Questões de Engenharia Biomédica - Avaliação e Gerenciamento para Concurso

Foram encontradas 37 questões

Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q2347044 Engenharia Biomédica
Atualmente, o ambiente em serviços de saúde tem sido foco de especial atenção para a minimização da disseminação de microrganismos. As superfícies limpas e desinfetadas conseguem reduzir em cerca de 99% o número de microrganismos. Dentre os fatores que favorecem a contaminação do ambiente dos serviços de saúde, citam-se de maneira incorreta:
Alternativas
Q2244965 Engenharia Biomédica
Durante o planejamento da construção de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em um hospital, foi demandado ao setor de engenharia clínica parecer de conformidade dos projetos elétrico e de instalações de gases medicinais, em especial nas especificações relacionadas ao atendimento das Resoluções de Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dentre as previsões do projeto, chamou atenção do engenheiro clínico a régua de gases, que será a única previsão de pontos elétricos e de gases medicinais para cada leito de UTI, com as especificações:
Régua de gases para UTI:
.  instalação de sobrepor, em parede de alvenaria; .  quantitativo de pontos de gases: 02 (dois) para oxigênio medicinal, 02 (dois) para ar medicinal, 02 (dois) para vácuo clínico; .  quantitativo de pontos elétricos: 08 (oito) tomadas de 10 (dez) Amperes; . cor branca.
Dadas as afirmativas acerca das especificações da régua de gases, conforme Resolução (RDC) nº 50, de 21 de fevereiro de 2002,

I. O quantitativo de pontos de gases medicinais e vácuo atendem ao mínimo exigido.
II. O quantitativo de pontos de vácuo excede o mínimo exigido.
III. O número de tomadas da régua de gases atende ao mínimo exigido.
IV. A RDC nº 50/2002 não especifica o quantitativo mínimo de pontos elétricos.
verifica-se que estão corretas apenas 
Alternativas
Q2244964 Engenharia Biomédica
O profissional de Engenharia Clínica tem papel fundamental nos trabalhos das Equipes de Planejamento de Contratações e Aquisições (EPC), em especial, na intermediação entre as áreas médico-assistenciais, demandantes da incorporação de novas tecnologias da saúde, de técnicas de apoio, responsáveis por avaliar as demandas e determinar sua viabilidade técnica e administrativa, sobre as quais recai a responsabilidade de operacionalizar os processos de aquisição e de contratação. Considere que, durante os trabalhos de uma Equipe de Planejamento coordenada pelo Setor de Engenharia Clínica que tem como objeto a incorporação de uma nova solução de radioterapia em uma rede de hospitais públicos, foi verificada a inexistência de uma solução preexistente no mercado que pudesse atender à totalidade do programa de necessidades assistenciais.
Sobre as opções para desfecho do processo e emissão do parecer final do estudo preliminar, baseados nos diplomas legais e infralegais aplicáveis, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2244963 Engenharia Biomédica
A respeito dos conceitos do gerenciamento da manutenção hospitalar trazidos pelo Ministério da Saúde (2002), assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2244944 Engenharia Biomédica
Conforme a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 509, de 27 de maio de 2021, o gerenciamento de tecnologias em saúde, e, consequentemente, o Plano de Gerenciamento de Tecnologias em Saúde (PGTS), contemplam quais tecnologias? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: C
5: C