O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Seu match está prestes a expirar! Última chance de aproveitar a partir de R$8,40 mensais.

Questões Militares Para odontologia

Foram encontradas 4.786 questões

Q1886512 Odontologia

A respeito de medicamentos anti-inflamatórios, analise as afirmativas.


I- Anti-inflamatórios esteroidais são também chamados de corticosteroides e inibem a ação da enzima fosfolipase A2, o que resulta em redução da expressão de prostaglandinas e proteínas ligadas ao processo inflamatório.

II- Anti-inflamatórios não esteroidais inibem a enzima ciclo-oxigenase relacionada à formação de prostaglandina e tromboxanos, substâncias com papel essencial no processo inflamatório e da dor.

III- Os anti-inflamatórios não esteroidais são contraindicados na insuficiência cardíaca grave, uma vez que podem afetar a função renal, provocando retenção de água e sal.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1886511 Odontologia

Paciente adulta jovem buscou UBS apresentando lesões nos lábios, fratura da coroa do dente 21 com exposição pulpar, escoriações, arranhões e edemas nos membros superiores e inferiores. Sobre a conduta correta que o cirurgião-dentista deve desempenhar, analise as afirmativas.


I- Realizar imediatamente a restauração do dente 21.

II- Realizar exames físicos intra e extrabucais e radiográfico.

III- Indagar sobre a história do trauma, buscando elementos que possam caracterizar sua causa.

IV- Indicar que a paciente procure a assistente social da unidade, caso suspeite de violência doméstica.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1886510 Odontologia

A bulimia é uma síndrome caracterizada por padrão de hiperfagia seguida por condutas compensatórias inapropriadas para evitar o ganho de peso, como a regurgitação autoinduzida, o uso abusivo de laxantes, diuréticos, anorexígenos, dietas severas e prática excessiva de exercícios físicos. A partir dessa definição de bulimia, analise as afirmativas.


I- A neutralização dos ácidos gástricos imediatamente após o vômito, com a utilização de antiácidos, é medida preventiva eficaz que minimiza perdas estruturais nos dentes.

II- Os índices de cárie em pacientes bulímicos são diretamente associados à frequência de vômitos, a despeito do padrão da hiperfagia e da presença de xerostomia.

III- O tratamento odontológico de pacientes com desordens alimentares é, muitas vezes, iniciado tardiamente, e, mesmo após a cura/controle da desordem alimentar, a perda de estrutura dental é irreversível.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1886509 Odontologia

Para atendimento odontológico em pacientes portadores de distúrbios cardíacos, deve-se respeitar o manejo clínico diferencial. Sobre o assunto, analise as afirmativas.


I- O controle da ansiedade pode ser realizado por via oral, por exemplo, com a administração de benzodiazepínicos de ação curta.

II- A administração de anestésicos associados a vasoconstritores adrenérgicos é indicada em pacientes com histórico de infarto agudo do miocárdio há menos de dois meses.

III- A prilocaína, utilizada como solução anestésica, promove analgesia e controle eficaz da hemorragia, mas é contraindicada para pacientes hipertensos, mesmo em doses pequenas.

IV- A quantidade de epinefrina e norepinefrina liberada endogenamente no caso de paciente estressado por um efeito anestésico insuficiente é significativamente maior que a concentração existente nos anestésicos em tubetes com epinefrina 1:100 000.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1886508 Odontologia
Um homem de 22 anos de idade procurou o cirurgião-dentista para a realização de exodontia do dente 26. Para tal procedimento, foi anteriormente feito um Raio-X da região, que constatou a necessidade real da exodontia e a proximidade das raízes com o seio maxilar. Após a extração, o cirurgião-dentista executou uma manobra fundamental e percebeu que, ao realizar a pressão nasal, o ar da cavidade produzia bolhas e vapores na aproximação do espelho clínico junto ao alvéolo. No caso apresentado, o diagnóstico, a conduta de tratamento e os cuidados pós-operatórios são, respectivamente: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: E