Questões de Concurso
Sobre atos e fatos contábeis em contabilidade geral
Foram encontradas 727 questões
Considerando os efeitos patrimoniais desse evento, trata-se de fato contábil:
Uma empresa comercial realizou, em determinado período, os seguintes fatos contábeis:
I. Compra de mercadorias para revenda, a prazo.
II. Pagamento de fornecedores referente a compras anteriores.
III. Reconhecimento de despesas com salários do período, ainda não pagas.
IV. Recebimento antecipado de clientes por vendas que serão realizadas no período seguinte.
Com base nesses fatos, assinale a alternativa que apresenta corretamente a classificação dos fatos contábeis e seus respectivos impactos no patrimônio líquido:
Em 31/12/2025, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia apresentava os seguintes saldos em suas contas de natureza patrimonial: caixa e equivalentes de caixa, R$ 80.000; almoxarifado de materiais de consumo, R$ 30.000; veículos de fiscalização, R$ 120.000; depreciação acumulada de veículos, R$ 24.000; obrigações com fornecedores de curto prazo, R$ 26.000; e patrimônio líquido, composto de patrimônio social e resultados acumulados, no total de R$ 180.000. Ademais, durante janeiro de 2026, foram registrados exclusivamente os fatos seguintes:
Fato 1: aquisição de materiais destinados à emissão de cédulas de identidade profissional, para armazenamento e posterior consumo, pelo valor total de R$ 15.000. Esse valor já incluía ICMS destacado de R$ 2.700. Os materiais ingressaram regularmente no almoxarifado no mesmo mês. Metade do valor foi paga à vista, e a outra metade constituiu obrigação com vencimento em 60 dias. Para fins da situação apresentada, considere-se que o CONTER não possui direito à compensação ou à recuperação do ICMS destacado.
Fato 2: requisição e consumo efetivo, durante janeiro de 2026, de materiais correspondentes a 40% do saldo inicial da conta almoxarifado de materiais de consumo em 1/1/2026, sem considerar os materiais adquiridos no fato 1.
Fato 3: apropriação da depreciação dos veículos referente a janeiro de 2026 pelo método linear. Considerem-se custo histórico de R$ 120.000, vida útil total de 60 meses, valor residual igual a zero e ausência de revisão das estimativas contábeis. Os veículos permaneceram disponíveis para uso durante todo o mês, sem aquisições, baixas ou perdas por redução ao valor recuperável.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir
Com relação aos atos e fatos administrativos relacionados a uma empresa estatal não dependente ou de economia mista, julgue o item subsequente.
O lançamento a débito de móveis e utensílios e a crédito de caixa, por reduzir a capacidade de pagamento da entidade, expressa um fato administrativo modificativo diminutivo.
Com relação aos atos e fatos administrativos relacionados a uma empresa estatal não dependente ou de economia mista, julgue o item subsequente.
Se, para melhor evidenciar a situação patrimonial de uma entidade, o contador escriturou uma perda estimada com créditos de liquidação duvidosa, conforme estimativa da área responsável, então, no respectivo lançamento, o contador expressou um fato contábil modificativo diminutivo.
Com relação aos atos e fatos administrativos relacionados a uma empresa estatal não dependente ou de economia mista, julgue o item subsequente.
Atos administrativos que não alterem o patrimônio de forma imediata e que possam, no entanto, gerar modificação patrimonial, podem receber registro contábil em contas de compensação, mas não receberão registro nos livros contábeis obrigatórios.
Considere que uma empresa haja adquirido à vista mercadorias para revenda, tendo utilizado recursos disponíveis em sua conta bancária. Nesse caso, a referida operação representa um fato contábil
Caso o veículo tivesse sido adquirido à vista, a entidade teria pagado R$ 78.000.
Assinale a opção que indica a variação nos elementos patrimoniais na equação básica da Contabilidade, no momento da compra.
Em 05/04/2026, o setor de auditoria solicitou um empréstimo de R$ 30.000,00 ao setor de consultoria. Foi acordado que, após 180 dias, o setor de auditoria deveria pagar R$ 32.000,00 ao setor de consultoria, por conta do empréstimo.
Em 05/04/2026, a Cia. Beta reconheceu, em seus elementos patrimoniais,
- Apropriação (registro contábil) de nota fiscal de fornecedor (prestador de serviço), para pagamento no mês seguinte: R$ 90.000,00.
- Apropriação (registro contábil) da folha de pagamento mensal, sendo que o valor da remuneração bruta foi de R$ 1.400.000,00 para pagamento no primeiro dia útil do mês seguinte e retenção dos valores descontados a título de previdência social foi de R$ 200.000,00, a serem recolhidos dia 10 (dez) do mês seguinte.
- Recolhimento em atraso dos tributos retidos sobre folha de pagamento e serviços de terceiros, sendo R$ 80.000,00 de valor original e R$ 20.000,00 de encargos de mora (juros e multa). Deve-se considerar o registro dos encargos de mora no momento do recolhimento (não foram lançados anteriormente).
- Apropriação (registro contábil) dos encargos do mês sobre a parcela da operação de crédito realizada anteriormente. Valor mensal dos encargos R$ 70.000,00.
- Pagamento da parcela mensal de operação de crédito, sendo R$ 300.000,00 de valor principal e R$ 30.000,00 de encargos financeiros (já apropriados/registrados) no mês anterior.
Considerando as informações acima, é possível afirmar que:
• Equipamento: Dobradeira ultra de última geração
• Valor do Equipamento: R$ 3.000.000
• Data da aquisição: 18/04/2025
• Valor dos custos para colocar a máquina em funcionamento: R$ 380.000
• Início de funcionamento do equipamento: 30/04/2025
• Método de depreciação: linear
• O valor residual estimado: R$ 150.000, equivalente a 5% do valor bruto do bem
• O valor do frete: 12% do valor do bem, pago pelo vendedor
• O valor do ICMS recuperável: 17% do valor do bem
• A vida útil estimada para o equipamento: 36 meses
A partir das informações apresentadas, calcule, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, o valor da depreciação acumulada, em 31 de dezembro de 2025, em reais, por essa empresa.
Nota: desprezar os centavos
I. Atos administrativos não alteram o patrimônio das empresas, no entanto, os atos administrativos transformam-se mais tarde em fatos administrativos ou contábeis.
II. Os fatos contábeis provocam variações nos valores patrimoniais, mas nem sempre alteram o valor do patrimônio líquido das empresas.
III. Conhecer os atos e fatos administrativos permite aos gestores monitorar o impacto das operações da companhia, facilitando a tomada de decisões.
IV. Os fatos contábeis podem ser classificados em fatos permutativos, modificativos, mistos e nulos.
V. Os fatos permutativos são assim chamados porque provocam permutações entre os elementos componentes do ativo e ou do passivo, sem modificar o valor do patrimônio líquido. São também chamados de fatos quantitativos.
Estão corretas as afirmativas:
(__)Os fatos permutativos são aqueles que representam trocas entre elementos ativos ou passivos sem alterar o montante da situação líquida.
(__)Os fatos modificativos provocam alterações para mais ou para menos no Patrimônio Líquido, decorrentes de receitas ou de despesas.
(__)A variação patrimonial qualitativa ocorre quando há uma troca entre elementos do ativo que aumenta o valor total das obrigações com terceiros.
(__)Um fato contábil misto combina uma permuta entre elementos patrimoniais com uma variação que modifica o valor do patrimônio líquido da entidade.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: