Questões de Concurso
Sobre acidentes com animais peçonhentos em enfermagem
Foram encontradas 281 questões
I. Em caso de suspeita de picada por serpente do tipo jararaca (Bothrops), monitorar sangramentos e possíveis sinais de necrose local, manter o membro em repouso e organizar referência para avaliação médica e soroterapia, conforme protocolos oficiais.
II. Diante de ferimento por aranha-marrom (Loxosceles), observar lesões cutâneas ou sistêmicas, limpar cuidadosamente a área com água e sabão e orientar o paciente quanto ao risco de complicações, encaminhando para avaliação médica quando necessário.
III. Em acidente com escorpiões do gênero Tityus, é fundamental observar sinais cardiorrespiratórios e autonomias (ex.: taquicardia, sudorese), manter o paciente sob vigilância e acionar a equipe médica para eventual uso de soro específico.
IV. No caso de suspeita de acidente por cascavel (Crotalus), aplicar imediatamente soro antiloxoscélico (Salox) por conta própria, pois o enfermeiro tem autonomia para escolher o antídoto indicado ao quadro clínico.
Está CORRETO o que se afirma em:
( ) As abelhas operárias são as responsáveis pela defesa da colônia. Ao picar, elas perdem parte do aparato inoculador, morrendo em seguida.
( ) Acidente por abelha é o quadro de envenenamento decorrente da injeção de toxinas através do aparelho inoculador (ferrão) de abelhas.
( ) A picada de abelhas consiste na injeção de veneno com objetivo de causar dor e desconforto físico a seus agressores ou intrusos, percebidos como ameaça à integridade de suas colmeias.
I – O perigo da picada da abelha está relacionado com o veneno em si.
II – Para que uma pessoa morra em decorrência da picada de abelhas é necessário que ela tenha sido atacada por um enxame.
III – A maioria das pessoas picadas por abelhas desenvolve uma reação localizada à picada, com sintomas de hipersensibilidade e, em geral, apresenta dor generalizada; prurido intenso; pápulas brancas de consistência firme e elevada; fraqueza e cefaleia; apreensão, medo e agitação, podendo evoluir para um estado torporoso.
IV – Comumente, os sintomas duram pouco tempo, desaparecendo gradativamente sem medicação.
É verdadeiro o que se afirma em:
O Texto faz referência ao tipo de animal:
Assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa que apresenta um animal sinantrópico que atua como vetor e a doença potencialmente grave e de notificação compulsória por ele transmitida.
I. Um acidente ofídico é um acidente causado pela mordedura de serpente peçonhenta, com ou sem envenenamento, utilizando as presas inoculadoras de peçonha, podendo determinar alterações locais (na região da picada) e sistêmicas.
II. Os acidentes por peçonhentas de importância médica no Brasil são divididos em quatro tipos: botrópico, crotálico, laquético e elapídico.
III. Para o diagnóstico apropriado, é recomendado, na rotina clínica, exame laboratorial para confirmação do tipo de peçonha circulante.
IV. O tratamento é feito com a aplicação da combinação dos quatro antivenenos (soro), de acordo com a gravidade do envenenamento.
Quais estão corretas?
Relacione o tipo de acidente ofídico com o agente causal.
I. Botrópico II. Crotálico III. Laquético IV. Elapídico
( ) Ocasionado por serpentes do gênero Crotalus (cascavel). No País, é representado apenas pela espécie Crotalus durissus.
( ) Causado por serpentes dos gêneros Micrurus e Leptomicrurus. O gênero Micrurus (coral-verdadeira) é o principal representante de importância médica da família Elapidae no Brasil.
( ) Provocado por serpentes do gênero Lachesis (surucucu-pico-de-jaca, surucucu-defogo, surucutinga). No País, é causado somente pela espécie Lachesis muta.
( ) Causado por serpentes dos gêneros Bothrops e Bothrocophias (jararaca, jararacuçu, urutu, cruzeira, caissaca). É o de maior importância e distribuição entre os acidentes ofídicos no Brasil.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando a segunda coluna de cima para baixo.
1.A picada de escorpião é seguida de dor (moderada ou intensa) ou formigamento no local da picada;
2.Na picada da aranha "armadeira", que vive em gramados ou jardins, o uso de analgésico é irrelevante;
3.A picada da aranha marrom provoca mais acidentes, por ser muito agressiva.
Assinale a alternativa correta: