Questões de Farmácia - Farmácia Oncológica para Concurso

Foram encontradas 4 questões

Q2271108 Farmácia
Quanto às afirmações sobre a manipulação de medicamentos antineoplásicos, julgue-as em verdadeiro (V) ou falso (F), assinalando a alternativa correta:

( ) Os medicamentos devem ser manipulados em cabine de segurança biológica (CBS) classe II B2.
( ) A CBS deve ser validada com periodicidade anual e sempre que houver movimentação ou reparos.
( ) A CBS deve estar em funcionamento no mínimo por 30 minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por 30 minutos após a conclusão.
( ) Devem ser usadas luvas (tipo cirúrgica) de látex, punho longo, com talco e estéreis.
( ) Devem ser usados dois pares de luvas estéreis, trocados a cada 30 minutos ou sempre que sua integridade estiver comprometida.
Alternativas
Q2177969 Farmácia
O seguimento farmacoterapêutico de pacientes em serviços oncológicos prevê:
I. Avaliação de necessidades relacionadas ao medicamento, por meio da detecção, prevenção e resolução de problemas relacionados com medicamentos, de forma sistemática, contínua e documentada. II. Identificação de divergências entre os registros e o estoque físico para efeito de balanço. III. Monitoração de medicamentos em função de distúrbios metabólicos ou por incidências de diferentes doenças.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2071816 Farmácia
Assinale a alternativa incorreta sobre quais são os quimioterápicos mais utilizados nos protocolos para o controle do câncer de colo de útero.
Alternativas
Q1984918 Farmácia
O fragmento abaixo apresenta um resumo do ciclo de replicação do HIV. Os números 1, 2, 3 e 4 indicam alvos de ação de medicamentos utilizados no tratamento dessa doença (antivirais).

"O processo de entrada do vírus HIV começa com interações de alta afinidade da glicoproteína gp120 do vírus com a superfície dos receptores CD4 das células do hospedeiro como linfócitos T e macrófagos. Esta interação ocasiona mudanças conformacionais na gp120 que promove a participação de co-receptores, principalmente CCR5 ou CXCR4. Para a entrada do HIV na célula é necessária a ligação com estes co-receptores quimiocínicos para ativar mudanças conformacionais na membrana e posterior fusão. Estes primeiros eventos ativam a glicoproteína trimérica gp41 que media a fusão (1) das membranas viral e celular. A fusão leva à injeção do capsídio do HIV à célula e posterior liberação do seu material genético e de enzimas necessárias para a replicação. Ocorre, então, a transcrição reversa (2) do RNA genômico viral (formação do DNA a partir do RNA pela ação da enzima transcriptase reversa do HIV), que culmina na formação de uma dupla hélice de DNA viral. O DNA é transportado para dentro do núcleo celular, onde sofre clivagens específicas e é integrado ao DNA da célula do hospedeiro pela ação da enzima integrase (3) . A ativação da célula hospedeira resulta na transcrição do DNA em RNA mensageiro, que é traduzido em proteínas virais. A enzima protease (4) do HIV é necessária neste passo para clivar a poliproteína viral precursora em proteínas individuais maduras. O RNA e as proteínas virais agrupam-se na superfície celular como um novo vírion e são liberados para infectar outra célula".
(Fonte: https://www.scielo.br/j/qn/a/nhLGRbxPCt3tpn3y9vPh9dq/?lang=pt)
Marque a opção que apresenta a CORRETA relação entre o número e a classe de antiviral:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: C