Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) - Silvicultura para Concurso

Foram encontradas 112 questões

Ano: 2007 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: ADEAL Prova: COPEVE-UFAL - 2007 - ADEAL - Contador |
Q2946855 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considerando as seguintes atividades rurais,


I. a venda de sêmen de reprodutor e produção de embriões em geral, alevinos e girinos em propriedade rural, independentemente de sua destinação.

II. o cultivo de florestas que se destinem ao corte para o consumo.

III. o cultivo de florestas que se destinem ao corte para a industrialização.

IV. o cultivo de florestas que se destinem ao corte para a comercialização.

V. extração e exploração vegetal e animal.


verifica-se que

Alternativas
Q2931370 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A Agroecologia integra e articula conhecimentos de diferentes ciências, inclusive o saber popular, permitindo o desenho de novas estratégias para o desenvolvimento rural e de estilos de agriculturas sustentáveis, numa abordagem transdisciplinar e holística. Nessa perspectiva, todas as alternativas a seguir referem-se à agroecologia, exceto:

Alternativas
Q2761629 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Os tratos silviculturais são as práticas necessárias para favorecer o adequado desenvolvimento das árvores e o máximo rendimento de madeira, principalmente em sistemas de plantio que visam à produção de madeira para serraria. Neste contexto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2761624 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O Brasil é um dos maiores produtores de floresta do mundo com uma área de aproximadamente 7 milhões de hectares, sendo que o estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817 mil, Bahia 616 mil e Santa Catarina com 645 mil hectares. Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas. Essas florestas são compostas principalmente de Pinus e Eucalipto e exercem importantes funções, exceto:

Alternativas
Q2761615 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um estudante de agronomia encontrou algumas anotações na mesa de seu professor:

Árvore perenifólia, de aspecto original e contrastante com as demais árvores do Sul do Brasil, com 10 a 35 m de altura e 50 a 120 cm de DAP, atingindo excepcionalmente 50m de altura e 250 cm ou mais de DAP, na idade adulta. O tronco é reto. Fuste de aproximadamente 20 m, com copa alta, estratificada e múltipla, caliciforme ou em forma de taça, nas árvores mais velhas e cônica nas mais jovens. Casca externa de cor marrom-arroxeada, persistente, áspera, rugosa, desprendendo-se em lâmina na parte superior do fuste. Sementes têm origem nas brácteas do amentilho feminino, desenvolvendo-se a partir de óvulos nus, geralmente com tegumento duro e endosperma abundante. Elas são carnosas, conhecidas como pinhões, tendo 3 a 8 cm de comprimento, por 1 a 2,5 cm de largura e peso médio de 8,7g, obovada-oblonga, com ápice terminando com um espinho achatado, e curvo para a base.


Essas anotações referem-se à árvore:

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: D
5: B