Questões de Enfermagem - Calendário Vacinal para Concurso

Foram encontradas 514 questões

Q2847647 Enfermagem
A vacina DTP, também chamada de tríplice bacteriana, foi criada para prevenir doenças como a difteria, o tétano e a coqueluche, que são doenças graves, classificadas como importantes problemas de saúde pública, pois ocasionam morbimortalidade infantil, mesmo que sejam imunopreveníveis e com vacinas disponibilidades no Sistema único de Saúde (SUS). O Programa Nacional de Imunizações (PNI) preconiza que a vacina DTP seja administrado o 1º reforço aos:
Alternativas
Q2847641 Enfermagem
A vacina BCG é preparada com bacilos vivos de Calmette-Guérin sendo uma forma enfraquecida, com glutamato de sódio e solução fisiológica. Em relação à vacina BCG quanto ao seu esquema, dose, volume e via de aplicação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2657466 Enfermagem
De acordo com a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação 2024, sobre a vacina BCG, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2577529 Enfermagem
A vacinação é a melhor maneira de proteger o adolescente contra doenças imunopreviníveis. De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Adolescente (2024), assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE quando e quais vacinais este público precisa tomar a qualquer tempo:
Alternativas
Q2576586 Enfermagem
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
A prevenção e o tratamento das DSTs são essenciais para a saúde pública. Avalie as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta.

1. O uso consistente de preservativos é uma das principais estratégias para prevenir a transmissão de DSTs como HIV, sífilis e gonorreia (Ministério da Saúde, 2021).
2. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado das DSTs são essenciais para evitar complicações graves e a transmissão para parceiros sexuais (Ministério da Saúde, 2022).
3. As campanhas educativas sobre DSTs incluem a distribuição de preservativos e materiais informativos, além de ações de conscientização sobre a importância da testagem regular, segundo regulamentação do Ministério da Saúde desde 1948.
4. A vacinação contra o HPV é uma medida eficaz para prevenir infecções por papilomavírus humano e reduzir a incidência de câncer de colo do útero. É indicado para meninas a partir de 7 anos (INCA, 2021).  
5. A realização de testes rápidos para HIV e sífilis nas unidades de saúde facilita o diagnóstico e o início imediato do tratamento, contribuindo para a redução da transmissão (Ministério da Saúde, 2023). 

Alternativas: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: A
5: D