Questões de Engenharia Florestal - Avaliação e Perícias para Concurso

Foram encontradas 22 questões

Q2363252 Engenharia Florestal
Com base nos conhecimentos sobre zoneamento, assinale a assertiva que não está de acordo com o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). 
Alternativas
Q2212953 Engenharia Florestal
Analisando documentos técnicos sobre a situação da ocupação vegetal das encostas acidentadas de um município, para subsidiar um laudo sobre um deslizamento de terra ocorrido, e considerando o Código Florestal, um técnico poderia afirmar que
Alternativas
Q2101015 Engenharia Florestal
Alguns procedimentos devem ser adotados para a coleta de amostras representativas em função do tipo de acondicionamento do resíduo. Para a amostragem em lagoa de resíduos recomenda-se um tipo de amostrador para a coleta. NÃO é recomendável para os resíduos (líquidos ou lodos) em lagoas: 
Alternativas
Q2080571 Engenharia Florestal
O diâmetro à altura do peito (DAP) é o elemento mais importante medido em uma árvore, pois fornece a base para muitos outros cálculos.
Com base no Sistema Internacional de Unidades (SI), no Brasil, o DAP é medido a: 
Alternativas
Q1696440 Engenharia Florestal

Sobre a avaliação de árvores de risco na arborização urbana, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O vento exerce uma força de compressão na madeira a sotavento, e uma força de tensão a barlavento. Por isso, frequentemente, uma árvore que adquiriu estrutura para suportar ventos predominantes, quando atingida por ventos de direção contrária, mesmo menos intensos, tende a cair.

( ) As coníferas suportam mais o estresse do ambiente urbano que as folhosas, devido ao hábito de crescimento, pois espalham mais os galhos e possuem características anatômicas diferentes, que lhes conferem maior resistência mecânica para se sustentar.

( ) Em geral, os pontos mais frágeis nas folhosas são a base do tronco e as raízes, as quais não se expandem muito; nas coníferas, são a base dos galhos e os galhos, os quais tendem a ser tão grandes quanto o tronco.

( ) As árvores são estruturas otimizadas, as partes maiores e mais fortes são as mais velhas, como a base do tronco, ponto em que a carga estática é maior. Ao longo do tronco, até o topo, as cargas diminuem porque a área diminui.

( ) O alburno contribui mais que o cerne para a estabilidade e o suporte mecânico da árvore, fato este explicado pela tensão de crescimento observada nas árvores, ocorrendo compressão para o interior a partir do câmbio secundário e tração para o exterior, razão pela qual os danos na parte externa do tronco são mais expressivos.


Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: D