O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Questões de Estatística - Análise Fatorial para Concurso

Foram encontradas 16 questões

Q895768 Estatística

Um estudo de análise fatorial considerou um conjunto de dados constituído por cinco variáveis. Restringindo-se aos dois primeiros fatores, a tabela a seguir mostra as cargas fatoriais correspondentes a essas variáveis e as respectivas comunalidades. 


                          

Com referência a essas informações e à tabela precedente, julgue o item subsecutivo.

As comunalidades c1 e c2 são iguais.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q814707 Estatística
O governo do Estado do Paraná deseja avaliar as condições de vida dos seus habitantes, e para isso realizou um levantamento do perfil socioeconômico da população, utilizando informações do Censo Demográfico de 2010, disponibilizadas pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), com intuito de criar um indicador que represente as variáveis originais, obtendo assim uma medida geral e sintética da condição de vida da população paranaense. Nesse sentido, empregou-se a técnica de Análise Multivariada de Dados - Análise Fatorial. Diante do exposto e com base na tabela abaixo que apresenta os resultados da Análise Fatorial, é correto afirmar:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q785225 Estatística
Sobre a análise fatorial e suas propriedades, assinale a afirmativa INCORRETA.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q783191 Estatística
Acerca da Análise Multivariada, considere: I. Na análise fatorial, o critério varimax é um método de rotação fatorial ortogonal para se conseguir uma estrutura fatorial simplificada. II. O princípio subjacente da análise de correlação canônica é desenvolver uma combinação linear de cada conjunto de variáveis, dependentes e independentes, visando minimizar a correlação entre os dois conjuntos. III. A análise de correspondência acomoda tanto dados não métricos quanto relações não lineares. IV. A análise discriminante é apropriada quando a variável dependente é categórica e as variáveis independentes são métricas. Está correto o que consta APENAS em
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q782464 Estatística
Considere as seguintes afirmações:
I. A análise fatorial é, geralmente, aplicada sobre variáveis métricas, apesar de existirem métodos especiais para o emprego dessa técnica a variáveis dicotômicas. II. Na análise discriminante, a variável dependente deve ser não métrica e as variáveis independentes devem indicar diferenças entre, pelo menos, dois grupos. III. A análise de correspondência não é adequada para pesquisa aleatória e não é sensível a observações atípicas. IV. Na análise de agrupamentos, as medidas de similaridade mais utilizadas são as correlacionais.
Está correto o que consta APENAS em
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: E
5: B