Questões de Concurso Comentadas sobre antropologia forense em medicina legal

Foram encontradas 357 questões

Q2796608 Medicina Legal

Os desenhos digitais são características importantíssimas para a identificação humana. Esses desenhos são originados a partir de papilas da:

Alternativas
Q2284945 Medicina Legal
A preparação de esqueletos envolve, principalmente, a dissecação para a remoção de músculos, fáscias, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos, seguida da aplicação de um dos vários métodos de maceração disponíveis que, por sua vez, é seguida por um processo de clareamento. Frequentemente, na fase de clareamento, principalmente quando utilizada a técnica de maceração em água corrente, há a necessidade de desengorduramento dos ossos, especialmente no caso de esqueletos de indivíduos adultos do sexo feminino. A substância adequada e comumente utilizada para o desengorduramento ósseo é o(a): 
Alternativas
Q2065027 Medicina Legal

Os métodos para a identificação humana incluem o reconhecimento facial ou de características que individualizam a pessoa. Em situações em que o corpo já está em estado de decomposição avançado ou o esqueleto está incompleto, pode-se realizar a análise do DNA. Acerca dos métodos de identificação humana, julgue o item a seguir. 


Por possuir padrões de credibilidade, a reconstrução facial é um método primário de identificação humana.

Alternativas
Q2065012 Medicina Legal

No que se refere à estimativa de idade por meio do estudo dos dentes, julgue o item a seguir.


Imagens de raios X guardadas pelo dentista ou pelo próprio paciente podem ser usadas para revelar detalhes fundamentais na identificação do cadáver.

Alternativas
Q2065009 Medicina Legal

A respeito da estimativa de sexo a partir da craniometria, julgue o item que se segue.


A espessura crânio caudal do arco zigomático no sexo masculino é maior em relação à medida na face feminina. 

Alternativas
Q2065008 Medicina Legal

A respeito da estimativa de sexo a partir da craniometria, julgue o item que se segue.


O ápice do processo mastoide orientado ligeiramente para a lateral representa aspectos masculinos.

Alternativas
Q2065007 Medicina Legal

O processo de putrefação desenvolve-se em quatro fases, havendo na última, denominada de esqueletização, a exposição de ossos e dentes. Nesse sentido, julgue o próximo item, no que diz respeito aos ossos humanos.


A diáfise corresponde à extremidade de um osso longo. 

Alternativas
Q2061955 Medicina Legal

A respeito da definição do perfil biológico de um indivíduo para a identificação antropológica, julgue o item subsequente.

A análise do osso da bacia é considerado o método que fornece, de forma mais fidedigna, a estimativa da faixa etária, por meio da observação do desgaste da sínfise púbica.

Alternativas
Q2061920 Medicina Legal

Julgue o item seguinte, a respeito do processo de identificação humana e de assuntos correlacionados.

No método de fotografia sinalética, são tiradas duas fotografias, uma rigorosamente de frente e outra de perfil, ambas com redução de 1/7 e sem retoques. 

Alternativas
Q2061919 Medicina Legal

Julgue o item seguinte, a respeito do processo de identificação humana e de assuntos correlacionados.

A fotografia sinalética e o sistema datiloscópico de Vucetich são considerados métodos de identificação policial ou judiciária.

Alternativas
Q2061918 Medicina Legal

Julgue o item seguinte, a respeito do processo de identificação humana e de assuntos correlacionados.

Os fundamentos da prosopometria são embasados no método geométrico de Matheios, que utilizava a confrontação de medidas sobre fotografia da face. 

Alternativas
Q2061733 Medicina Legal

Acerca do conceito, da importância e das divisões da medicina legal, julgue o item a seguir.


Do ponto de vista didático, antropologia forense, traumatologia forense e asfixiologia forense são consideradas ramos da medicina legal geral. 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: SEAD-AP Prova: FGV - 2022 - SEAD-AP - Perito Odontolegista |
Q2018308 Medicina Legal

“Entre os séculos XVIII e XX, os antropólogos utilizavam a palavra ‘raça’. Já no início do século XXI a expressão proposta para quebrar com as ideias raciais associadas a esta estimativa foi a ‘ancestralidade’. Porém, a semântica deste tema ainda continua em debate constante, e atualmente são propostos os termos ‘afinidades populacionais’ ou ‘origem biogeográfica’, que melhor refletem a estimativa feita pela Antropologia Forense num caso de rotina.

(COELHO et al. Avaliação das afinidades populacionais em Antropologia Forense. In: Machado et al. Tratado de Antropologia Forense – fundamentos e metodologias aplicadas à prática pericial, Campinas: Millenium Editora, 2022)


Acerca deste pilar da Antropologia Forense, analise as afirmativas a seguir.


I. O crânio, especialmente a face, configura-se como o melhor marcador biológico para análise da afinidade populacional. Contudo, outros marcadores do esqueleto pós-craniano também podem ser utilizados.

II. Em Antropologia Forense existem basicamente duas grandes metodologias de estudo: a métrica, também denominada Antropometria, e a morfológica, denominada Antroposcopia. O cruzamento dos resultados das duas abordagens é a melhor opção para análise antropológica.

III. A Antroposcopia engloba o estudo dos caracteres subjetivos e que não são passíveis de mensuração. A Antropometria é mais objetiva e baseia-se na tomada de medidas, ângulos e projeções das diferentes partes do corpo ou dos seus caracteres mensuráveis.


Está correto o que afirma em 

Alternativas
Q1995594 Medicina Legal
Se um cadáver for identificado pela arcada dentária, isso significa que  
Alternativas
Q1995593 Medicina Legal
São requisitos ideais de um método de identificação que se aplica aos dentes:
Alternativas
Q1995590 Medicina Legal
Um corpo completamente carbonizado chegou ao IML para exame necroscópico. Nos arcos dentais, foram verificados 7 dentes presentes. Foi juntada a documentação odontológica de uma pessoa que desapareceu há 5 dias. Nesta, constava apenas uma radiografia panorâmica onde se verificavam 10 dentes hígidos. Considerando o caso, assinale a alternativa correta. 
Alternativas