Questões de Arquivologia - História da Arquivologia para Concurso

Foram encontradas 189 questões

Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: CREMERS Prova: FUNDATEC - 2024 - CREMERS - Arquivista |
Q2452382 Arquivologia
Segundo Tognoli (2014), a falsificação de documentos acontece na história das civilizações desde a antiguidade, e a questão da autenticidade não era uma característica inerente aos documentos, mas atribuída a eles conforme a instituição na qual estavam alocados. No que tange à história da Diplomática, analise as afirmações abaixo:

1. Um dos pioneiros da Diplomática foi o Papa Inocêncio III (1160-1216), apesar de ter cometido falhas ao julgar autênticos dois documentos falsos do Papa Constantino I.
2. Segundo Tognoli (2014), o trabalho de Papebroch foi a primeira obra a emitir regras para o juízo dos documentos sem o objetivo puramente prático-jurídico de verificar a autenticidade de diplomas, mesmo que suas regras tenham sido desprovidas de qualquer juízo científico.
3. As disputas de território entre as ordens religiosas eram muito comuns durante o século XVII, uma vez que as igrejas, especialmente a Igreja Católica, recorriam aos antigos documentos para legitimar seus direitos.
4. Tognoli (2014) afirma que foi na Rússia e no Canadá, durante o século XVII, que surgiram as primeiras formulações críticas e teóricas sobre o exame dos documentos.
5. A guerra diplomática mais conhecida travada durante o século XVII na Rússia, de acordo com Tognoli (2014), foi entre o jesuíta bolandista Daniel Papebroch (1628-1714) e o beneditino Jean Mabillon (1632-1707).

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: CREMERS Prova: FUNDATEC - 2024 - CREMERS - Arquivista |
Q2452378 Arquivologia
Jardim (2015) compreende que a Arquivologia, a partir dos seus elementos fundamentais, é profundamente marcada pelas características nacionais do Estado moderno europeu, e que o conhecimento arquivístico não se desenvolve como um projeto universal, mas como um conjunto de respostas ao Estado nacional emergente. A partir da perspectiva da gestão documental, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: CREMERS Prova: FUNDATEC - 2024 - CREMERS - Arquivista |
Q2452377 Arquivologia
De acordo com Marques (2011), é no contexto iluminista que os arquivos passam a ter relevância enquanto auxiliares da administração pública. A criação do Arquivo Nacional da França, em 1789, marcou o surgimento das instituições arquivísticas enquanto pontos centrais dos arquivos do Estado. Com base nos conceitos, teorias e princípios arquivísticos, na perspectiva histórica de surgimento dos arquivos, e segundo Marques (2011), analise as assertivas abaixo:

I.   O princípio da territorialidade era um princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último.
II.  O princípio da proveniência corresponde ao ato de conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.
III. A publicação do Manual dos Arquivistas Holandeses marca a trajetória do pensamento arquivístico internacional, pois abre uma nova era para a afirmação da disciplina arquivística.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: CREMERS Prova: FUNDATEC - 2024 - CREMERS - Arquivista |
Q2452376 Arquivologia
Segundo Heredia Herrera (1991), a Arquivística é uma disciplina relativamente moderna e que nasceu durante o século XIX enquanto técnica empírica para o arranjo e a conservação de arquivos. Considerando as observações de Heredia Herrera (1991) no que se refere aos conceitos e teorias arquivísticas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )  A origem da Arquivística remonta à origem da própria História e tem finalidades semelhantes.
( ) A informação é o objeto de atenção da Arquivística, como também da Diplomática, da Paleografia, da Sigilografia e da História.
( ) A Arquivística, diferentemente da Diplomática, considera todos os documentos que formam um conjunto estruturado, provenientes de determinada instituição.
( ) O campo de atuação da Arquivística abarca diferentes e variados aspectos, tais como a delimitação do seu objeto, do seu método e de sua finalidade, além da definição da própria Arquivística e o estabelecimento do seu campo de estudo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2382210 Arquivologia
O patrimônio documental representa a riqueza da herança cultural e histórica de uma sociedade, sendo composto por documentos que testemunham e registram momentos significativos ao longo do tempo. Leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Embora o Registro Nacional contenha acervos representativos e notáveis, existe uma riqueza de outros acervos valiosos e significativos em várias instituições, arquivos e bibliotecas em todo o território nacional.

( ) Os registros do patrimônio documental/bibliográfico contêm material de importância mundial. No entanto, para a inclusão no Registro Nacional do Brasil, realiza-se uma avaliação que prioriza principalmente a influência do documento no âmbito nacional.

( ) Ao avaliar um acervo para preservação como patrimônio, busca-se identificar e preservar acervos que não apenas sejam autênticos, mas também tenham um valor único e insubstituível, contribuindo de maneira marcante para a compreensão da história e da cultura nacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: D