O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Sociologia para Concurso

Foram encontradas 1.417 questões

Q943144 Sociologia

A tecnologia de alimentos está muito desenvolvida e aparelhada para solucionar a desnutrição mundial, no entanto, a persistência de desnutridos no mundo deve-se

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q943112 Sociologia

Atente para o seguinte enunciado: “Ora, os projetos culturais, exatamente pela sua complexidade, demandam um conhecimento profundo dos arranjos produtivos das artes e da cultura, da lógica própria dos bens e serviços culturais, enfim, é tarefa para experts, indivíduos capazes de compreender as relações entre cultura e mercado, as contribuições do marketing cultural, a gestão administrativo-financeira, de pessoas etc.”.

Plano Estadual de Cultura 2003-2006, Secretaria de Cultura do Governo de Estado do Ceará.

No texto encontra-se uma crítica àqueles que pensam que

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q943111 Sociologia

    No Dicionário critico de política cultural organizado por Teixeira Coelho, esforço único feito no Brasil de elaboração de um amplo quadro conceitual na área, a política cultural pode ser entendida como:

“[...] um programa de intervenções realizadas pelo Estado, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representações simbólicas. Sob este entendimento imediato, a política cultural apresenta-se assim como um conjunto de iniciativas, tomadas por esses agentes, visando promover a produção, distribuição e o uso da cultura, a preservação e a divulgação do patrimônio histórico e o ordenamento do aparelho burocrático por elas responsável”.


COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Ed. Iluminuras, 1997, p.203.

O sociólogo Alexandre Barbalho, no entanto, critica a forma proposta,

I. porque estaria muito próxima do conceito de gestão cultural. Para o autor, a política cultural é o pensamento da estratégia, e a gestão é o cuidado na sua execução.

II. porque se refere ao conjunto de técnicas, de instrumentos — oriundo dos saberes administrativos, gerenciais — aplicado ao setor da cultura.

III. porque qualquer política cultural necessariamente implica lutas institucionais e relações de poder na produção e circulação de bens simbólicos.

Estão corretas as complementações contidas em
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q943110 Sociologia

    Leia atentamente o seguinte excerto: “O tema da mediação cultural readquiriu, nas três últimas décadas, muita relevância nos discursos políticos e programáticos que apelam à formação e atração de públicos para as artes e a cultura. Esse apelo, muito associado ainda aos princípios da ‘democratização cultural’, traduz igualmente as preocupações de sustentabilidade sentidas por agentes e instituições culturais, em um contexto em que o poder público tende a desvincular-se do financiamento à cultura”. 

Théberge, Paul (2004). The Network Studio: Historical and technological paths to a new ideal in music making. Social Studies of Science, 34/5, 759-781.


Considerando os mecanismos de mediação cultural, na generalidade dos programas de divulgação e formação de públicos para a cultura, propostos pelas organizações culturais, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) O recital didático, desde que contenha um repertório diversificado e ações pedagógico-musicais complementares, é um mecanismo eficaz para ampliar o acesso à diversidade musical e, por consequência, promover a escuta musical ativa.

( ) No concerto didático, a apreciação musical está associada a atividades de manipulação de materiais sonoros, expressão e forma, aliadas à literatura e a transformação de valores atribuídos à música.

( ) A atividade musical básica na formação de plateia é a apreciação musical orientada, onde a interação entre público e músicos pode acontecer de diversas formas, tornando a plateia mais consciente e capaz de compreender os diversos estilos musicais.

( ) Em workshops, o papel da tecnologia tem-se mostrado um elemento-chave no processo de intermediação cultural, que possibilita a determinados segmentos da população o acesso a momentos de criação, produção e fruição musical.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q943109 Sociologia
    Atente para o seguinte enunciado: “Olhar para o território é descobrir que não se está sozinho. A territorialização da gestão propõe aos equipamentos a adoção de uma atitude mais permeável aos fatores externos em que o sentido de pertencimento ou de identidade territorial se torna o próprio eixo de ação coletiva. O resultado da estratégia é a construção de fortes vínculos entre o equipamento e seus frequentadores, bem como seu engajamento na transformação social do território”.

Considerando os aspectos positivos e negativos da territorialização da gestão e dos processos sociais participativos, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) A gestão compartilhada garante naturalmente o equilíbrio entre autonomia e permeabilidade na ação do equipamento, ampliando os horizontes simbólicos e estéticos do público.

( ) Longe de uma perspectiva multidimensional do desenvolvimento, corre o risco de ensejar uma postura utilitarista e populista levando a uma indesejável descaracterização do equipamento.

( ) O vínculo entre equipamento cultural e o conceito de economia criativa tem-se mostrado, por vezes, problemático, por associar-se a fenômenos como o da gentrificação e o do turismo predatório.

( ) A adoção da estratégia de gestão participativa pressupõe um equilíbrio entre as dimensões social, econômica e cultural, em prol de uma concepção multidimensional do desenvolvimento territorial.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: B
5: A