqueca, identifique qual das alternativas abaixo apresenta um fármaco antienxaqueca de uso profilático.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2023 - UFPR - Farmacêutico |
Q2230481 Farmácia
O Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB) é utilizado para o desenvolvimento de formas farmacêuticas orais que se baseia na solubilidade do fármaco em meio aquoso e na sua permeabilidade intestinal. Por esse sistema, as substâncias são divididas em quatro classes: I, II, III e IV. Pode-se citar como exemplo de Classe I a bupropiona; da Classe II, a carbamazepina; da Classe III, o fluconazol; e da Classe IV, o paracetamol. Os excipientes para formas sólidas de uso oral, por sua vez, podem ser classificados como diluentes, que estão em maior proporção na fórmula; agentes lubrificantes; deslizantes, que melhoram o fluxo do pó; molhantes; desintegrantes e estabilizantes. Para o desenvolvimento de uma cápsula de uso oral contendo unicamente um fármaco, qual das alternativas a seguir está correta em relação aos excipientes escolhidos e à garantia de melhor biodisponibilidade do fármaco, baseado no SCB?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2023 - UFPR - Farmacêutico |
Q2230474 Farmácia
A dipirona para uso pediátrico é comercializada em drogarias em duas apresentações: xarope e gotas. A bula da dipirona xarope indica uma dose de 50 mg/mL. Para a dipirona gotas, sabe-se que 10 gotas correspondem à 500 µL e que 1 grama de fármaco está contido em 2 mL. Uma prescrição solicita que sejam administrados 10 mL de dipirona xarope uma vez ao dia. No entanto, na drogaria está disponível para venda somente a apresentação em gotas. Quantas gotas correspondem à dose solicitada na prescrição?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: A
5: B