Questões de Ética na Administração Pública - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1.171 de 1994 para Concurso

Foram encontradas 2.682 questões

Q2474954 Ética na Administração Pública
O código de ética enumera os deveres do servidor público, tais como os de assiduidade, razoabilidade, zelo, dedicação, presteza, cortesia e do de urbanidade. Sobre os deveres fundamentais do servidor público, analise as sentenças:
I - Desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público que seja titular.
II - Ser integro, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade de seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.
III - Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
IV - Ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.
V - Ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se dessa forma a causar-lhes dano moral.
VI - Ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que a sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema.
VII - Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público.
VIII - Manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição;

Após a análise, pode-se afirmar:
Alternativas
Q2472224 Ética na Administração Pública
A Ética corresponde a um determinado conjunto de valores que guia o indivíduo inserido em sociedade e leva em conta o aspecto cultural da coletividade. Ao ser aplicada à atividade profissional, diz respeito as diretrizes adotadas pelo respectivo campo de ação. Neste contexto, o servidor, quando no exercício da função pública:
Alternativas
Q2471442 Ética na Administração Pública
[Questão inédita] Joaquim, servidor público há 20 anos, sempre desempenhou, a tempo, as atribuições do seu cargo, agindo com probidade e lealdade. Um dia, conversando com um amigo, acabou revelando, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política capaz de afetar o preço de certa mercadoria. Diante das normas previstas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2471411 Ética na Administração Pública
[Questão inédita] O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal estabelece os princípios éticos e as normas de conduta que devem ser observadas pelos servidores públicos no exercício de suas funções. Ele visa promover a integridade, a moralidade e a eficiência na administração pública. Entre os deveres impostos aos servidores, podemos apontar corretamente:
Alternativas
Q2467788 Ética na Administração Pública

Considerando os preceitos éticos no setor público, bem como o Decreto n.º 1.171/1994, julgue o item.


A Comissão de Ética poderá aplicar ao servidor faltoso a pena de censura, respeitados o contraditório e a ampla defesa.

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: B
5: C