Questões de Gestão de Saúde e Administração Hospitalar - Conduta dos Profissionais de Saúde para Concurso

Foram encontradas 5 questões

Q2350847 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Considerando as competências da Gerência de Atenção à Saúde, especificamente da Divisão de Gestão do Cuidado, Assinale a alternativa que apresenta uma das responsabilidades relacionadas à implantação e monitoramento das linhas de cuidado.
Alternativas
Q1875762 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assinale a alternativa com característica que NÃO deve caracterizar o médico que pratica a atenção primária à saúde. 
Alternativas
Q1695197 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Analise as afirmativas a seguir: I. O servidor, ao realizar o atendimento em uma instituição de serviços de saúde, não deve manter a calma mesmo com pessoas menos educadas. II. As ações de atendimento ao cidadão em uma instituição de serviços de saúde não devem cumprir o princípio constitucional da impessoalidade. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1368934 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
A informação é considerada uma grande ferramenta gerencial na atualidade, fornecendo ao administrador subsídios e argumentos para a deliberação e tomada de decisão. No âmbito da saúde, a informação apresentada por indicadores, índices ou ainda em sua forma inicial, fornece aos administradores e gestores em saúde conhecimentos e habilidades fundamentais para a tomada de decisão. A utilidade da informação para o administrador depende ainda do contexto em que é produzida e implementada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O administrador hospitalar poderá levantar as informações de quais foram os principais motivos de internação hospitalar no setor de clínica médica durante o período de um ano utilizando o SIH/SUS. Para fazer o levantamento de quanto o hospital recebeu pelos procedimentos realizados nesse setor, o administrador deverá consultar o SINAN/SUS.
Alternativas
Q1368932 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar

        Custo é o valor de todos os recursos utilizados na produção e distribuição de bens e serviços. Os custos em saúde podem ser classificados em: diretos e indiretos; fixos e variáveis; visíveis e invisíveis etc. Os custos fixos não são passíveis de alteração em curto prazo, já os custos variáveis dependem da dimensão do volume de sua produção. Para Griffiths (1981), os custos diretos são aqueles diretamente incorridos na provisão de relevantes serviços de saúde. Os custos diretos visíveis são perceptíveis nos orçamentos de serviços formais de saúde, enquanto que os custos diretos invisíveis correspondem a serviços de saúde fornecidos sem pagamento ou pagos informalmente por familiares dos pacientes. Indiretos são frutos das conseqüências particulares, doenças e suas seqüelas etc. Os custos indiretos visíveis são aqueles que podem ser medidos quanto a perdas da produção econômica ou à possibilidade de consumo. Já os custos indiretos invisíveis são largamente subjetivos, tais como os custos de reações psíquicas como dor, desconforto, ansiedade, estigma etc., e de difícil cálculo.

Marcelo Gurgel. Economia da saúde: da epidemiologia a tomada de decisão. In: Rouquayrol. Epidemiologia e saúde, 2003 (com adaptações).


Tendo em vista o texto apresentado acima e os custos hospitalares, julgue os itens que se seguem.

Muitos profissionais de saúde compartilham da opinião de que o setor saúde, e nele incluído o hospital, não deve sofrer restrições financeiras, mas sim receber recursos sempre crescentes. Esse ponto de vista pode ser contra ditado pelo administrador hospitalar, utilizando argumentos quanto ao custeio das ações e serviços prestados aos usuários, demonstrando assim que os recursos financeiros que compõem o orçamento em saúde são finitos.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: E
5: C