Questões de Arquitetura - Cartas Patrimoniais para Concurso

Foram encontradas 78 questões

Q2344176 Arquitetura
Acerca do processo evolutivo de planejamentos urbanos, analise os itens a seguir:

I. A Carta de Atenas, elaborada durante o IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado na cidade de Atenas no ano de 1933, foi um grande marco para o urbanismo moderno, dendendo a separação da cidade em áreas distintas: áreas residenciais, de recreação e de trabalho, correspondentes a funções primordiais da cidade: residir, trabalhar, recrear, além de circular. II. A Carta do Planejamento Territorial, elaborada em 1952, na cidade de La Tourrete, França, em reunião do Grupo Economia e Humanismo, destacou a importância de que o planejamento deveria ser tratado como um processo, incluindo a preocupação com a participação popular. III. A Carta dos Andes, elaborada durante o Seminário de Técnicos e Funcionários em Planejamento Urbano, em 1958, em Bogotá, na Colômbia, se destaca por pensar no lazer como a quinta função da cidade, havendo a preocupação de integrá-la com o meio ambiente. IV. O Plano Piloto para Brasília mantém zonas urbanas bem definidas e separadas entre edifícios públicos, setor residencial, bancário, hoteleiro, etc., demonstrando influência da Carta de Atenas. V. Entre os avanços da Constituição de 1988 na seara da política urbana está a inclusão da população como corresponsável pela condução do planejamento das ações no município.

São corretos os itens:
Alternativas
Q2335220 Arquitetura
Um dos objetivos estratégicos da Carta Brasileira Cidades Inteligentes é fomentar um movimento massivo e inovador de educação e comunicação públicas para maior engajamento da sociedade no processo de transformação digital e de desenvolvimento urbano sustentável.
Assinale a opção que apresenta a recomendação referente a esse objetivo, que abrange todos os segmentos do público-chave: governamentais, intragovernamentais, reguladores, empresas, setor privado, instituições e organizações. 
Alternativas
Q2268952 Arquitetura
As Cartas Patrimoniais são documentos que contém desde conceitos a medidas para ações administrativas com diretrizes de documentação, promoção da preservação de bens, planos de conservação, manutenção e restauro de um patrimônio, seja histórico, artístico e/ou cultural. Elaboradas por especialistas e organismos que trabalham com patrimônios culturais, as Cartas somam mais de 40 (IPHAN, 2015) e permanecem atuais, sendo constantemente complementadas. Em uma das Cartas Patrimoniais é trazida a necessidade de cuidados que devem ser tomados para a manutenção, conservação, restauração e reconstrução dos jardins. Diz também que, a reestruturação e reconstrução dos jardins devem acontecer depois de estudos através de documentos para assegurar o caráter científico da intervenção.
    Marque a alternativa que apresenta o nome correto da Carta Patrimonial em que é pontuado o cuidado com os jardins históricos, sendo estes uma composição arquitetônica e vegetal que apresenta interesse público.
Alternativas
Q2225008 Arquitetura
Segundo a Carta do Novo Urbanismo (1996), assinale a opção que indica um princípio referente ao bairro.
Alternativas
Q2224996 Arquitetura
A Carta de Veneza, carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios, estabeleceu critérios que o arquiteto deverá seguir nos processos de restauração de um edifício histórico.
Assinale a opção que apresenta um desses critérios.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: E
5: C