Questões de Concurso
Sobre imagem em áudio e vídeo
Foram encontradas 219 questões
Julgue o próximo item, relativo a softwares de editoração eletrônica.
Um programa de edição de imagens de mapa de bits permite a realização de manipulações detalhadas de fotos.
Julgue o próximo item, relativo a softwares de editoração eletrônica.
Softwares de edição de bitmap não permitem a manipulação e a edição de cores das imagens, apenas ajustes de brilho e contraste.
Julgue o próximo item, relativo a softwares de editoração eletrônica.
Uma das limitações existentes no trabalho com imagens vetoriais é a impossibilidade de imprimi-las em alta resolução.
Acerca do uso de softwares de edição eletrônica como ferramentas de audiovisual, julgue o item a seguir.
As imagens vetoriais são constituídas por pontos, linhas e formas geométricas.
Acerca do uso de softwares de edição eletrônica como ferramentas de audiovisual, julgue o item a seguir.
Imagens vetoriais e imagens de mapa de bits são, no âmbito da produção audiovisual, consideradas iguais.
(Arquivo pessoal; imagens usadas com autorização)
(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)
Na captação de imagens, o enquadramento que se caracteriza pelo uso da câmera inclinada lateralmente, mostrando, por exemplo, a linha de horizonte em posição oblíqua, como na imagem apresentada, é comumente denominado como
(Arquivo pessoal; imagens usadas com autorização)
No software Adobe Premiere Pro, a imagem 1 foi ajustada para produzir o efeito apresentado na imagem 2, tendo sido utilizada uma interface de ajuste do módulo Lumetri Color, apresentada na imagem 3, que se denomina
No editor de imagens Adobe Photoshop, é possível utilizar o módulo de filtro Camera Raw mesmo com arquivos dos tipos JPG e PNG, mas a edição se dá de forma destrutiva, operando sobre os pixels da imagem.
Para se obter edição não destrutiva com o uso do filtro Camera Raw, pode-se
(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)
Como na imagem, muitas câmeras podem ser configuradas para apresentar no visor um padrão de linhas paralelas, que servem como instrumento para auxiliar em ajustes de
O pixel é a menor unidade de uma imagem digital. Aliás, esse termo vem da contração da expressão “picture element” que significa “elemento da imagem”, em inglês, ou seja, se visualizarmos uma imagem com alto índice de aproximação, é possível identificar pequenos quadrados coloridos nela, que, somados, formam o desenho completo. Em uma foto digital, por exemplo, verá que ela é formada por vários quadradinhos – os pixels.
A cor de cada pixel é fruto da combinação das cores básicas: vermelha, verde e azul e cada uma dessas três cores possui 256 tonalidades, da mais clara à mais escura, que, combinadas, geram mais de 16 milhões de possibilidades de cores.
Os pixels são agrupados em linhas e colunas para formar uma imagem. As cores vermelho (red), verde (green) e azul (blue), conhecidas como “cores primárias” (cor luz), combinam-se baseadas na reflexão e absorção de fótons (minúsculas partículas elementares contidas na luz) visto que o RGB depende da emissão de fótons de um componente excitado a um estado de energia mais elevado.
O sistema RGB é usado em dispositivos com telas. As cores obtidas nesse sistema são representadas através de uma escala que vai de 0 a 255. Quando todas estão no valor máximo o resultado é a manifestação da cor branca. Assim ocorre no processo inverso, quando todos os valores estão no menor valor, o resultado é a cor preta.
(Disponível em: afixgraf.com.br O que significa RGB. Acesso em: janeiro de 2025.)
Sobre o RGB, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. “O RBG não deve ser utilizado para materiais impressos devido à grande variação de cor entre o que é percebido no monitor e o que é impresso. Dessa maneira, se o objetivo do seu trabalho será produzir uma peça física (como um folder, rótulo, placa de sinalização, painel etc.) qualquer que seja a superfície de impressão, é importante sempre manter o modo de seu documento como CMYK”
PORQUE
II. “Os sistemas de impressão, sejam eles analógicos ou digitais, imprimem a partir do processo conhecido como mistura ótica de CMYK, aplicadas em ângulos e lineaturas específicas, valendo-se das porcentagens de 0-100 das tintas das tintas primárias cyan, magenta e amarelo, sendo o preto utilizada para compor as sombras. Portanto, deve-se observar que em produtos digitais, as cores devem ser explicitadas em RGB e produtos impressos devem ser especificadas em CMYK.”
Assinale a alternativa correta.

(Disponível em: https://conceitoideal.com.br/blog/identidade-visual/. Acesso em: janeiro de 2025.)
A partir da imagem, pode-se inferir que:
I. O logotipo apresentado na imagem será concebido em duas cores, encaixe em modo registro aberto. Tal condição facilita a reprodução em sistemas de impressão analógicas, cujo encaixe das cores possuem certa imprecisão.
II. A imagem é resultado de rafe (rough) – uma etapa que antecede o leiaute e que auxilia o processo criativo. Nessa etapa identifica-se o teste de soluções, variações da logo partir de uma fonte preexistente, combinando duas formas perfeitas: o círculo e o retângulo até se chegar versão do logotipo final.
III. A análise da imagem demonstra a necessidade de se determinar as referências pantone para a reprodução do logotipo, em casos em que a impressão demande cores especiais, impressas em papéis couchê, apergaminhados (off-set) e/ou outros tipos de suportes.
IV. A folha na mão à esquerda da imagem indica a versão final da assinatura visual da organização, já digitalizada, com a indicação das devidas proporções e ângulo das bordas.
Sobre processos e metodologias de criação e reprodução de identidade visual, está correto o que se afirma apenas em

(Disponível em: https://www.canva.com/design. Acesso em: janeiro de 2025. Adaptado.)
Assinale a afirmativa cuja relação entre o leiaute do cartão e a definição do princípio aplicado está correta.
(ABREU, Rogério. Design na TV: pensando vinheta. Salto: Editora Schoba, 2011. p. 23.)
Considerando as informações anteriores, pode-se definir a vinheta gráfica como:
