O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares

Aumente suas chances de ser aprovado no cargo dos sonhos com os cursos que preparamos para você.

Compre agora

Foram encontradas 1.067 questões

Q1013717 Radiologia
De acordo com Haiter et al (2014), sobre os seios paranasais é correto afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1013715 Radiologia

De acordo com a Portaria SVS/MS número 453, de 1° de junho de 1998, para cada setor de radiologia diagnostica ou intervencionista desenvolvida no estabelecimento, o titular deve designar um médico, ou um odontólogo, em se tratando de radiologia odontológica, para responder pelos procedimentos radio lógicos no âmbito do serviço, denominado Responsável Técnico (RT). Sobre esse assunto, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


( ) O RT deve estar adequadamente capacitado para as responsabilidades que lhe competem e deve possuir certificação de qualificação, conforme especificado nesse Regulamento.

( ) O RT pode responsabilizar-se por, no máximo, três (3) serviços desde que haja compatibilidade operacional de horários.

( ) Cada RT pode ter apenas um (1) substituto para os casos de seu impedimento ou ausência.

( ) O titular do serviço que é também RT deve assumir as responsabilidades de ambos.

( ) Não é permitido ao RT assumir também as funções de Supervisor de Proteção Radiológica de Radiodiagnóstico, mesmo que seja possível a compatibilidade entre as funções e não haja prejuízo em seu desempenho.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1013712 Radiologia
Em relação à radiação ionizante, segundo Haiter et al (2014), marque a opção correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1013707 Radiologia

De acordo com White e Pharoah (2015), coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas sobre as técnicas especiais de imagem, assinalando a seguir a opção correta.


( ) Na imagem por radioisótopos, o isótopo de emisssão de raios gama mais utilizado é o lodo (131l).

( ) O uso mais comum da medicina nuclear na região maxilofacial é a investigação da atividade óssea normal.

( ) Na Ultrassonografia, os tecidos que produzem um sinal fraco de frequência das ondas sonoras são chamados hipoecoicos, enquanto os tecidos que produzem sinais intensos são chamados hiperecoicos.

( ) Na Câmara Gama, os raios gama passam através de um colimador, atingindo um cristal cintilador feito de iodeto de potássio.

( ) A Ressonância Magnética é útil na avaliação do tecido mole e um agente de contraste como o gadolínio pode ser adicionado para melhorar a resolução da imagem de neoplasia.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1013706 Radiologia

Analise as afirmativas abaixo.

De acordo com a Portaria SVS/MS número 453, de 1° de junho de 1998, as exposições ocupacionais normais de cada indivíduo, decorrentes de todas as práticas, devem ser controladas de modo que os valores dos limites estabelecidos na Resolução - CNEN número 12/88 não sejam excedidos. Nas práticas abrangidas por esse Regulamento, o controle deve ser realizado da seguinte forma:


I- a dose efetiva média anual não deve exceder 20mSV em qualquer período de 5 anos consecutivos, não podendo exceder 50mSV em nenhum ano.

II- a dose equivalente anual não deve exceder 500mSV para extremidades e 200mSV para o cristalino.

III- para mulheres grávidas, as condições de trabalho devem ser revistas para garantir que a dose na superfície do abdômen não exceda 2mSV durante todo o período restante da gravidez, sendo pouco provável que a dose adicional no embrião ou feto exceda cerca de 1mSV nesse período.

IV- menores de 18 anos não podem trabalhar com Raios X diagnósticos, exceto em treinamento.

V- é permitida a exposição ocupacional de menores de 16 anos.


Assinale a opção correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: E
5: B